Vendas no comércio goiano crescem 14,6% em outubro e acumulam 7,1% no ano
O
comércio varejista goiano cresce 14,6% em outubro de 2007 em comparação com
igual perÃodo do ano anterior e acumula 7,1%. Com um dos melhores Ãndices do
ano, o grande destaque do mês de outubro foi o setor artigos farmacêuticos, médicos,
ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (28%), seguido por outros artigos de
uso pessoal e doméstico (27,4%) e móveis e eletrodomésticos (22%).
Considerando informações do comércio ampliado, o destaque passa a ser o setor
veÃculos com crescimento de 42% no mês. O comércio varejista registrou, além
dos 14,6% nas vendas, crescimento de 17,8% na receita nominal. No resultado
acumulado do ano, o crescimento é de 8,4% para receita nominal.
Este
comportamento do comércio é influenciado pelo aumento na massa salarial e da
renda que ocorre na economia, mas principalmente pela facilitação do crédito
via alongamento dos prazos.
Atentando-se
para a média móvel de 03 (três), 12 (doze) meses e para o acumulado em doze
meses, (gráficos abaixo), as variáveis volume de vendas e receita de vendas,
apresentam tendência de crescimento a partir do segundo trimestre do ano.
Percebe-se que o crescimento conjuntural (móvel de 3 meses) é expressivo em
outubro, mas que o crescimento móvel em doze meses e o acumulado em doze meses
também é crescente. Isso reflete um crescimento sustentável ao longo do tempo
ou pelo menos a partir do segundo trimestre do ano.
Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veÃculos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas foi de 24,3% e na receita
nominal, de 27%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua refletindo
o alongamento dos prazos com prestações mais acessÃveis, facilitando a obtenção
de crédito, principalmente para o setor veÃculos, motos, partes e peças e móveis
e eletrodomésticos. Ou seja, o crescimento da economia tem como base a oferta
de crédito.
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
out
|
No
|
out
|
No ano
|
|
Comércio |
9,57
|
9,6
|
14,64
|
7,06
|
CombustÃveis
|
6,54
|
5,0
|
6,74
|
5,68
|
Hipermercados
|
5,57
|
6,6
|
10,62
|
4,86
|
–
|
5,59
|
7,1
|
10,78
|
5,05
|
Tecidos,
|
14,55
|
10,1
|
5,18
|
2,85
|
Móveis
|
13,50
|
16,3
|
22,66
|
13,13
|
Artigos
|
11,94
|
8,1
|
28,13
|
9,87
|
Livros,
|
16,77
|
7,1
|
4,03
|
-0,65
|
Equipamentos
|
38,66
|
25,8
|
-4,83
|
-6,41
|
Outros
|
19,75
|
23,0
|
27,36
|
14,40
|
Comércio
|
16,39
|
13,6
|
24,33
|
16,23
|
VeÃculos,
|
29,90
|
23,0
|
42,02
|
32,53
|
Material
|
17,10
|
9,6
|
9,20
|
5,76
|
Fonte:
|
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
out
|
No
|
out
|
No ano
|
|
Comércio |
13,5
|
11,4
|
17,83
|
8,4
|
CombustÃveis
|
2,7
|
1,6
|
4,55
|
-0,4
|
Hipermercados
|
14,5
|
12,3
|
19,18
|
9,7
|
–
|
14,4
|
12,8
|
19,38
|
9,8
|
Tecidos,
|
18,7
|
14,8
|
12,82
|
8,0
|
Móveis
|
11,2
|
12,1
|
20,67
|
11,8
|
Artigos
|
13,4
|
10,7
|
28,52
|
11,5
|
Livros,
|
19,0
|
9,7
|
5,54
|
3,8
|
Equipamentos
|
19,0
|
8,7
|
-19,46
|
-18,4
|
Outros
|
22,2
|
19,5
|
28,25
|
16,3
|
Comércio
|
19,8
|
15,0
|
26,99
|
16,9
|
VeÃculos,
|
31,5
|
22,3
|
42,60
|
30,5
|
Material
|
21,9
|
14,2
|
15,20
|
10,8
|
Fonte:
|
Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Marcos Fernando Arriel