Vendas de Livros e jornais impulsionam o comércio varejista goiano
De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o mês de março de 2013, o estado de Goiás obteve acréscimo de 4,3% em volume de vendas em relação a março de 2012, sendo que no ano o acréscimo foi de 3,9%, e no acumulado de 12 meses, de 7,7%. Para a receita nominal de vendas em março o acréscimo foi de 12,1%, superior ao apresentado em março de 2012, sendo que no acumulado do ano o resultado ficou em 10,1% e para o acumulado de 12 meses, em 11,4%. No contexto nacional, o resultado em volume do comércio apresentou acréscimo de 4,5% no mês de março, porém, no acumulado no ano e nos 12 meses as variações foram menores 3,5% e 6,8% respectivamente. A variação em receita nominal de vendas no Brasil foi de 13,5% em março, no acumulado no ano 11,3%, e em doze meses 11,7%, (Tabelas 1 e 2).
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No ano |
12 Meses |
No ano |
12 Meses |
||||||||
jan/13 |
fev/12 |
mar/13 |
jan/13 |
fev/12 |
mar/13 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
5,9 |
-0,3 |
4,5 |
3,5 |
6,8 |
6,7 |
0,3 |
4,3 |
3,9 |
7,7 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
9,2 |
-1,0 |
3,6 |
3,9 |
7,1 |
4,9 |
-1,3 |
6,5 |
3,4 |
4,2 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
3,3 |
-2,1 |
4,0 |
1,8 |
6,1 |
0,1 |
-4,9 |
1,2 |
-1,1 |
4,2 |
|
Hipermercados e supermercados |
3,1 |
-2,2 |
4,3 |
1,8 |
6,4 |
-0,1 |
-5,0 |
1,1 |
-1,3 |
4,8 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
5,2 |
0,5 |
5,9 |
4,0 |
4,1 |
11,6 |
5,7 |
10,4 |
9,4 |
6,0 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
5,8 |
-1,0 |
-0,8 |
1,5 |
8,6 |
10,5 |
3,3 |
2,7 |
5,8 |
12,7 |
|
Artigos farmac./ médicos/ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
10,6 |
6,8 |
4,7 |
7,3 |
9,4 |
21,5 |
15,8 |
6,0 |
14,1 |
15,1 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
6,1 |
6,3 |
3,9 |
5,6 |
5,6 |
55,9 |
55,1 |
36,6 |
49,8 |
70,8 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
8,7 |
5,2 |
-2,2 |
3,6 |
1,8 |
7,0 |
3,2 |
-14,7 |
-3,1 |
3,7 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
14,0 |
5,5 |
14,9 |
11,8 |
9,9 |
24,2 |
13,7 |
29,6 |
23,1 |
18,3 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
7,0 |
1,2 |
3,0 |
3,8 |
7,2 |
11,0 |
5,7 |
9,1 |
8,7 |
9,4 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
8,0 |
3,2 |
1,2 |
4,0 |
8,0 |
15,3 |
11,7 |
17,6 |
15,0 |
11,0 |
|
Material de construção |
11,0 |
4,4 |
-0,1 |
5,0 |
6,1 |
13,4 |
8,1 |
-0,4 |
6,8 |
9,7 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2013. |
Em relação ao comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais para construção, em Goiás, o incremento foi de 9,1% no volume de vendas em março e para o acumulado de 12 meses, de 9,4%. A receita nominal de vendas cresceu 12,8% em março e 9,8% em doze meses.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No ano |
12 Meses |
No ano |
12 Meses |
||||||||
jan/13 |
fev/12 |
mar/13 |
jan/13 |
fev/12 |
mar/13 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
12,5 |
7,6 |
13,5 |
11,3 |
11,7 |
11,1 |
6,8 |
12,1 |
10,1 |
11,4 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
10,2 |
4,4 |
9,0 |
7,9 |
6,4 |
1,2 |
1,2 |
8,6 |
3,8 |
-1,2 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
13,8 |
9,3 |
17,2 |
13,5 |
14,9 |
8,7 |
5,6 |
13,8 |
9,5 |
12,5 |
|
Hipermercados e supermercados |
13,4 |
8,9 |
17,1 |
13,2 |
14,9 |
8,3 |
5,1 |
13,3 |
9,1 |
12,9 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
9,7 |
5,3 |
11,6 |
9,0 |
7,0 |
17,0 |
11,3 |
16,7 |
15,2 |
9,6 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
5,2 |
-0,8 |
0,5 |
1,8 |
6,2 |
11,1 |
5,0 |
5,7 |
7,5 |
12,9 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
15,8 |
11,3 |
9,0 |
11,9 |
12,4 |
25,7 |
18,7 |
8,4 |
17,2 |
16,7 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
10,7 |
10,9 |
8,8 |
10,3 |
7,9 |
62,1 |
61,2 |
41,8 |
55,7 |
75,7 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
4,4 |
2,9 |
-4,0 |
0,8 |
-2,7 |
3,3 |
2,3 |
-15,1 |
-4,6 |
-1,3 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
19,2 |
11,1 |
21,3 |
17,5 |
13,3 |
30,0 |
19,7 |
36,6 |
29,4 |
22,3 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
10,2 |
5,5 |
8,1 |
8,0 |
9,1 |
12,0 |
8,4 |
12,8 |
11,2 |
9,8 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
4,8 |
0,7 |
-0,7 |
1,6 |
4,6 |
11,8 |
9,6 |
16,2 |
12,6 |
6,5 |
|
Material de construção |
13,2 |
6,9 |
2,8 |
7,6 |
8,3 |
17,1 |
11,8 |
4,4 |
10,9 |
|