Varejo goiano recuou -10,3% em agosto.
Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em relação ao mesmo mês do ano anterior, o varejo brasileiro em agosto de 2015 apresentou queda de 6,9% no volume e alta de 1,1% na receita nominal. Na mesma comparação o comércio goiano teve queda nas vendas e na receita nominal de 10,3% e 3,4%, respectivamente.
Na análise do comércio sem ajuste sazonal apenas o estado de Roraima apresentou variação positiva no volume de vendas de 5,7%. As três maiores quedas registradas foram nos estados do Amapá (-17,6%), Alagoas (-14,8%) e Paraíba (-12,9%).
Gráfico 1 – Taxa de variação do volume de vendas do comércio varejista por UF (agosto 2015/ agosto 2014)- (%)
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio
Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015.
Na comparação com ajuste sazonal, entre agosto 2015 e julho 2015, o comércio varejista nacional apresentou queda no volume de vendas e na receita nominal, em 0,9% 0,2%, respectivamente. No mesmo período Goiás apresentou queda no volume de venda de 0,5% e aumento da receita nominal de 0,4%, conforme tabela 1.
Na série com ajuste sazonal (ou seja, sem o efeito de eventos sazonais, como de datas comemorativas, feriados, entre outros que influenciam nos resultados das vendas) que permite a comparação entre meses subsequentes, apenas três estados tiveram taxas positivas no volume de vendas, Acre e Mato Grosso do Sul com 0,4% e Ceará, com 0,2%. No extremo oposto, os Estados da Paraíba, Tocantins, Alagoas e Pará, apresentaram queda de 4,9%, 4,4%, 3,3% e 2,8%, respectivamente, ficando o Estado do Amazonas, estável no período.
Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2015 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100) (%)
|
Agosto / 2015 |
|
Brasil |
Goiás |
|
Volume de Vendas |
-0,9 |
-0,5 |
Receita de Vendas |
-0,2 |
0,4 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.
Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015.
Varejo Goiano Restrito
O comércio varejista goiano, em volume, no mês de agosto de 2015 apresentou queda de 10,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior (série sem ajuste), nesta comparação dos os oitos segmentos que compõem o comércio varejista, apenas o de combustíveis e lubrificantes registrou variação positiva de 2,5%. Na contramão, as sete atividades restantes apresentaram resultados negativos, cujos comportamentos são descritos a seguir. (Tabelas 2 e 3).
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2015 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
Jun/15 |
Jul/15 |
Ago/15 |
No Ano |
12 Meses |
Jun/15 |
Jul/15 |
Ago/15 |
No Ano |
12 Meses |
||
Comércio Varejista Geral |
-2,7 |
-3,9 |
-6,9 |
-3,0 |
-1,5 |
-7,6 |
-8,8 |
-10,3 |
-9,2 |
-6,2 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-0,7 |
-4,3 |
-7,2 |
-3,9 |
-1,9 |
2,0 |
-4,0 |
2,5 |
-1,0 |
1,6 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-2,7 |
-2,7 |
-4,8 |
-2,3 |
-1,7 |
-10,9 |
-8,5 |
-10,3 |
-13,8 |
-11,5 |
|
Hipermercados e supermercados |
-2,6 |
-2,7 |
-5,0 |
-2,2 |
-1,6 |
-11,2 |
-8,7 |
-10,5 |
-14,2 |
-11,8 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-4,6 |
-8,1 |
-13,7 |
-6,6 |
-4,3 |
-3,7 |
-11,7 |
-14,2 |
-8,6 |
-6,2 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-13,6 |
-12,8 |
-18,6 |
-12,4 |
-8,2 |
-16,1 |
-17,2 |
-21,7 |
-14,3 |
-8,8 |
|
Móveis |
-10,2 |
-14,5 |
-18,1 |
-13,8 |
-10,2 |
-17,7 |
-17,2 |
-24,0 |
-16,4 |
-12,8 |
|
