Vendas no comércio crescem 7,9% em novembro e acumulam 6,6% no ano
O
comércio varejista goiano cresce 7,9% em novembro em comparação com igual perÃodo
do ano anterior e acumula 6,6% no ano. Os destaques do mês foram o setor
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação que
cresceu 21%, seguido por outros artigos de uso pessoal e doméstico (19,8%),
artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos
(18%) e móveis e eletrodomésticos (17,6%). Considerando informações do comércio
ampliado, o destaque passa a ser o setor veÃculos com crescimento de 37% no mês.
O comércio varejista registrou, além dos 7,9% nas vendas, crescimento de 10,6%
na receita nominal. No resultado acumulado do ano, o crescimento é de 8,4% para
receita nominal.
Este
comportamento do comércio foi influenciado pela aproximação das festas de fim
de ano juntamente com o crescimento na massa salarial e da renda que ocorre na
economia, mas principalmente pela facilitação do crédito via alongamento dos
prazos.
Atentando-se
para a média móvel de 03 (três), 12 (doze) meses e para o acumulado em doze
meses, (gráficos abaixo), as variáveis volume de vendas e receita de vendas,
apresentam tendência de crescimento a partir do segundo trimestre do ano.
Percebe-se que o crescimento conjuntural (móvel de 3 meses) é expressivo nos
dois últimos meses, mas que o crescimento móvel em doze meses e o acumulado em
doze meses parece ter estabilizado em outubro e novembro. O crescimento
conjuntural reflete um crescimento sustentável ao longo do tempo ou pelo menos
a partir do segundo trimestre do ano.
Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veÃculos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas foi de 19,9% e na receita
nominal, 21,7%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua refletindo
o alongamento dos prazos com prestações mais acessÃveis, facilitando a obtenção
de crédito, principalmente para o setor veÃculos, motos, partes e peças e móveis
e eletrodomésticos. Ou seja, o crescimento da economia tem como base a oferta
de crédito.
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Nov
|
No
|
Nov
|
No ano
|
|
Comércio |
9,89
|
9,66
|
7,90
|
6,65
|
CombustÃveis
|
6,45
|
5,23
|
7,46
|
5,63
|
Hipermercados
|
6,41
|
6,47
|
-0,43
|
3,35
|
–
|
6,37
|
6,90
|
-0,34
|
3,49
|
Tecidos,
|
12,42
|
10,80
|
3,73
|
2,93
|
Móveis
|
15,51
|
15,95
|
17,66
|
13,60
|
Artigos
|
9,57
|
8,62
|
18,13
|
10,63
|
Livros,
|
8,50
|
7,14
|
2,85
|
-0,37
|
Equipamentos
|
36,35
|
27,94
|
21,11
|
-4,33
|
Outros
|
18,08
|
22,44
|
19,87
|
14,97
|
Comércio
|
13,88
|
13,88
|
18,91
|
16,23
|
VeÃculos,
|
21,63
|
23,54
|
37,33
|
33,02
|
Material
|
14,66
|
10,83
|
4,74
|
5,66
|
Fonte:
|
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Nov
|
No
|
Nov
|
No ano
|
|
Comércio |
13,3
|
11,6
|
10,65
|
8,11
|
CombustÃveis
|
3,7
|
1,7
|
7,81
|
0,11
|
Hipermercados
|
14,7
|
12,5
|
6,83
|
8,31
|
–
|
14,6
|
12,9
|
6,91
|
8,43
|
Tecidos,
|
16,2
|
15,0
|
10,04
|
8,19
|
Móveis
|
12,1
|
12,1
|
14,70
|
12,14
|
Artigos
|
12,0
|
10,9
|
18,47
|
12,17
|
Livros,
|
10,3
|
8,9
|
4,45
|
3,90
|
Equipamentos
|
14,6
|
9,2
|
3,86
|
-16,75
|
Outros
|
19,9
|
19,8
|
20,49
|
16,73
|
Comércio
|
17,0
|
15,2
|
21,77
|
17,10
|
VeÃculos,
|
23,3
|
22,4
|
39,03
|
31,34
|
Material
|
19,4
|
14,7
|
11,68
|
10,87
|
Fonte:
|
Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Marcos Fernando Arriel