Vendas de Livros e jornais impulsionam o comércio varejista goiano


De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o mês de março de 2013, o estado de Goiás obteve acréscimo de 4,3% em volume de vendas em relação a março de 2012, sendo que no ano o acréscimo foi de 3,9%, e no acumulado de 12 meses, de 7,7%.  Para a receita nominal de vendas em março o acréscimo foi de 12,1%, superior ao apresentado em março de 2012, sendo que no acumulado do ano o resultado ficou em 10,1% e para o acumulado de 12 meses, em 11,4%. No contexto nacional, o resultado em volume do comércio apresentou acréscimo de 4,5% no mês de março, porém, no acumulado no ano e nos 12 meses as variações foram menores 3,5% e 6,8% respectivamente. A variação em receita nominal de vendas no Brasil foi de 13,5% em março,  no acumulado no ano 11,3%, e em doze meses 11,7%, (Tabelas 1 e 2).

 

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013

 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No ano

12       Meses

No ano

12 Meses

 

jan/13

fev/12

mar/13

jan/13

fev/12

mar/13

 

Comércio Varejista Geral

5,9

-0,3

4,5

3,5

6,8

6,7

0,3

4,3

3,9

7,7

 

Combustíveis e lubrificantes

9,2

-1,0

3,6

3,9

7,1

4,9

-1,3

6,5

3,4

4,2

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

3,3

-2,1

4,0

1,8

6,1

0,1

-4,9

1,2

-1,1

4,2

 

Hipermercados e supermercados

3,1

-2,2

4,3

1,8

6,4

-0,1

-5,0

1,1

-1,3

4,8

 

Tecidos, vestuário e calçados

5,2

0,5

5,9

4,0

4,1

11,6

5,7

10,4

9,4

6,0

 

Móveis e eletrodomésticos

5,8

-1,0

-0,8

1,5

8,6

10,5

3,3

2,7

5,8

12,7

 

Artigos farmac./ médicos/ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

10,6

6,8

4,7

7,3

9,4

21,5

15,8

6,0

14,1

15,1

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

6,1

6,3

3,9

5,6

5,6

55,9

55,1

36,6

49,8

70,8

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

8,7

5,2

-2,2

3,6

1,8

7,0

3,2

-14,7

-3,1

3,7

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

14,0

5,5

14,9

11,8

9,9

24,2

13,7

29,6

23,1

18,3

 

Comércio varejista ampliado geral

7,0

1,2

3,0

3,8

7,2

11,0

5,7

9,1

8,7

9,4

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

8,0

3,2

1,2

4,0

8,0

15,3

11,7

17,6

15,0

11,0

 

Material de construção

11,0

4,4

-0,1

5,0

6,1

13,4

8,1

-0,4

6,8

9,7

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.                                                                  

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2013.

 

 


Em relação ao comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais para construção, em Goiás, o incremento foi de 9,1% no volume de vendas em março e para o acumulado de 12 meses, de 9,4%. A receita nominal de vendas cresceu 12,8% em março e 9,8% em doze meses.

 

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No ano

12 Meses

No ano

12 Meses

 

jan/13

fev/12

mar/13

jan/13

fev/12

mar/13

 

Comércio Varejista Geral

12,5

7,6

13,5

11,3

11,7

11,1

6,8

12,1

10,1

11,4

 

Combustíveis e lubrificantes

10,2

4,4

9,0

7,9

6,4

1,2

1,2

8,6

3,8

-1,2

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

13,8

9,3

17,2

13,5

14,9

8,7

5,6

13,8

9,5

12,5

 

Hipermercados e supermercados

13,4

8,9

17,1

13,2

14,9

8,3

5,1

13,3

9,1

12,9

 

Tecidos, vestuário e calçados

9,7

5,3

11,6

9,0

7,0

17,0

11,3

16,7

15,2

9,6

 

Móveis e eletrodomésticos

5,2

-0,8

0,5

1,8

6,2

11,1

5,0

5,7

7,5

12,9

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

15,8

11,3

9,0

11,9

12,4

25,7

18,7

8,4

17,2

16,7

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

10,7

10,9

8,8

10,3

7,9

62,1

61,2

41,8

55,7

75,7

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

4,4

2,9

-4,0

0,8

-2,7

3,3

2,3

-15,1

-4,6

-1,3

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

19,2

11,1

21,3

17,5

13,3

30,0

19,7

36,6

29,4

22,3

 

Comércio varejista ampliado geral

10,2

5,5

8,1

8,0

9,1

12,0

8,4

12,8

11,2

9,8

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

4,8

0,7

-0,7

1,6

4,6

11,8

9,6

16,2

12,6

6,5

 

Material de construção

13,2

6,9

2,8

7,6

8,3

17,1

11,8

4,4

10,9

Governo na palma da mão

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