Vendas de veículos e motocicletas contribuem para queda do comércio varejista ampliado (-1,9%)



O comércio varejista goiano apresentou em outubro de 2011 o menor resultado em 23 meses (desde outubro de 2009), é o que mostra a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar desse resultado, houve um acréscimo em volume da ordem de 3,9% em outubro, no ano acumulou 7,7%, e em 12 meses 8,6%. Em relação à receita nominal de vendas, o resultado foi de 6,5% na comparação com o mês de outubro do ano anterior, no acumulado do ano 12,2%, e em 12 meses 12,9%.
O volume de vendas do comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais para construção apresentou o segundo resultado negativo do ano em outubro (-1,9%), no ano acumulou 8,9%, e nos últimos 12 meses 11,2%, tendo como base o mesmo mês do ano anterior. A receita nominal de vendas apresentou um ganho de 0,1% em outubro, de 11,1% no acumulado do ano, e em 12 meses 13,2%. 
 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2011

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No Ano

12 

Meses

No Ano

12

Meses

 

ago/11

set/11

out/11

ago/11

set/11

out/11

 

Comércio Varejista Geral

6,3

5,2

4,3

6,7

7,3

8,8

6,3

3,9

7,7

8,6

 

Combustíveis e lubrificantes

1,7

-1,2

-0,8

1,7

2,5

-7,0

-8,5

-10,1

-3,2

-1,7

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

3,9

3,5

2,3

3,8

4,1

10,1

9,1

9,0

8,1

7,6

 

Hipermercados e supermercados

3,9

3,6

2,3

3,7

4,1

10,3

9,4

9,0

8,3

7,8

 

Tecidos, vestuário e calçados

0,8

0,7

-2,2

4,5

5,7

6,8

5,3

-3,4

9,1

9,7

 

Móveis e eletrodomésticos

16,9

16,0

13,3

17,3

17,7

11,9

7,2

3,3

8,2

10,0

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

9,5

10,9

8,0

10,2

10,8

15,8

13,0

5,8

17,3

19,1

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

5,2

2,7

4,7

7,2

10,2

15,9

16,4

23,8

16,9

13,0

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

26,3

7,6

28,8

16,4

18,0

-17,9

-34,4

1,8

3,0

5,9

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

1,7

-0,1

0,4

4,2

5,5

3,9

0,2

3,3

7,6

9,0

 

Comércio varejista ampliado geral

5,4

4,7

1,6

7,3

8,8

9,7

6,1

-1,9

8,9

11,2

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

3,7

3,6

-4,0

8,0

11,1

9,9

5,4

-8,3

10,1

14,1

 

Material de construção

6,6

6,5

6,8

9,9

10,9

16,0

9,7

5,0

9,1

9,8

 

Fonte: IBGE-Pesquisa Mensal de Comércio/Elaboração: Segplan-GO/Sepin/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2011

 

O gráfico 1 demonstra a média móvel de três meses para volume de vendas,  houve desaceleração a partir de agosto de 2011. A média móvel de 12 meses apresentou o mesmo movimento, no acumulado de 12 meses também refletiu tendência de queda.
 
 
 
No gráfico 2, a média móvel de 3 meses para receita de vendas apresentou queda. No que se refere à média móvel de 12 meses e o acumulado nos 12 meses verificou-se um movimento de desaceleração menos acentuado.
 
 
 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2011

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No Ano

12

Meses

No Ano

12 Meses

 

ago/11

set/11

out/11

ago/11

set/11

out/11

 

Comércio Varejista Geral

12,4

11,0

8,8

11,8

12,4

14,3

11,0

6,5

12,2

12,9

 

Combustíveis e lubrificantes

10,8

8,5

7,3

9,8

9,5

10,8

6,4

-1,8

12,7

11,8

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

13,1

12,2

9,4

11,5

12,0

18,9

17,2

14,2

15,7

15,5

 

Hipermercados e supermercados

13,1

12,2

9,4

11,4

11,8

19,0

17,5

14,2

15,9

15,7

 

Tecidos, vestuário e calçados

10,3

10,4

6,9

12,8

13,6

15,3

14,5

4,3

15,8

15,4

 

Móveis e eletrodomésticos

14,6

11,8

8,8

13,9

15,0

6,9

1,0

-3,0

2,2

4,9

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

14,1

15,2

12,9

14,5

15,0

17,7

15,0

8,2

19,6

21,5

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

10,2

8,2

10,6

11,9

14,7

19,0

20,3

28,2

19,6

15,5

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

8,9

-8,4

10,1

0,5

2,3

-22,3

-39,6

-3,6

-5,0

-4,0

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

8,7

6,6

6,4

10,6

12,0

13,5

8,8

9,5

14,9

16,3

 

Comércio varejista ampliado geral

8,9

8,0

4,6

10,3

11,8

12,2

8,6

0,1

11,1

13,2

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

2,1

2,1

-5,1

6,4

9,7

8,3

4,8

-8,6

9,0

13,0

 

Material de construção

10,5

9,8

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