Vendas no comércio crescem 7,9% em novembro e acumulam 6,6% no ano


O
comércio varejista goiano cresce 7,9% em novembro em comparação com igual período
do ano anterior e acumula 6,6% no ano. Os destaques do mês foram o setor
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação que
cresceu 21%, seguido por outros artigos de uso pessoal e doméstico (19,8%),
artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos
(18%) e móveis e eletrodomésticos (17,6%). Considerando informações do comércio
ampliado, o destaque passa a ser o setor veículos com crescimento de 37% no mês.
O comércio varejista registrou, além dos 7,9% nas vendas, crescimento de 10,6%
na receita nominal. No resultado acumulado do ano, o crescimento é de 8,4% para
receita nominal.

Este
comportamento do comércio foi influenciado pela aproximação das festas de fim
de ano juntamente com o crescimento na massa salarial e da renda que ocorre na
economia, mas principalmente pela facilitação do crédito via alongamento dos
prazos.

Atentando-se
para a média móvel de 03 (três), 12 (doze) meses e para o acumulado em doze
meses, (gráficos abaixo), as variáveis volume de vendas e receita de vendas,
apresentam tendência de crescimento a partir do segundo trimestre do ano.
Percebe-se que o crescimento conjuntural (móvel de 3 meses) é expressivo nos
dois últimos meses, mas que o crescimento móvel em doze meses e o acumulado em
doze meses parece ter estabilizado em outubro e novembro. O crescimento
conjuntural reflete um crescimento sustentável ao longo do tempo ou pelo menos
a partir do segundo trimestre do ano.

Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veículos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas foi de 19,9% e na receita
nominal, 21,7%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua refletindo
o alongamento dos prazos com prestações mais acessíveis, facilitando a obtenção
de crédito, principalmente para o setor veículos, motos, partes e peças e móveis
e eletrodomésticos. Ou seja, o crescimento da economia tem como base a oferta
de crédito.

Estado
de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio
varejista novembro de 2007

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Nov

No
ano

Nov

No ano

Comércio
varejista geral

9,89

9,66

7,90

6,65

Combustíveis
e Lubrificantes

6,45

5,23

7,46

5,63

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

6,41

6,47

-0,43

3,35


Hipermercados e Supermercados

6,37

6,90

-0,34

3,49

Tecidos,
vestuários e calçados

12,42

10,80

3,73

2,93

Móveis
e eletrodomésticos

15,51

15,95

17,66

13,60

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

9,57

8,62

18,13

10,63

Livros,
jornais, revistas e papelaria

8,50

7,14

2,85

-0,37

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

36,35

27,94

21,11

-4,33

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

18,08

22,44

19,87

14,97

Comércio
varejista ampliado geral

13,88

13,88

18,91

16,23

Veículos,
motores, partes e peças

21,63

23,54

37,33

33,02

Material
de construção

14,66

10,83

4,74

5,66

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

Estado
de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista
novembro de 2007

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Nov

No
ano

Nov

No ano

Comércio
varejista geral

13,3

11,6

10,65

8,11

Combustíveis
e Lubrificantes

3,7

1,7

7,81

0,11

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

14,7

12,5

6,83

8,31


Hipermercados e Supermercados

14,6

12,9

6,91

8,43

Tecidos,
vestuários e calçados

16,2

15,0

10,04

8,19

Móveis
e eletrodomésticos

12,1

12,1

14,70

12,14

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

12,0

10,9

18,47

12,17

Livros,
jornais, revistas e papelaria

10,3

8,9

4,45

3,90

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

14,6

9,2

3,86

-16,75

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

19,9

19,8

20,49

16,73

Comércio
varejista ampliado geral

17,0

15,2

21,77

17,10

Veículos,
motores, partes e peças

23,3

22,4

39,03

31,34

Material
de construção

19,4

14,7

11,68

10,87

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

Equipe de Conjuntura da Seplan:

Dinamar Ferreira Marques

Marcos Fernando Arriel

Governo na palma da mão

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