Vendas no comércio goiano crescem 6,3% em 2007
O
desempenho do comércio varejista goiano foi favorável, crescendo 6,3% em 2007
em comparação a 2006, mas abaixo do resultado nacional, de 9,6%. De qualquer
forma o resultado é melhor que o de 2006. Os destaques do ano foram o setor de
móveis e eletrodomésticos com crescimento acumulado de 13,5%, artigos farmacêuticos,
médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos com 12% e outros artigos de uso
pessoal e doméstico com 13%.
Este
comportamento do comércio foi influenciado pelo crescimento na massa salarial e
conseqüente redução no desemprego na economia. Porém a principal variável
ainda é a facilitação do crédito via alongamento dos prazos.
Atentando-se
para a média móvel de 03 (três), 12 (doze) meses e para o acumulado em doze
meses, (gráficos abaixo), o volume de vendas e receita de vendas, apresentam
tendência de crescimento a partir do segundo trimestre do ano. Percebe-se que o
crescimento conjuntural (móvel de 3 meses) é expressivo nos meses de outubro e
novembro, mas que o crescimento móvel em doze meses e o acumulado em doze meses
parece ter se estabilizado no final do ano.
Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veÃculos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas no ano foi de 15,6% e na
receita nominal, 16,8%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua
refletindo o alongamento dos prazos com prestações mais acessÃveis,
facilitando a obtenção de crédito, principalmente para o setor veÃculos,
motos, partes e peças e móveis e eletrodomésticos que cresceu 32,4% no ano. Já
o setor de material de construção fecha o ano com crescimento de 5%.
Â
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Dez
|
No
|
Dez
|
No ano
|
|
Comércio |
8,97
|
9,62
|
3,55
|
6,27
|
CombustÃveis
|
3,40
|
5,06
|
-1,32
|
4,76
|
Hipermercados
|
5,64
|
6,38
|
-5,77
|
1,42
|
–
|
5,53
|
6,76
|
-5,82
|
1,52
|
Tecidos,
|
10,13
|
10,67
|
4,44
|
3,28
|
Móveis
|
11,81
|
15,41
|
13,13
|
13,54
|
Artigos
|
12,18
|
8,94
|
25,02
|
12,02
|
Livros,
|
6,12
|
7,07
|
-5,69
|
-1,01
|
Equipamentos
|
38,36
|
29,38
|
26,65
|
-0,29
|
Outros
|
17,44
|
22,23
|
3,63
|
13,05
|
Comércio
|
10,23
|
13,52
|
11,01
|
15,66
|
VeÃculos,
|
13,51
|
22,60
|
27,20
|
32,46
|
Material
|
10,38
|
10,75
|
-1,98
|
5,03
|
Fonte:
|
Â
Â
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Dez
|
No
|
Dez
|
No ano
|
|
Comércio |
13,1
|
11,8
|
7,58
|
8,01
|
CombustÃveis
|
2,9
|
1,8
|
0,00
|
-0,17
|
Hipermercados
|
15,6
|
12,8
|
3,68
|
6,78
|
–
|
15,3
|
13,2
|
3,55
|
6,85
|
Tecidos,
|
13,4
|
14,7
|
13,10
|
9,12
|
Móveis
|
7,9
|
11,6
|
10,34
|
11,91
|
Artigos
|
12,7
|
11,0
|
25,25
|
13,45
|
Livros,
|
7,5
|
8,8
|
-3,93
|
2,93
|
Equipamentos
|
18,2
|
10,4
|
8,21
|
-13,53
|
Outros
|
20,1
|
20,4
|
4,59
|
14,63
|
Comércio
|
13,9
|
15,1
|
14,68
|
16,82
|
VeÃculos,
|
15,6
|
21,8
|
29,34
|
31,14
|
Material
|
15,5
|
14,8
|
5,06
|
10,39
|
Fonte:
|
Â
Â
Â
Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Marcos Fernando Arriel