Vendas no comércio varejista crescem 11,85% em outubro.
Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista de Goiás apresentou em outubro, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 11,85% sobre outubro do ano anterior, de 13,19% no acumulado dos dez primeiros meses do ano e 13,22% nos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 15,79%, 14,01% e de 13,91%, respectivamente.
Por Unidades da Federação, os resultados com ajuste sazonal para o volume de vendas apontam Goiás com a 3º maior variação, na comparação mês/mês anterior, sendo os destaques: Rio Grande do Norte (3,7%); Distrito Federal (3,3%); Goiás (2,0%); e Bahia (1,7%). Dos negativos, as maiores quedas ocorreram em Roraima (-8,1%); Paraíba (-3,4%); Amapá (-3,0%), e Alagoas (-1,0%).
O incremento no volume de vendas geral e ampliado ficou acima do percentual nacional no índice sobre outubro do ano anterior, no acumulado dos dez primeiros meses do ano e nos últimos 12 meses. Para a receita nominal, os resultados de Goiás também foram maiores que os índices brasileiros tanto no índice geral quanto no ampliado, com exceção do índice do comércio varejista geral acumulado no ano, onde o nacional é maior que o estadual, conforme é demonstrado nas tabelas 1 e 2.
Tabela 1 – Estado de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio varejista – outubro de 2010
Segmentos |
Variação (%) |
|||||
Brasil |
Goiás |
|||||
out* |
acum |
12 meses |
out* |
acum |
12 meses |
|
Comércio varejista geral |
8,83 |
11,09 |
10,70 |
11,85 |
13,19 |
13,22 |
Combustíveis e Lubrificantes |
5,12 |
6,62 |
6,23 |
3,60 |
2,94 |
2,02 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
6,65 |
9,65 |
9,55 |
6,38 |
9,77 |
10,75 |
Hipermercados e Supermercados |
6,41 |
9,33 |
9,22 |
6,72 |
9,92 |
10,87 |
Tecidos, vestuários e calçados |
9,85 |
10,94 |
9,68 |
17,93 |
15,36 |
14,07 |
Móveis e eletrodomésticos |
15,35 |
18,05 |
17,16 |
16,01 |
20,69 |
20,13 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
9,93 |
11,53 |
11,45 |
28,25 |
18,37 |
18,01 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
15,90 |
9,38 |
9,37 |
-0,38 |
0,98 |
2,51 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
12,58 |
24,44 |
21,35 |
17,99 |
5,08 |
13,13 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
9,91 |
8,68 |
8,33 |
15,72 |
10,61 |
10,27 |
Comércio varejista ampliado geral |
11,23 |
11,39 |
12,00 |
17,51 |
14,50 |
15,70 |
Veículos, motores, partes e peças |
15,98 |
11,26 |
14,11 |
24,73 |
15,53 |
18,47 |
Material de construção |
8,94 |
15,58 |
13,91 |
9,53 |
17,16 |
15,35 |
* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior
|
Tabela 2 – Es tado de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista – outubro de 2010
Segmentos |
Variação (%) |
|||||
Brasil |
Goiás |
|||||
out* |
acum |
12 meses |
out* |
acum |
12 meses |
|
Comércio varejista geral |
13,25 |
14,31 |
13,80 |
15,79 |
14,01 |
13,91 |
Combustíveis e Lubrificantes |
6,76 |
9,07 |
8,67 |
5,44 |
-0,98 |
-0,89 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
12,52 |
13,26 |
12,82 |
13,60 |
12,33 |
12,85 |
Hipermercados e Supermercados |
12,16 |
12,90 |
12,47 |
13,87 |
12,44 |
12,94 |
Tecidos, vestuários e calçados |
15,30 |
16,61 |
15,46 |
20,06 |
17,87 |
17,03 |
Móveis e eletrodomésticos |
17,77 |
19,73 |
18,19 |
16,50 |
20,42 |
19,02 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
13,14 |
15,34 |
15,66 |
31,65 |
22,26 |
22,54 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
19,69 |
13,65 |
13,82 |
0,98 |
3,94 |
5,77 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
3,38 |
15,29 |
13,15 |
0,22 |
-3,71 |
4,09 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
16,86 |
15,99 |
16,10 |
22,77 |
17,12 |
16,99 |
Comércio varejista ampliado geral |
14,09 |
14,12 |
14,31 |
19,88 |
16,16 |
16,64 |
Veículos, motores, partes e peças |
15,72 |
12,45 |
14,38 |
25,06 |
17,11 |
18,87 |
Material de construção |
14,25 |
20,37 |
18,67 |
18,35 |
25,17 |
22,75 |
* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior |
Fonte:Diretoria de Pesquisas,Coordenação de Serviços e comércio
Atentando-se para a média móvel de 03 meses das vendas (Gráfico 1), percebe-se a expressiva recuperação das vendas no comércio com variações em 2010 bastante superiores às de 2009. A média móvel de 03 meses de outubro de 2009 apresentou 5,24% de crescimento enquanto a de outubro de 2010 apresentou variação de 11,69%.
Na média móvel de 12 meses, as vendas superam o patamar anterior ao período de crise econômica. Esse índice vem apresentando taxas de variação crescentes e a média móvel de 12 meses do mês de outubro apresenta um crescimento de 13,27%, sendo a maior média móvel de 12 meses observada desde 2007.
Na média móvel de 3 meses, a receita de vendas, que também apresentou quedas no crescimento em 2009, em outubro apresentou um aumento de 13,73%, com o índice superior ao anterior à crise (Gráfico 2). A média móvel de 12 meses em outubro apresentou um acréscimo de 13,96%.
