Vendas do comércio goiano cresce 1,3% em abril


De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), o volume de vendas do comércio varejista goiano na série com ajuste sazonal, ou seja, comparado ao mês anterior, avançou 1,3% em abril de 2018, quinta maior taxa entre as unidades da Federação. Nesta mesma métrica, o Brasil registrou taxa de 1,0%. Na passagem de março para abril de 2018, as vendas do comércio avançaram em 14 das 27 Unidades da Federação. Em termos de magnitudes, as maiores taxas foram observadas em: São Paulo (3,6%), Rondônia (2,8%) e Espírito Santo (1,8%). Por outro lado, Amazonas (-8,5%), Mato Grosso do Sul (-3,9%) e Roraima (-3,8%) foram os estados que apresentaram os maiores recuos, conforme Gráfico 1.

Frente a abril de 2017, o volume de vendas do comércio varejista goiano voltou a retroceder, apresentou queda de 2,3%, nessa comparação o comércio varejista nacional assinalou expansão de 0,6%, décima terceira taxa positiva consecutiva nessa comparação. Nesse mês o comércio varejista registrou aumento no volume de vendas em 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque positivo, em termos de magnitude de taxa para Tocantins (13,8%), seguido por Rondônia (7,9%) e Acre (7,7%), enquanto São Paulo e Rio de Janeiro (ambos com 0,0%) mostraram estabilidade nas vendas do varejo. Por outro lado, Pernambuco (-3,9%) e Mato Grosso (-3,7%) figuram com as taxas negativas mais elevadas dentre as Unidades da Federação, segundo o Gráfico 7. Ainda nessa comparação, no acumulado do ano, Goiás fechou com retração de 5,1% e em 12 meses (-7,0%). O resultado para as vendas do país registrou taxas positivas de 3,4% no período de janeiro a abril/18 e 3,7% nos últimos doze meses, Gráfico 2.

Na Tabela 1 é apresentado os dados do comércio goiano por segmentos referente a volume no mês de abril de 2018. O grupamento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumarias e cosméticos foi o que registrou a maior variação positiva, 11,7% em relação a abril de 2017. A redução dos preços de produtos farmacêuticos12, pode ser um dos fatores relevantes que vêm influenciando positivamente o desempenho deste segmento. Com caráter de uso essencial e contínuo, o setor farmacêutico registrou, em abril de 2018, a décima taxa positiva consecutiva. O desempenho desse segmento, em abril de 2018, confirmou a trajetória ascendente, acumulando nos quatro primeiros meses do ano um ganho de 6,5% e, em doze meses, de 5,2%. O setor de Móveis e eletrodomésticos voltou a mostrar avanço (10,1%) na comparação frente a igual mês do ano anterior, exercendo a segunda maior influência positiva sobre a taxa global do varejo. Esse resultado, está bem acima da média geral do varejo goiano (-2,3%), está associado à maior disponibilidade de crédito à pessoa física2². Em termos acumulados, os resultados foram 11,4 para os quatro primeiros meses do ano e 12,1% para os últimos doze meses. A atividade de Tecidos, vestuário e calçados surpreendeu positivamente, voltou a crescer (9,3%), depois de oito taxas seguidas de quedas. No acumulado do ano reduziu a queda de 11,4% em março/18 para -5,9% em abril/18. O indicador acumulado nos últimos doze meses, atingiu fechou com -4,6%

Por outro lado, o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, foi o que mais contribuiu negativamente para o resultado global do varejo goiano. A taxa registrada no mês de abril/2018 foi de -8,6%. O desempenho nesse mês foi impactado pelo deslocamento do feriado móvel de Páscoa, com impactos negativos particularmente nas vendas deste setor (Tabela 1)

O comércio varejista Ampliado goiano registrou para o volume de vendas uma variação de 2,6% contra abril de 2017, segunda taxa positiva consecutiva. O resultado do mês de abril de 2018 foi impactado, principalmente, pelo desempenho positivo nas vendas de Veículos, motos, partes e peças, com resultado interanual de 14,9% respondendo em grande medida pelo resultado total do varejo Ampliado. Comisso, o comércio varejista ampliado apresenta variação positiva de 0,2% nos primeiros quatro meses de 2018, comparado a igual período do ano anterior (Tabela 1).

Tabela 1 – Variações (%) do volume de vendas do Comércio Varejista Restrito e Ampliado– Brasil e Goiás –  abril 2018

Atividades

Interanual*

Acumulado

no ano*

Acumulado

12 meses **

Varejo – Brasil

0,6

3,4

3,7

Varejo -Goiás

-2,3

-5,1

-7,0

Combustíveis e lubrificantes

-6,2

-11,6

-20,7

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

-8,6

-11,0

-11,4

Hipermercados e supermercados

-8,8

-11,5

-11,5

Tecidos, vestuário e calçados

9,3

-5,9

-4,6

Móveis e eletrodomésticos

10,1

11,4

12,1

Móveis

4,8

7,8

8,3

Eletrodomésticos

12,5

13,7

14,5

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

11,7

6,5

5,2

Livros, jornais, revistas e papelaria

-13,5

-15,9

-18,3

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

-3,9

2,6

-6,4

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

-1,0

8,2

-5,8

Varejo Ampliado – Brasil

8,6

7,4

7,0

Varejo Ampliado – Goiás

2,6

0,2

-4,9

Veículos, motocicletas, partes e peças

14,9

16,4

-3,0

Material de construção

-0,2

-6,5

-8,7

Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/ Gerência de Contas Regionais e Indicadores 2018.

*Base igual período do ano anterior

**Base igual período anterior

 

 

Tabela 2 – Variações (%) da receita nominal do Comércio Varejista Restrito eAmpliado – Brasil e Goiás – abril 2018

Atividades

Interanual*

Acumulado

no ano*

Acumulado

12 meses **

Varejo – Brasil

1,2

3,7

3,0

Varejo -Goiás

-1,0

-4,4

-7,2

Combustíveis e lubrificantes

9,7

1,7

-14,8

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

-12,1

-14,2

-14,8

Hipermercados e supermercados

-12,3

-14,6

-14,6

Tecidos, vestuário e calçados

11,6

-3,7

-1,7

Móveis e eletrodomésticos

12,3

12,2

11,7

Móveis

8,3

9,9

9,4

Eletrodomésticos

13,6

13,4

12,3

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

14,8

9,8

8,2

Livros, jornais, revistas e papelaria

-12,0

-13,4

-15,7

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

-6,3

-3,8

-15,6

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

1,0

9,6

-3,8

Varejo Ampliado – Brasil

8,5

7,5

6,0

Varejo Ampliado – Goiás

4,0

0,5

-5,6

Veículos, motocicletas, partes e peças

18,2

17,1

-4,5

Material de construção

2,5

-6,9

-11,0

Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/ Gerência de Contas Regionais e Indicadores 2018.

Base igual período do ano anterior

**Base igual período anterior

 

 

 

 



Equipe de Conjuntura do IMB:

Dinamar Maria Ferreira Marques

Jalda Claudino


1 Segundo o IPCA/IBGE para o município de Goiânia, acumulado em 12 meses, os preços do grupamento “produtos farmacêuticos” sai de 7,08 % em abril 17 reduzindo para 3,05% em abril 18.
2 Boletim do Banco Central: taxa média de juros à pessoa física sai de 38,7 % em abril 17 para 32,8% em abril 18.

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