Varejo goiano recua, fecha o ano com taxa de 1,4%
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, na comparação com ajuste sazonal, dezembro14/novembro14, o comércio varejista nacional apresentou queda no volume de vendas e na receita nominal, com taxas de -2,6% e -2,4%, respectivamente. Para Goiás, o resultado do mês de dezembro apresentou no volume variação de -8,9% e na receita de -5,9%.
No âmbito regional, na série com ajuste sazonal, o Estado de Roraima e do Paraná tiveram taxas positivas, com 6,7% e 0,2%, respectivamente e as demais unidades da Federação tiveram recuo no volume de vendas. As maiores taxas negativas ocorreram nos Estados da Paraíba (-13,3%); Amapá (-10,1%); Pará (-9,0%) e Goiás, com -8,9%.
As vendas do comércio varejista brasileiro, em dezembro de 2014, apresentaram alta de 0,3% no volume de vendas e alta de 6,0% na receita nominal, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na mesma base de comparação, o comércio varejista goiano, teve queda no volume de vendas de 5,6%, e a receita nominal também recuou 0,1%.
Na análise do comércio sem ajuste sazonal oito unidades da Federação apresentaram variações negativas no volume de vendas, sendo a maior queda ocorrida em Goiás (-5,6%). Os Estados da região Norte lideram as taxas de crescimentos, destaque para Roraima (26,3%) e Acre (9,5%), Gráfico 1.
O varejo ampliado brasileiro, que contempla além do varejo o segmento de atacado na construção civil e de veículos, motocicletas, partes e peças apresentou queda em dezembro no volume de vendas, decorrente principalmente dos setores de veículos, motos, partes e peças, que apresentou queda de 8,6%. Este resultado desfavorável é justificado em parte pela desaceleração no ritmo do consumo devido à redução do IPI para aquisição de veículos novos e ainda pela forte expansão dos últimos anos, o que limitou o crescimento desse segmento.
Varejo Goiano
A taxa acumulada do comércio varejista restrito goiano em 2014 foi de 1,4%, em relação ao ano anterior (série sem ajuste), resultado menor do que o apresentado em 2013 em relação a 2012, que foi de 4,6%. Dentre as oito atividades do varejo, cinco registraram taxas positivas, em relação ao ano anterior. Em sentido contrário três apresentaram resultados negativos, cujos comportamentos serão descritos a seguir. O comércio varejista ampliado teve recuo de 6,2% em volume e recuo de 1,5% na receita nominal; no ano a taxa acumulada em volume foi de -2,3% e da receita nominal positiva, 2,7% (Tabelas 1 e 2).
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2014 |
||||||||
Segmentos |
Variação (%) |
|||||||
Brasil |
Goiás |
|||||||
Variação Mensal |
Acumulado no Ano |
Variação Mensal |
Acumulado no Ano |
|||||
out/14 |
nov/14 |
dez/14 |
out/14 |
nov/14 |
dez/14 |
|||
Comércio Varejista Geral |
2,2 |
1,4 |
0,3 |
2,2 |
4,2 |
0,5 |
-5,6 |
1,4 |
Combustíveis e lubrificantes |
2,2 |
0,1 |
2,0 |
2,6 |
8,8 |
8,8 |
0,1 |
0,6 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
1,9 |
-1,4 |
-0,9 |
1,3 |
4,1 |
-11,8 |
-11,2 |
-3,1 |
Hipermercados e supermercados |
1,9 |
-1,1 |
-0,9 |
1,3 |
4,4 |
-11,9 |
-11,5 |
-3,3 |
Tecidos, vestuário e calçados |
0,6 |
1,8 |
-3,4 |
-1,1 |
-1,5 |
1,4 |
-4,7 |
3,1 |
Móveis e eletrodomésticos |
-1,8 |
2,3 |
-3,6 |
0,6 |
0,1 |
8,3 |
-4,3 |
1,6 |
Móveis |
-4,7 |
-4,2 |
-5,1 |
0,5 |
-8,9 |
-3,7 |
-13,7 |
-0,3 |
Eletrodomésticos |
-0,4 |
5,2 |
-2,9 |
0,9 |
3,2 |
12,5 |
-1,0 |