RESULTADOS SETORIAIS
Nos resultados sobre o mesmo período do ano anterior, nove das dez atividades (incluindo o comércio varejista ampliado) obtiveram variações positivas em termos de volume de vendas, listadas a seguir pela ordem decrescente de magnitude das taxas: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (28,25%); Veículos e motos, partes e peças (24,73%); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (17,99%); Tecidos, vestuário e calçados (17,93%); Móveis e eletrodomésticos (16,01%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (15,72%); Material de construção (9,53%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,38%) e Combustíveis e lubrificantes (3,6%). A atividade com variação negativa foi Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,38%).
O segmento Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentou crescimento de 28,25% nas vendas na comparação com outubro do ano passado e taxa acumulada de 18,37% no ano. Para estes indicadores, o crescimento na receita nominal de vendas foi de 31,65% e 22,26%, respectivamente. Os principais fatores a contribuir para isto foram a manutenção do crescimento da massa real de salários; a ampliação da oferta de medicamentos genéricos – estimulando o consumo por alternativas mais vantajosas de preços; e a própria essencialidade dos produtos do gênero. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), entre os Estados fabricantes de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene pessoal no Brasil, Goiás apresentou o crescimento mais veloz nos últimos cinco anos.
A atividade Veículos e motores, partes e peças, que integra o Comércio Varejista Ampliado, apresentou resultado positivo no volume de vendas na relação outubro10/outubro09, 24,73%. No acumulado do ano, o crescimento é de 15,53%. No que diz respeito à receita nominal de vendas, esta atividade apresenta crescimento de 25,06% quando comparado outubro de 2010 com o ano anterior, e de 17,11% no ano. No acumulado de 12 meses, o crescimento para o volume de vendas e para a receita nominal foi de respectivos 18,47% e 18,87%. Esta variação positiva expressa a retomada do crescimento do setor após acomodação das vendas no mês anterior.
O segmento de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação obteve crescimento nas vendas com acréscimo de 17,99% porém os resultados acumulados e na receita são inferiores. Na receita na relação outubro10/outubro09 esta atividade apresentou um crescimento de 0,22%. No ano o aumento foi de 5,08% no volume de vendas e queda de 3,71% na receita nominal.
O segmento Tecidos, vestuário e calçados, apresentou crescimento de 17,93% nas vendas na comparação com outubro do ano passado. As taxas acumuladas no ano e do em 12 meses também foram positivas, com acréscimos respectivos de 15,36% e 14,07%. Para a receita nominal de vendas estes indicadores apresentaram resultados positivos de 20,06%, 17,87% e 17,03%, respectivamente. A atividade continua sua trajetória de taxas positivas mesmo com os aumentos de preços no segmento, a saber: 6,2% de variação no grupo vestuário, contra acréscimos de 5,2% no índice geral, no acumulado dos últimos 12 meses, segundo o IPCA.
O aumento de 16,01% no volume de vendas e de 16,50% na receita nominal em relação a outubro do ano passado da atividade Móveis e eletrodomésticos é decorrente da ampla oferta de crédito e da queda dos preços no setor em função da valorização cambial, que beneficia as importações, colocando produtos mais baratos no mercado. No ano, o segmento revela uma taxa de desempenho de 20,69% para o volume de vendas e de 20,42% para a receita nominal de vendas.
A atividade Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba segmentos como lojas de departamentos, ótica, joalheria, artigos esportivos, brinquedos etc., apresentou um crescimento no volume de vendas na relação outubro10/outubro09 de 15,72%. No acumulado de 2010 este segmento apresenta incremento de 10,61%. Esse resultado se deu por conta da atividade ser influenciada, em boa medida, pela evolução da massa de salários que teve aumento substancial nos últimos meses e por conta da comemoração do Dia das Crianças.
A atividade Material de Construção, que faz parte do comércio varejista ampliado, apresentou resultado positivo com alta no volume de vendas de 9,53% no mês e de 17,16% no acumulado do ano. Esses resultados sinalizam a recuperação do setor dos efeitos da crise financeira, através da redução do IPI para um conjunto de produtos básicos do ramo, implementado a partir de abril/09, do aumento da confiança dos agentes econômicos e do crescimento observado no setor em Goiás.
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou variação de 6,38% nas vendas em outubro, sobre igual mês do ano anterior, 9,77% no ano e 10,75% no acumulado de 12 meses. A variação da receita nominal da atividade em outubro10/outubro09, no ano e no trimestre foi de 13,60%, 12,33% e 12,85%, respectivamente. Este desempenho foi proporcionado em grande parte pelo aumento da massa real de salários e pela estabilização dos preços dos alimentos; aliados à ampliação do programa de transferência de renda, que tem no bolsa família o principal destaque.
A atividade Combustíveis e lubrificantes apresentou variação no volume de vendas, na comparação com o ano anterior, de 3,60% e a receita nominal apresentou crescimento de 5,44%. No acumulado do ano há crescimento de 2,94% no volume de vendas e queda de 0,98% na receita nominal. No acumulado de 12 meses os resultados foram de 2,02% para vendas e -0,89% para receitas.
Livros, jornais, revistas e papelaria apresentou variação nas vendas em outubro, sobre igual mês do ano anterior, de -0,38%, variação de 0,98% no ano e de 2,51% no acumulado de 12 meses. As variações de receita nominal foram de 0,98% sobre outubro de 2009, 3,94% no acumulado do ano e de 5,77% no acumulado de 12 meses.
Equipe de Conjuntura da Seplan
Daniela Vieira de Oliveira
Dinamar Ferreira Marques
Eduiges Romanatto
Marcos Fernando Arriel
Maria de Fátima Mendonça Faleiro Rocha