Vendas do comércio goiano cresce 1,3% em abril
De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), o volume de vendas do comércio varejista goiano na série com ajuste sazonal, ou seja, comparado ao mês anterior, avançou 1,3% em abril de 2018, quinta maior taxa entre as unidades da Federação. Nesta mesma métrica, o Brasil registrou taxa de 1,0%. Na passagem de março para abril de 2018, as vendas do comércio avançaram em 14 das 27 Unidades da Federação. Em termos de magnitudes, as maiores taxas foram observadas em: São Paulo (3,6%), Rondônia (2,8%) e Espírito Santo (1,8%). Por outro lado, Amazonas (-8,5%), Mato Grosso do Sul (-3,9%) e Roraima (-3,8%) foram os estados que apresentaram os maiores recuos, conforme Gráfico 1.
Frente a abril de 2017, o volume de vendas do comércio varejista goiano voltou a retroceder, apresentou queda de 2,3%, nessa comparação o comércio varejista nacional assinalou expansão de 0,6%, décima terceira taxa positiva consecutiva nessa comparação. Nesse mês o comércio varejista registrou aumento no volume de vendas em 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque positivo, em termos de magnitude de taxa para Tocantins (13,8%), seguido por Rondônia (7,9%) e Acre (7,7%), enquanto São Paulo e Rio de Janeiro (ambos com 0,0%) mostraram estabilidade nas vendas do varejo. Por outro lado, Pernambuco (-3,9%) e Mato Grosso (-3,7%) figuram com as taxas negativas mais elevadas dentre as Unidades da Federação, segundo o Gráfico 7. Ainda nessa comparação, no acumulado do ano, Goiás fechou com retração de 5,1% e em 12 meses (-7,0%). O resultado para as vendas do país registrou taxas positivas de 3,4% no período de janeiro a abril/18 e 3,7% nos últimos doze meses, Gráfico 2.
Na Tabela 1 é apresentado os dados do comércio goiano por segmentos referente a volume no mês de abril de 2018. O grupamento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumarias e cosméticos foi o que registrou a maior variação positiva, 11,7% em relação a abril de 2017. A redução dos preços de produtos farmacêuticos12, pode ser um dos fatores relevantes que vêm influenciando positivamente o desempenho deste segmento. Com caráter de uso essencial e contínuo, o setor farmacêutico registrou, em abril de 2018, a décima taxa positiva consecutiva. O desempenho desse segmento, em abril de 2018, confirmou a trajetória ascendente, acumulando nos quatro primeiros meses do ano um ganho de 6,5% e, em doze meses, de 5,2%. O setor de Móveis e eletrodomésticos voltou a mostrar avanço (10,1%) na comparação frente a igual mês do ano anterior, exercendo a segunda maior influência positiva sobre a taxa global do varejo. Esse resultado, está bem acima da média geral do varejo goiano (-2,3%), está associado à maior disponibilidade de crédito à pessoa física2². Em termos acumulados, os resultados foram 11,4 para os quatro primeiros meses do ano e 12,1% para os últimos doze meses. A atividade de Tecidos, vestuário e calçados surpreendeu positivamente, voltou a crescer (9,3%), depois de oito taxas seguidas de quedas. No acumulado do ano reduziu a queda de 11,4% em março/18 para -5,9% em abril/18. O indicador acumulado nos últimos doze meses, atingiu fechou com -4,6%
Por outro lado, o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, foi o que mais contribuiu negativamente para o resultado global do varejo goiano. A taxa registrada no mês de abril/2018 foi de -8,6%. O desempenho nesse mês foi impactado pelo deslocamento do feriado móvel de Páscoa, com impactos negativos particularmente nas vendas deste setor (Tabela 1)
O comércio varejista Ampliado goiano registrou para o volume de vendas uma variação de 2,6% contra abril de 2017, segunda taxa positiva consecutiva. O resultado do mês de abril de 2018 foi impactado, principalmente, pelo desempenho positivo nas vendas de Veículos, motos, partes e peças, com resultado interanual de 14,9% respondendo em grande medida pelo resultado total do varejo Ampliado. Comisso, o comércio varejista ampliado apresenta variação positiva de 0,2% nos primeiros quatro meses de 2018, comparado a igual período do ano anterior (Tabela 1).
