Varejo goiano recua, fecha o ano com taxa de 1,4%


De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, na comparação com ajuste sazonal, dezembro14/novembro14, o comércio varejista nacional apresentou queda no volume de vendas e na receita nominal, com taxas de -2,6% e -2,4%, respectivamente. Para Goiás, o resultado do mês de dezembro apresentou no volume variação de -8,9% e na receita de -5,9%.

No âmbito regional, na série com ajuste sazonal, o Estado de Roraima e do Paraná tiveram taxas positivas, com 6,7% e 0,2%, respectivamente e as demais unidades da Federação tiveram recuo no volume de vendas. As maiores taxas negativas ocorreram nos Estados da Paraíba (-13,3%); Amapá (-10,1%); Pará (-9,0%) e Goiás, com -8,9%.

As vendas do comércio varejista brasileiro, em dezembro de 2014, apresentaram alta de 0,3% no volume de vendas e alta de 6,0% na receita nominal, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na mesma base de comparação, o comércio varejista goiano, teve queda no volume de vendas de 5,6%, e a receita nominal também recuou 0,1%.

Na análise do comércio sem ajuste sazonal oito unidades da Federação apresentaram variações negativas no volume de vendas, sendo a maior queda ocorrida em Goiás (-5,6%). Os Estados da região Norte lideram as taxas de crescimentos, destaque para Roraima (26,3%) e Acre (9,5%), Gráfico 1.

 

 

 

 

 

O varejo ampliado brasileiro, que contempla além do varejo o segmento de atacado na construção civil e de veículos, motocicletas, partes e peças apresentou queda em dezembro no volume de vendas, decorrente principalmente dos setores de veículos, motos, partes e peças, que apresentou queda de 8,6%. Este resultado desfavorável é justificado em parte pela desaceleração no ritmo do consumo devido à redução do IPI para aquisição de veículos novos e ainda pela forte expansão dos últimos anos, o que limitou o crescimento desse segmento.

 

Varejo Goiano

A taxa acumulada do comércio varejista restrito goiano em 2014 foi de 1,4%, em relação ao ano anterior (série sem ajuste), resultado menor do que o apresentado em 2013 em relação a 2012, que foi de 4,6%. Dentre as oito atividades do varejo, cinco registraram taxas positivas, em relação ao ano anterior. Em sentido contrário três apresentaram resultados negativos, cujos comportamentos serão descritos a seguir. O comércio varejista ampliado teve recuo de 6,2% em volume e recuo de 1,5% na receita nominal; no ano a taxa acumulada em volume foi de -2,3% e da receita nominal positiva, 2,7% (Tabelas 1 e 2).

 

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2014
(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

Variação Mensal

Acumulado no Ano

Variação Mensal

Acumulado no Ano

out/14

nov/14

dez/14

out/14

nov/14

dez/14

Comércio Varejista Geral

2,2

1,4

0,3

2,2

4,2

0,5

-5,6

1,4

Combustíveis e lubrificantes

2,2

0,1

2,0

2,6

8,8

8,8

0,1

0,6

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

1,9

-1,4

-0,9

1,3

4,1

-11,8

-11,2

-3,1

Hipermercados e supermercados

1,9

-1,1

-0,9

1,3

4,4

-11,9

-11,5

-3,3

Tecidos, vestuário e calçados

0,6

1,8

-3,4

-1,1

-1,5

1,4

-4,7

3,1

Móveis e eletrodomésticos

-1,8

2,3

-3,6

0,6

0,1

8,3

-4,3

1,6

Móveis

-4,7

-4,2

-5,1

0,5

-8,9

-3,7

-13,7

-0,3

Eletrodomésticos

-0,4

5,2

-2,9

0,9

3,2

12,5

-1,0

1,7

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

9,8

6,0

8,0

9,0

14,1

9,3

-4,5

17,1

Livros, jornais, revistas e papelaria

-13,6

-5,2

-9,6

-7,7

-17,3

7,1

-16,0

-3,4

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

0,3

5,6

7,4

-1,7

-10,4

21,3

54,3

6,6

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

5,2

11,7

7,5

7,9

17,2

27,0

4,7

18,2

Comércio varejista ampliado geral

-2,3

-2,4

-2,2

-1,7

2,0

-2,7

-6,2

-2,3

Veículos, motocicletas, partes e peças

-11,2

-9,5

-8,6

-9,4

-1,1

-5,9

-7,6

-7,0

Material de construção

-0,2

-2,4

1,1

0,0

4,1

-4,7

-4,7

-1,0

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015.

 

 

O resultado negativo do varejo goiano em dezembro/2014 foi puxado pela queda nas vendas de Livros, jornais, revistas e papelaria (-16,0%); Móveis (-13,7%) e Hipermercados e supermercados (-11,5%). Esse arrefecimento nas atividades do varejo é explicado pela moderação do consumo das famílias ao longo do ano, provocado em parte pela desaceleração do crescimento da massa real de rendimento que em 2014 expandiu apenas 1,4%, contra 2,4% em 2013, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego.

O segmento de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação em Goiás liderou as vendas, com expansão 54,3% em dezembro, sobre igual mês do ano passado. A taxa acumulada no ano para este segmento atingiu 6,6%. O segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos apresentou a segunda maior taxa no fechamento do ano (17,1%), embora tenha recuado em dezembro (-4,5%). Os fatores explicativos desse desempenho estão relacionados à variação de preços dos medicamentos abaixo do índice geral de preços do IPCA e, também, devido ao caráter de uso essencial desses produtos.

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2014

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

Atividades

Variação (%)

Brasil

Goiás

Variação Mensal

Acumulado no Ano

Variação Mensal

Acumulado no Ano

out/14

nov/14

dez/14

out/14

nov/14

dez/14

Comércio Varejista Geral

8,3

7,5

6,0

8,5

8,5

5,5

-0,1

6,6

Combustíveis e lubrificantes

7,9

6,9

5,4

7,9

10,2

18,1

5,7

9,1

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

9,0

6,0

6,7

8,4

10,2

-4,4

-2,0

2,1

Hipermercados e supermercados

9,0

6,3

6,6

8,3

10,3

-4,5

-2,5

1,9

Tecidos, vestuário e calçados

4,7

5,2

0,0

3,4

2,3

4,3

-1,8

7,8

Móveis e eletrodomésticos

3,9

7,5

0,2

7,2

1,7

9,4

-3,1

5,8

Móveis

1,9

1,9

0,0

7,8

-4,7

0,7

-11,0

4,9

Eletrodomésticos

4,9

10,4

0,4

6,9

4,2

12,7

-0,1

6,2

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

15,1

10,9

13,2

14,1

21,1

15,9

2,1

22,3

Livros, jornais, revistas e papelaria

-7,6

2,4

-2,5

-1,4

-5,8

22,1

-4,6

6,5

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

-5,1

-0,8

2,1

-4,2

-10,8

17,4

50,9

6,7

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

10,6

17,0

12,6

13,8

22,8

32,8

9,5

24,5

Comércio varejista ampliado geral

3,2

3,0

3,0

3,9

6,7

1,5

-1,5

2,7

Veículos, motocicletas, partes e peças

-8,2

-6,5

-5,8

-6,5

2,3

-3,7

-4,7

-3,6

Material de construção

5,2

2,2

5,6

Governo na palma da mão

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