Varejo goiano inicia o ano de 2016 com queda12,9%
Divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) mostra que em janeiro de 2016 o comércio varejista restrito (que exclui os segmentos de veículos e motos, partes e peças e de material de construção) no Estado de Goiás apresentou queda, registrando -12,9%, na comparação do mesmo mês do ano anterior. Esse resultado fez com que Goiás figurasse com a sexta pior taxa entre as Unidades da Federação, sua queda foi superior à registrada nacionalmente, -10,3% (Gráfico 1). Nos últimos 12 meses acumulou variação negativa de 10,8%.
Neste início de ano, todas as Unidades da Federação apresentaram queda nas vendas do comércio, destacando-se com as maiores quedas os Estados do Amapá e Sergipe, com -24,4% e -15,9%, respectivamente.
Gráfico 1 – Taxa de variação (%)do volume de vendas do comércio varejista por UF(Janeiro 2016/Janeiro 2015)
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio
Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016.
Na comparação com ajuste sazonal, ou seja, entre janeiro/2016 e dezembro/2015, dezessete Unidades da Federação apresentaram queda em volume. A tabela 1 mostra que em Goiás a queda registrada foi bem inferior a média nacional.
Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2016 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100) (%)
|
Janeiro/2016 |
|
Brasil |
Goiás |
|
Volume de Vendas |
-1,5 |
-0,2 |
Receita de Vendas |
0,1 |
-0,2 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.
Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016.
Varejo Goiano Restrito
A tabela 2 mostra que no âmbito restrito o comércio varejista goiano, em volume, no mês de janeiro de 2016 apresentou queda de 12,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior e todos os segmentos que o compõem apresentaram queda, sendo os maiores recuos em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com queda de-32,9% e Móveis e eletrodomésticos com -27,3%.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2016(Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||
Segmentos |
Variação (%) |
||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||
Nov/15 |
Dez/15 |
Jan/16 |
12 meses |
Nov/15 |
Dez/15 |
Jan/16 |
12 meses |
||
Comércio Varejista Geral |
-7,8 |
-7,2 |
-10,3 |
-5,2 |
-11,4 |
-10,9 |
-12,9 |
-10,8 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-12,0 |
-9,8 |
-14,1 |
-7,3 |
-7,8 |
-0,2 |
-6,3 |
-4,2 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-5,6 |
-3,7 |
-5,8 |
-3,0 |
-9,6 |
-7,3 |
-9,0 |
-12,2 |
|
Hipermercados e supermercados |
-5,8 |
-3,9 |
-5,7 |
-3,0 |
-9,8 |
-7,4 |
-9,1 |
-12,4 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-15,6 |
-9,7 |
-13,8 |
-9,5 |
-11,2 |
-8,0 |
-10,9 |
-9,5 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-14,7 |
-18,9 |
-24,3 |
-15,9 |
-20,5 |
-28,5 |
-27,3 |
-20,1 |
|
Móveis |
-18,9 |
-22,3 |
-11,2 |
-16,6 |
-22,9 |
-24,9 |
-25,0 |
-21,0 |
|
Eletrodomésticos |
-13,0 |
-17,4 |
-29,4 |
-15,6 |
-19,7 |
-29,6 |
-28,1 |
-19,8 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
2,0 |
3,1 |
-0,2 |
2,6 |
-1,2 |
-0,2 |
-3,5 |
0,2 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-18,0 |
-15,0 |
-13,3 |
-11,4 |
-23,8 |
-14,6 |
-2,0 |
-12,2 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-5,6 |
-15,9 |
-24,0 |
-5,4 |
-16,2 |
-32,3 |
-32,9 |
0,0 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
-5,4 |
-7,9 |
-12,5 |
-2,7 |
-0,9 |
7,7 |
1,0 |
4,4 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-13,2 |
-11,0 |
-13,3 |
-9,3 |
-21,0 |
-17,7 |
-21,4 |
-16,0 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-24,4 |
-20,0 |
-18,9 |
-18,0 |
-34,7 |
-30,2 |
-31,2 |
-25,2 |
|
Material de construção |
-13,6 |
-12,5 |
-18,5 |
-9,7 |
-15,3 |
-12,1 |
-26,4 |
-7,2 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio |
|||||||||
Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015 |
|||||||||
A tabela 3 mostra que em termos de receita nominal,o valor das vendas do comércio varejista goiano continua apresentando queda de 3,7% em janeiro, e -3,6% no acumulado de doze meses. Vale ressaltar que este resultado é preocupante, tendo em vista que, em um ambiente econômico com inflação elevada, este comportamento faz com que a receita real seja ainda mais negativa.
Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
||||||||
Atividades |
Variação (%) |
|||||||
Brasil |
Goiás |
|||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
|||||
Nov/15 |
Dez/15 |
Jan/16 |
12 meses |
Nov/15 |
Dez/15 |
Jan/16 |
12 meses |
|
Comércio Varejista Geral |
1,4 |
2,6 |
1,0 |
2,8 |
-2,9 |
-2,1 |
-3,7 |
-3,6 |
Combustíveis e lubrificantes |
5,3 |
8,7 |
5,3 |
5,7 |
4,0 |
12,1 |
7,5 |
6,4 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
5,0 |
8,1 |
6,9 |
6,4 |
1,7 |
3,8 |
3,1 |
-1,8 |
Hipermercados e supermercados |
4,5 |
7,8 |
6,7 |
6,3 |
1,4 |
3,4 |
2,6 |
-2,2 |
Tecidos, vestuário e calçados |
-11,4 |
-5,4 |
-9,3 |
-5,9 |
-7,1 |
-4,7 |
-8,2 |
-6,4 |
Móveis e eletrodomésticos |
-12,6 |
-15,9 |
-19,5 |
-13,5 |
-16,4 |
-24,3 |
-24,3 |
-18,5 |
Móveis |
-13,9 |
-17,5 |
-6,1 |
-12,0 |
-19,4 |
-22,3 |
-22,8 |
-18,1 |
Eletrodomésticos |
-11,9 |
-15,2 |
-25,8 |
-14,3 |
-15,4 |
-25,0 |
-24,8 |
-18,6 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
10,1 |
11,0 |
7,6 |
9,5 |
6,0 |
7,2 |
3,2 |
7,2 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-11,3 |
-7,4 |
-5,2 |
-4,4 |
-14,8 |
-4,6 |
9,3 |
-2,1 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-4,0 |
-14,6 |
-20,9 |
-9,3 |
-13,4 |
-26,4 |
-25,6 |
-1,5 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
1,8 |
-0,5 |
-5,0 |
3,1 |
5,6 |
14,8 |
7,6 |
8,9 |
Comércio varejista ampliado geral |