Vendas de artigos farmacêuticos crescem 29,6% em maio.
Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, as vendas do comércio varejista brasileiro, em maio de 2014, apresentaram crescimento de 0,5% no volume de vendas e alta de 1,0% na receita nominal, em relação ao mês anterior, na série ajustada sazonalmente. O comércio varejista goiano também expandiu, seguindo o comportamento da média do país, no volume de vendas de 0,4% e crescimento de 1,3% na receita nominal, ambas as comparações na série com ajuste sazonal.
Na comparação sem ajuste sazonal, maio14/maio13, o comércio varejista do Brasil mostrou um ritmo menor de crescimento em volume, variação de 4,8%, no entanto, em abril a expansão havia sido maior, 6,7%. Com relação à receita nominal brasileira a taxa foi de 11,5%, contra 13,5% registrada em abril de 2014. No recorte regional, todas as vinte e sete unidades da federação tiveram variação positiva no volume e na receita. As maiores taxas positivas de crescimento foram registradas nos Estados da região Norte e Nordeste. No entanto, considerando o peso dos Estados e suas taxas, os destaques foram São Paulo (3,4%), Rio de Janeiro (5,1%) e Rio Grande do Sul (5,7%), Gráfico 1.
Na série sem ajuste, o comércio varejista goiano, em maio de 2014 apresentou expansão de 5,3% em volume de vendas; no acumulado do ano a taxa foi de 6,4% e em doze meses, 5,8%. Na receita nominal, a alta foi 11,1% em maio; no ano e em doze meses a taxa de crescimento atingiu 11,5%. O comércio varejista ampliado, que contempla além do varejo o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças, teve resultado positivo de 3,2% em volume e 8,6% na receita nominal; no ano a taxa acumulada em volume foi de 0,3% e 1,9% em doze meses, ambas em relação ao mesmo mês do ano anterior (Tabelas 1 e 2).
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2014 |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
mar/14 |
abr/14 |
mai/14 |
mar/14 |
abr/14 |
mai/14 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
-1,1 |
6,7 |
4,8 |
5,0 |
4,9 |
1,3 |
8,3 |
5,3 |
6,4 |
5,8 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
4,1 |
1,6 |
1,9 |
5,5 |
6,2 |
-7,2 |
-4,1 |
-2,8 |
-1,6 |
2,0 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-2,8 |
10,1 |
3,1 |
4,1 |
3,4 |
-0,9 |
10,7 |
0,7 |
4,3 |
0,7 |
|
Hipermercados e supermercados |
-3,0 |
10,5 |
3,1 |
4,1 |
3,3 |
-1,0 |
10,3 |
0,3 |
4,2 |
0,6 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-7,3 |
-5,2 |
1,9 |
-0,4 |
1,7 |
9,8 |
5,2 |
5,2 |
9,9 |
11,5 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
3,8 |
2,5 |
8,2 |
6,1 |
5,8 |
5,2 |
4,1 |
10,2 |
7,4 |
9,6 |
|
Móveis |
7,4 |
4,7 |
8,6 |
7,6 |
2,6 |
7,0 |
6,2 |
12,9 |
8,9 |
8,4 |
|
Eletrodomésticos |
3,1 |
2,3 |
8,2 |
6,1 |
8,1 |
3,1 |
1,9 |
9,4 |
5,8 |
8,9 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
9,3 |
5,4 |
9,9 |
10,5 |
10,8 |
27,2 |
21,7 |
29,6 |
24,9 |
21,9 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-8,8 |
-10,9 |
-3,2 |
-4,7 |
-2,1 |
2,8 |
10,6 |
7,0 |
5,5 |
5,6 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-5,0 |
-4,6 |
-2,8 |
-1,9 |
4,8 |
-12,7 |
-9,8 |
0,4 |
-0,7 |
16,4 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
-3,5 |
15,3 |
12,4 |
10,0 |
10,2 |
-10,1 |
39,2 |
18,5 |
15,8 |
13,4 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-5,5 |
-0,1 |
0,9 |
1,4 |
2,2 |
-6,7 |
0,3 |
3,2 |
0,3 |
1,9 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-15,9 |
-10,0 |
-6,4 |
-5,6 |
-3,6 |
-15,8 |
-5,9 |
0,8 |
-6,3 |
-2,4 |
|
Material de construção |
1,3 |
-5,8 |
2,2 |
3,4 |
5,4 |
-4,6 |
-8,9 |
2,5 |
-0,3 |
1,1 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio |
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Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014 |
O comércio varejista ampliado apresentou crescimento maior em maio, decorrente dos setores de veículos, motos, partes e peças e material de construção que obtiveram variação negativa tanto no volume quanto na receita, em abril.
O segmento de veículos, motos, partes e peças apresentou aumento no volume de vendas (0,8%) sobre igual mês do ano passado, com taxa acumulada no ano e nos últimos 12 meses de -6,3% e -2,4%, respectivamente. Houve um pequeno crescimento desse segmento em relação a maio de 2013, embora esteja ocorrendo desaceleração da demanda doméstica por veículos.
Para o segmento de material de construção houve expansão no volume de vendas de 2,5%, na comparação com maio de 2013, revertendo o resultado negativo de 8,9%. As demais variações foram de -0,3% no ano e 1,1% no acumulado dos últimos 12 meses. Na taxa anual houve uma leve recuperação, no entanto, a atividade ainda apresenta resultado abaixo da média nacional.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2014 |
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Atividades |
Variação (%) |
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Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
mar/14 |
abr/14 |
mai/14 |
mar/14 |
abr/14 |
mai/14 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
4,7 |
13,5 |
11,5 |
11,2 |
11,7 |
5,6 |
14,1 |
11,1 |
11,5 |
11,5 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
8,2 |
6,6 |
7,1 |
10,6 |
11,0 |
1,6 |
6,7 |
6,5 |
8,6 |
11,3 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
3,4 |
17,6 |
10,5 |
10,7 |
11,3 |
1,8 |
15,0 |
4,9 |
7,8 |
6,4 |
|
Hipermercados e supermercados |
3,0 |
17,8 |
10,4 |
10,6 |
11,1 |
1,8 |
14,5 |
4,6 |
7,7 |
6,2 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-2,4 |
-0,7 |
7,0 |
4,7 |
6,9 |
15,3 |
10,9 |
11,4 |
15,9 |
18,2 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
11,8 |
9,8 |
16,3 |
13,9 |
12,7 |
11,0 |
9,3 |
17,7 |
13,5 |
14,7 |
|
Móveis |
16,6 |
12,8 |
17,2 |
16,4 |
11,0 |
14,1 |
12,4 |
19,3 |
16,0 |
15,3 |
|
Eletrodomésticos |
9,2 |
8,2 |
15,7 |
12,5 |
13,5 |
9,8 |
8,2 |
17,3 |
12,6 |
14,5 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
15,0 |
9,7 |
14,5 |
15,7 |
16,2 |
31,5 |
24,8 |
34,1 |
28,3 |
25,3 |