Vendas no comércio goiano crescem 11,9% em fevereiro.
O
comércio varejista goiano cresceu 11,9% em fevereiro em comparação com igual
perÃodo do ano anterior. Os destaques do mês foram o setor equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicação que cresceu 50%,
seguido por móveis e eletrodomésticos (31,9%) e artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (23,1%).
Considerando informações do comércio ampliado, tanto veÃculos, motores,
partes e peças (50%) quanto material de construção (13,9%) apresentaram
crescimento expressivo. O comércio varejista registrou, além dos 11,9% nas
vendas, crescimento de 16,8% na receita nominal.
Esse
comportamento do setor equipamentos e materiais para escritório, informática e
comunicação é influenciado pelo perÃodo de voltas à s aulas enquanto que,
para os demais setores, o crescimento na massa salarial e da renda que ocorre na
economia, somando-se ainda a facilitação do crédito que chegou ao redor de
35% do PIB em 2007.
Atentando-se
para a média móvel de 03 (três), 12 (doze) meses e para o acumulado em doze
meses, (gráficos abaixo), a variável volume de vendas apresenta estabilização
e a variável receita de vendas ainda apresenta tendência de crescimento a
partir do segundo trimestre do ano de 2007. Percebe-se que o crescimento
conjuntural (móvel de 3 meses) menor do mês de janeiro, recupera-se no mês de
fevereiro e mantém a média do segundo semestre de 2007. O crescimento móvel
em doze meses e no acumulado em doze meses também retoma a média do final de
2007.
Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veÃculos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas foi de 27,1% e na receita
nominal, 31,2%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua refletindo
o alongamento dos prazos com prestações mais acessÃveis, facilitando a obtenção
de crédito, principalmente para o setor veÃculos, motos, partes e peças e móveis
e eletrodomésticos. O crescimento da economia está fortemente ligado à oferta
de crédito.
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Fev*
|
No
|
Fev*
|
No ano
|
|
Comércio |
12,19
|
11,99
|
11,97
|
8,99
|
CombustÃveis
|
7,24
|
5,10
|
8,83
|
2,82
|
Hipermercados
|
7,15
|
7,77
|
0,23
|
-1,44
|
–
|
7,10
|
7,80
|
0,08
|
-1,38
|
Tecidos,
|
12,68
|
14,13
|
8,89
|
5,71
|
Móveis
|
22,27
|
18,81
|
31,91
|
23,95
|
Artigos
|
14,06
|
15,18
|
23,12
|
27,65
|
Livros,
|
17,95
|
12,75
|
-9,66
|
-15,15
|
Equipamentos
|
38,87
|
31,56
|
50,00
|
51,78
|
Outros
|
27,52
|
28,64
|
21,76
|
18,51
|
Comércio
|
18,05
|
16,16
|
27,16
|
21,81
|
VeÃculos,
|
30,47
|
25,35
|
49,20
|
41,29
|
Material
|
19,04
|
13,92
|
13,97
|
8,86
|
*
Fonte:
|
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Fev*
|
No
|
Fev*
|
No ano
|
|
Comércio |
16,7
|
16,6
|
16,88
|
13,94
|
CombustÃveis
|
5,8
|
4,1
|
11,31
|
7,83
|
Hipermercados
|
17,2
|
18,1
|
10,26
|
8,47
|
–
|
16,9
|
18,0
|
10,01
|
8,47
|
Tecidos,
|
16,6
|
17,9
|
17,99
|
13,08
|
Móveis
|
17,8
|
14,4
|
30,24
|
22,58
|
Artigos
|
14,9
|
15,7
|
23,67
|
28,12
|
Livros,
|
19,1
|
14,2
|
-8,95
|
-14,32
|
Equipamentos
|
17,6
|
11,6
|
32,01
|
30,65
|
Outros
|
31,7
|
32,9
|
22,47
|
19,40
|
Comércio
|
22,4
|
20,4
|
31,21
|
26,07
|
VeÃculos,
|
33,5
|
28,0
|
51,02
|
43,50
|
Material
|
25,4
|
19,9
|
21,39
|
16,31
|
*
Fonte:
|