Tabela 1 – Variações (%) do volume de vendas do Comércio Varejista Restrito e Ampliado– Brasil e Goiás – abril 2018 |
|||
Atividades |
Interanual* |
Acumulado no ano* |
Acumulado 12 meses ** |
Varejo – Brasil |
0,6 |
3,4 |
3,7 |
Varejo -Goiás |
-2,3 |
-5,1 |
-7,0 |
Combustíveis e lubrificantes |
-6,2 |
-11,6 |
-20,7 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-8,6 |
-11,0 |
-11,4 |
Hipermercados e supermercados |
-8,8 |
-11,5 |
-11,5 |
Tecidos, vestuário e calçados |
9,3 |
-5,9 |
-4,6 |
Móveis e eletrodomésticos |
10,1 |
11,4 |
12,1 |
Móveis |
4,8 |
7,8 |
8,3 |
Eletrodomésticos |
12,5 |
13,7 |
14,5 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
11,7 |
6,5 |
5,2 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-13,5 |
-15,9 |
-18,3 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-3,9 |
2,6 |
-6,4 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
-1,0 |
8,2 |
-5,8 |
Varejo Ampliado – Brasil |
8,6 |
7,4 |
7,0 |
Varejo Ampliado – Goiás |
2,6 |
0,2 |
-4,9 |
Veículos, motocicletas, partes e peças |
14,9 |
16,4 |
-3,0 |
Material de construção |
-0,2 |
-6,5 |
-8,7 |
Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/ Gerência de Contas Regionais e Indicadores 2018. *Base igual período do ano anterior **Base igual período anterior |
Tabela 2 – Variações (%) da receita nominal do Comércio Varejista Restrito eAmpliado – Brasil e Goiás – abril 2018 |
|||
Atividades |
Interanual* |
Acumulado no ano* |
Acumulado 12 meses ** |
Varejo – Brasil |
1,2 |
3,7 |
3,0 |
Varejo -Goiás |
-1,0 |
-4,4 |
-7,2 |
Combustíveis e lubrificantes |
9,7 |
1,7 |
-14,8 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-12,1 |
-14,2 |
-14,8 |
Hipermercados e supermercados |
-12,3 |
-14,6 |
-14,6 |
Tecidos, vestuário e calçados |
11,6 |
-3,7 |
-1,7 |
Móveis e eletrodomésticos |
12,3 |
12,2 |
11,7 |
Móveis |
8,3 |
9,9 |
9,4 |
Eletrodomésticos |
13,6 |
13,4 |
12,3 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
14,8 |
9,8 |
8,2 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-12,0 |
-13,4 |
-15,7 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-6,3 |
-3,8 |
-15,6 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
1,0 |
9,6 |
-3,8 |
Varejo Ampliado – Brasil |
8,5 |
7,5 |
6,0 |
Varejo Ampliado – Goiás |
4,0 |
0,5 |
-5,6 |
Veículos, motocicletas, partes e peças |
18,2 |
17,1 |
-4,5 |
Material de construção |
2,5 |
-6,9 |
-11,0 |
Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/ Gerência de Contas Regionais e Indicadores 2018. Base igual período do ano anterior **Base igual período anterior |
Equipe de Conjuntura do IMB:
Dinamar Maria Ferreira Marques
Jalda Claudino
1 Segundo o IPCA/IBGE para o município de Goiânia, acumulado em 12 meses, os preços do grupamento “produtos farmacêuticos” sai de 7,08 % em abril 17 reduzindo para 3,05% em abril 18.
2 Boletim do Banco Central: taxa média de juros à pessoa física sai de 38,7 % em abril 17 para 32,8% em abril 18.