Vendas no comércio goiano crescem 6,3% em 2007


O
desempenho do comércio varejista goiano foi favorável, crescendo 6,3% em 2007
em comparação a 2006, mas abaixo do resultado nacional, de 9,6%. De qualquer
forma o resultado é melhor que o de 2006. Os destaques do ano foram o setor de
móveis e eletrodomésticos com crescimento acumulado de 13,5%, artigos farmacêuticos,
médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos com 12% e outros artigos de uso
pessoal e doméstico com 13%.

Este
comportamento do comércio foi influenciado pelo crescimento na massa salarial e
conseqüente redução no desemprego na economia. Porém a principal variável
ainda é a facilitação do crédito via alongamento dos prazos.

Atentando-se
para a média móvel de 03 (três), 12 (doze) meses e para o acumulado em doze
meses, (gráficos abaixo), o volume de vendas e receita de vendas, apresentam
tendência de crescimento a partir do segundo trimestre do ano. Percebe-se que o
crescimento conjuntural (móvel de 3 meses) é expressivo nos meses de outubro e
novembro, mas que o crescimento móvel em doze meses e o acumulado em doze meses
parece ter se estabilizado no final do ano.

Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veículos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas no ano foi de 15,6% e na
receita nominal, 16,8%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua
refletindo o alongamento dos prazos com prestações mais acessíveis,
facilitando a obtenção de crédito, principalmente para o setor veículos,
motos, partes e peças e móveis e eletrodomésticos que cresceu 32,4% no ano. Já
o setor de material de construção fecha o ano com crescimento de 5%.

 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio
varejista  dezembro de 2007

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Dez

No
ano

Dez

No ano

Comércio
varejista geral

8,97

9,62

3,55

6,27

Combustíveis
e Lubrificantes

3,40

5,06

-1,32

4,76

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

5,64

6,38

-5,77

1,42


Hipermercados e Supermercados

5,53

6,76

-5,82

1,52

Tecidos,
vestuários e calçados

10,13

10,67

4,44

3,28

Móveis
e eletrodomésticos

11,81

15,41

13,13

13,54

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

12,18

8,94

25,02

12,02

Livros,
jornais, revistas e papelaria

6,12

7,07

-5,69

-1,01

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

38,36

29,38

26,65

-0,29

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

17,44

22,23

3,63

13,05

Comércio
varejista ampliado geral

10,23

13,52

11,01

15,66

Veículos,
motores, partes e peças

13,51

22,60

27,20

32,46

Material
de construção

10,38

10,75

-1,98

5,03

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista
dezembro de 2007

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Dez

No
ano

Dez

No ano

Comércio
varejista geral

13,1

11,8

7,58

8,01

Combustíveis
e Lubrificantes

2,9

1,8

0,00

-0,17

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

15,6

12,8

3,68

6,78


Hipermercados e Supermercados

15,3

13,2

3,55

6,85

Tecidos,
vestuários e calçados

13,4

14,7

13,10

9,12

Móveis
e eletrodomésticos

7,9

11,6

10,34

11,91

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

12,7

11,0

25,25

13,45

Livros,
jornais, revistas e papelaria

7,5

8,8

-3,93

2,93

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

18,2

10,4

8,21

-13,53

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

20,1

20,4

4,59

14,63

Comércio
varejista ampliado geral

13,9

15,1

14,68

16,82

Veículos,
motores, partes e peças

15,6

21,8

29,34

31,14

Material
de construção

15,5

14,8

5,06

10,39

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

Equipe de Conjuntura da Seplan:

Dinamar Ferreira Marques

Marcos Fernando Arriel

Governo na palma da mão

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