Eletrodomésticos |
-15,1 |
-11,9 |
-18,8 |
-11,7 |
-7,3 |
-15,5 |
-17,3 |
-20,8 |
-13,6 |
-7,4 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
5,8 |
1,9 |
1,1 |
4,2 |
5,6 |
3,9 |
-0,3 |
-1,6 |
1,7 |
3,7 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-5,8 |
-9,0 |
-15,6 |
-9,2 |
-9,3 |
-4,9 |
-7,4 |
-14,1 |
-14,7 |
-13,9 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
7,4 |
-5,2 |
-7,1 |
5,9 |
4,7 |
-3,5 |
-5,0 |
-3,6 |
17,3 |
15,6 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
1,3 |
0,3 |
-2,9 |
2,6 |
4,4 |
3,7 |
3,4 |
-1,5 |
8,4 |
10,8 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-3,6 |
-7,0 |
-9,6 |
-6,9 |
-5,2 |
-8,5 |
-13,6 |
-15,1 |
-12,2 |
-8,7 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-6,8 |
-13,3 |
-15,7 |
-15,4 |
-12,9 |
-13,3 |
-21,2 |
-24,0 |
-19,3 |
-14,1 |
|
Material de construção |
1,4 |
-7,1 |
-9,1 |
-5,6 |
-3,8 |
4,6 |
-7,6 |
-6,1 |
0,5 |
0,3 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio |
|
||||||||||
Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015 |
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A forte desaceleração registrada neste mês é verificada pela queda nas vendas de móveis e eletrodomésticos (-21,7%), de tecidos, vestuários e calçados (-14,2%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-14,1%). Similarmente na economia brasileira, os mesmos segmentos apresentaram as maiores quedas. Evidencia-se, portanto, que estes setores são muito sensíveis a queda do poder de compra da população, que é uma decorrência do acelerado processo inflacionário, do encarecimento do crédito, e consequentemente, da queda da confiança dos consumidores na economia.
Varejo goiano ampliado
O varejo goiano ampliado, que contempla além do varejo restrito o segmento de atacado na construção civil e de veículos, motocicletas, partes e peças apresentou queda em agosto de 15,1%, decorrente, em grande parte, do recuo nas vendas de Veículos, motocicletas, partes e peças de 24,0%, o que contribuiu para que houvesse queda da receita nominal em 9,0%.
O segmento de Material de construção também tem sido afetado pela conjuntura macroeconômica desfavorável. Observa-se pela tabela 2 que o mesmo havia apresentado variação positiva de 4,6% em jun/15, todavia nos meses de jul/15 e ago/15, foram registradas quedas consecutivas de, 7,6% e 6,1% respectivamente. Na economia nacional este segmento registra queda acumulada no ano de 5,6% e ao que tudo indica Goiás caminha para a mesma direção, pois paulatinamente o acumulado no ano deste segmento tem diminuído, registrando em ago/15 taxa de 0,5%, valor 1,1 ponto percentual (p.p.) inferior ao verificado na mesma comparação no mês anterior.
Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2015 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Atividades |
Variação (%) |
|||||||||
Brasil |
Goiás |
|||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
|||||||
Jun/15 |
Jul/15 |
Ago/15 |
No Ano |
12 Meses |
Jun/15 |
Jul/15 |
Ago/15 |
No Ano |
12 Meses |
|
Comércio Varejista Geral |
4,5 |
3,8 |
1,1 |
3,7 |
4,9 |
-1,6 |
-2,5 |
-3,4 |
-3,1 |
-0,6 |
Combustíveis e lubrificantes |
9,9 |
6,7 |
3,9 |
5,4 |
6,0 |
7,0 |
3,2 |
11,5 |
6,3 |
8,1 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
6,2 |
7,0 |
4,9 |
6,1 |
6,3 |
-0,7 |
2,3 |
0,5 |
-4,0 |
-2,7 |
Hipermercados e supermercados |
6,1 |
6,7 |
4,5 |
6,0 |
6,3 |
-1,3 |
1,7 |
0,1 |
-4,5 |
-3,1 |
Tecidos, vestuário e calçados |
-1,1 |
-4,9 |
-10,2 |
-3,4 |