Vendas no comércio varejista crescem 3,9% em setembro.
Os resultados do comércio varejista foram positivos no mês de setembro e no terceiro trimestre
No comércio varejista ampliado, o volume de vendas na relação setembro09/setembro08 obteve um aumento de 8,54%
Atentando-se para a média móvel de 3 meses das vendas, percebe-se que houve desaceleração do crescimento a partir do 2º semestre de 2008 até o 1º trimestre de 2009, porém a tendência de queda do volume de vendas parece ter se estabilizado em março apresentando uma recuperação do indicador a partir de então. Na média, o últimos 3 meses apresenta crescimento de 3,80%.
Na média móvel de 12 (doze) meses, o volume de vendas ainda aponta queda no comércio puxado pela situação conjuntural desde outubro/2008. A média móvel de 12 meses para o volume de vendas no mês de setembro apresentou um crescimento de 2,92%, crescimento bem inferior quando comparado a média móvel deste mês no ano de 2008, em que este índice apresentou um crescimento de 9,74%.
A receita nominal de vendas na média móvel de 3 meses, apresentou queda bastante acentuada no começo de 2009 e se mantém com crescimento próximo a 7%. Essa queda, embora mais sensível, também é observada no médio prazo como se percebe na média móvel de 12 meses e no acumulado de 12 meses. Esse comportamento é paralelo para o comportamento das receitas do comércio embora com elasticidade menor. Ou seja, tanto vendas quanto receita de vendas vêm apresentando tendência de queda.
O setor com maior desempenho no volume de vendas foi Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba segmentos como lojas de departamentos, ótica, joalheria, artigos esportivos, brinquedos etc, com crescimento no volume de vendas de 16,53% no mês e 17,72% no trimestre. Também, destaca-se o crescimento baseado na renda das famílias do setor de hipermercados (item que reflete a recuperação da economia baseado no consumo). Também, houve crescimento na receita nominal de 23,17% no mês e 24,30% no trimestre. Os resultados para este setor foram superiores ao nacional que obteve crescimento trimestral de 7,28% no volume de vendas e 16,69% na receita nominal. As condições econômicas favoráveis no que diz respeito ao comportamento da massa de salários e a retomada gradual do crédito são os principais fatores explicativos do desempenho positivo do segmento.
Outros segmentos que apresentaram resultados significativos foram Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo, com aumento trimestral de 12,09% no volume de vendas e 15,20% na receita nominal, e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, 12,70% de crescimento no volume de vendas e 21,96% na receita no 3º trimestre. Esse resultado mostra que a atividade continua tendo, também, seu desempenho relacionado ao movimento da massa real de salário e do crédito, somado à essencialidade dos produtos do gênero.
O setor com o maior decréscimo no volume de vendas no mês de setembro com relação a setembro de 2008 foi Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação com queda de 34,26% no volume de vendas e 3,08% no trimestre. A queda na receita nominal foi ainda maior para este setor com decréscimo de 35,23% no mês e 4,77% no trimestre.
Outros segmentos que apresentaram um resultado fraco no trimestre foram o de Material de construção, apresentando um decréscimo no volume de vendas de 11,37% e na receita de 5,25%, Combustíveis e Lubrificantes com decréscimo de 9,85% nas vendas e 5,66% nas receitas.
Tabela 1 – Estado de Goiás e Brasil: Variação de volume de vendas no comércio varejista ampliado – setembro e 3º trimestre de 2009 |
||||
Segmentos |
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
Set |
3º Trim |
Set |
3º Trim. |
|
Comércio varejista geral |
5,01 |
5,25 |
3,90 |
3,80 |
Combustíveis e Lubrificantes |
-4,27 |
-4,22 |
-8,01 |
-9,85 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
9,68 |
9,43 |
13,32 |
12,09 |
Hipermercados e Supermercados |
9,48 |
9,26 |
13,13 |
11,94 |
Tecidos, vestuários e calçados |
-6,62 |
-4,82 |
0,33 |
-2,04 |
Móveis e eletrodomésticos |
1,50 |
0,85 |
-3,09 |
-2,15 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
8,09 |
12,05 |
8,91 |
12,70 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
9,65 |
10,94 |
3,03 |
-0,80 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
3,18 |
4,14 |
-34,26 |
-3,08 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
6,62 |
7,28 |
16,53 |
17,72 |
Comércio varejista ampliado |
9,13 |
5,19 |
8,54 |
2,44 |
Veículos, motores, partes e peças |
18,86 |
7,73 |
15,77 |
3,13 |
Material de construção |
-8,19 |
-8,98 |
-9,62 |
-11,37 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. |
Tabela 2 – Estado de Goiás e Brasil: Variação da receita nominal no comércio varejista ampliado – setembro e 3º trimestre de 2009 |
|||||
Segmentos |
Variação (%) |
||||
Brasil |
Goiás |
||||
Setembro |
3º Trim |
Setembro |
3ºTrim. |
||
Comércio varejista geral |
8,07 |
8,53 |
6,15 |
7,10 |
|
Combustíveis e Lubrificantes |
-4,75 |
-4,11 |
-8,76 |
-5,66 |
|
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
12,91 |
12,49 |
16,21 |
15,20 |
|
Hipermercados e Supermercados |
12,71 |
12,31 |
16,01 |
15,05 |
|
Tecidos, vestuários e calçados |
-0,24 |
1,76 |
4,51 |
3,28 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
0,10 |
-0,05 |
-4,50 |
-3,14 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
14,84 |
19,15 |
17,71 |
21,96 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
15,75 |
16,78 |
7,65 |
4,30 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-2,52 |
0,36 |
-35,23 |
-4,77 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
15,69 |
16,69 |
23,17 |
24,30 |
|
Comércio varejista ampliado |
8,06 |
4,77 |
5,73 |
0,80 |
|
Veículos, motores, partes e peças |
10,31 |
-0,19 |
7,29 |
-4,51 |
|
Material de construção |
-2,41 |
-1,55 |
-5,21 |
-5,25 |
|
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. |
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Gráfico 1 – Variação do volume de vendas no comércio varejista de Goiás – média móvel
Gráfico 2 – Variação da receita nominal de vendas no comércio varejista de Goiás – média móvel
Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Marcos Fernando Arriel
Maria de Fátima Mendonça Faleiro Rocha
Lucelena Fátima de Melo
Rafael Marques de Camargos
Daniela Vieira de Oliveira
Eduiges Romanatto