1,7 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
9,8 |
6,0 |
8,0 |
9,0 |
14,1 |
9,3 |
-4,5 |
17,1 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-13,6 |
-5,2 |
-9,6 |
-7,7 |
-17,3 |
7,1 |
-16,0 |
-3,4 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
0,3 |
5,6 |
7,4 |
-1,7 |
-10,4 |
21,3 |
54,3 |
6,6 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
5,2 |
11,7 |
7,5 |
7,9 |
17,2 |
27,0 |
4,7 |
18,2 |
Comércio varejista ampliado geral |
-2,3 |
-2,4 |
-2,2 |
-1,7 |
2,0 |
-2,7 |
-6,2 |
-2,3 |
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-11,2 |
-9,5 |
-8,6 |
-9,4 |
-1,1 |
-5,9 |
-7,6 |
-7,0 |
Material de construção |
-0,2 |
-2,4 |
1,1 |
0,0 |
4,1 |
-4,7 |
-4,7 |
-1,0 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015. |
O resultado negativo do varejo goiano em dezembro/2014 foi puxado pela queda nas vendas de Livros, jornais, revistas e papelaria (-16,0%); Móveis (-13,7%) e Hipermercados e supermercados (-11,5%). Esse arrefecimento nas atividades do varejo é explicado pela moderação do consumo das famílias ao longo do ano, provocado em parte pela desaceleração do crescimento da massa real de rendimento que em 2014 expandiu apenas 1,4%, contra 2,4% em 2013, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego.
O segmento de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação em Goiás liderou as vendas, com expansão 54,3% em dezembro, sobre igual mês do ano passado. A taxa acumulada no ano para este segmento atingiu 6,6%. O segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos apresentou a segunda maior taxa no fechamento do ano (17,1%), embora tenha recuado em dezembro (-4,5%). Os fatores explicativos desse desempenho estão relacionados à variação de preços dos medicamentos abaixo do índice geral de preços do IPCA e, também, devido ao caráter de uso essencial desses produtos.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2014 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
||||||||
Atividades |
Variação (%) |
|||||||
Brasil |
Goiás |
|||||||
Variação Mensal |
Acumulado no Ano |
Variação Mensal |
Acumulado no Ano |
|||||
out/14 |
nov/14 |
dez/14 |
out/14 |
nov/14 |
dez/14 |
|||
Comércio Varejista Geral |
8,3 |
7,5 |
6,0 |
8,5 |
8,5 |
5,5 |
-0,1 |
6,6 |
Combustíveis e lubrificantes |
7,9 |
6,9 |
5,4 |
7,9 |
10,2 |
18,1 |
5,7 |
9,1 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
9,0 |
6,0 |
6,7 |
8,4 |
10,2 |
-4,4 |
-2,0 |
2,1 |
Hipermercados e supermercados |
9,0 |
6,3 |
6,6 |
8,3 |
10,3 |
-4,5 |
-2,5 |
1,9 |
Tecidos, vestuário e calçados |
4,7 |
5,2 |
0,0 |
3,4 |
2,3 |
4,3 |
-1,8 |
7,8 |
Móveis e eletrodomésticos |
3,9 |
7,5 |
0,2 |
7,2 |
1,7 |
9,4 |
-3,1 |
5,8 |
Móveis |
1,9 |
1,9 |
0,0 |
7,8 |
-4,7 |
0,7 |
-11,0 |
4,9 |
Eletrodomésticos |
4,9 |
10,4 |
0,4 |
6,9 |
4,2 |
12,7 |
-0,1 |
6,2 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
15,1 |
10,9 |
13,2 |
14,1 |
21,1 |
15,9 |
2,1 |
22,3 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-7,6 |
2,4 |
-2,5 |
-1,4 |
-5,8 |
22,1 |
-4,6 |
6,5 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-5,1 |
-0,8 |
2,1 |
-4,2 |
-10,8 |
17,4 |
50,9 |
6,7 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
10,6 |
17,0 |
12,6 |
13,8 |
22,8 |
32,8 |
9,5 |
24,5 |
Comércio varejista ampliado geral |
3,2 |
3,0 |
3,0 |
3,9 |
6,7 |
1,5 |
-1,5 |
2,7 |
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-8,2 |
-6,5 |
-5,8 |
-6,5 |
2,3 |
-3,7 |
-4,7 |
-3,6 |
Material de construção |
5,2 |
2,2 |
5,6 |