Varejo goiano encerra o ano de 2015 com recuo 10,2%.
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE mostra que no ano de 2015 houve forte queda no comércio varejista no Estado de Goiás, registrando -10,2%. Esse resultado fez com que Goiás figurasse com o terceiro pior resultado entre todas as Unidades da Federação, conforme gráfico 1. Na comparação entre dezembro de 2015 e 2014, a queda verificada foi de -10,9%, superior à queda de 7,1% registrado no varejo nacional.
Na comparação com ajuste sazonal, ou seja, entre dezembro e novembro de 2015, todas as UFs apresentaram queda em volume. A tabela 1 mostra que em Goiás a queda registrada foi superior a média nacional em 3 pontos percentuais.
Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2015 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100) (%)
|
Dezembro/2015 |
|
Brasil |
Goiás |
|
Volume de Vendas |
-2,7 |
-5,7 |
Receita de Vendas |
-1,9 |
-4,9 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.
Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015.
Varejo Goiano Restrito
A tabela 2 mostra que no âmbito restrito o comércio varejista goiano, em volume, no mês de dezembro de 2015 apresentou queda de 10,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No ano de 2015 chamam à atenção as quedas registradas no segmento de Móveis e Eletrodomésticos, setores importantes para a economia e muito sensíveis a oscilações econômicas.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2015 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||
Out/15 |
Nov/15 |
Dez/15 |
12 meses |
Out/15 |
Nov/15 |
Dez/15 |
12 meses |
||
Comércio Varejista Geral |
-5,7 |
-7,8 |
-7,1 |
-4,3 |
-13,3 |
-11,4 |
-10,9 |
-10,2 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-11,4 |
-12,0 |
-10,0 |
-6,2 |
-8,6 |
-7,8 |
-0,2 |
-3,3 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-0,4 |
-5,6 |
-3,7 |
-2,5 |
-14,2 |
-9,6 |
-7,3 |
-12,6 |
|
Hipermercados e supermercados |
-0,5 |
-5,8 |
-3,8 |
-2,5 |
-14,7 |
-9,8 |
-7,4 |
-12,8 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-10,5 |
-15,6 |
-10,3 |
-8,7 |
-8,7 |
-11,2 |
-8,3 |
-8,9 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-16,1 |
-14,7 |
-17,7 |
-14,0 |
-22,1 |
-20,5 |
-28,4 |
-17,8 |
|
Móveis |
-21,5 |
-18,9 |
-18,6 |
-16,2 |
-24,2 |
-22,9 |
-22,7 |
-19,1 |
|
Eletrodomésticos |
-13,7 |
-13,0 |
-17,3 |
-12,9 |
-21,5 |
-19,7 |
-30,1 |
-17,4 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
-0,4 |
2,0 |
3,1 |
3,0 |
-2,2 |
-1,2 |
-0,2 |
0,6 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-9,3 |
-18,0 |
-14,9 |
-10,9 |
3,7 |
-23,8 |
-14,6 |
-13,5 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-25,0 |
-5,6 |
-15,4 |
-1,7 |
-4,3 |
-16,2 |
-32,3 |
5,6 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
-9,0 |
-5,4 |
-7,9 |
-1,3 |
-4,3 |
-0,9 |
7,7 |
4,8 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-11,9 |
-13,2 |
-11,0 |
-8,6 |
-23,1 |
-21,0 |
-17,6 |
-15,0 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-23,9 |
-24,4 |
-20,0 |
-17,7 |
-36,3 |
-34,7 |
-29,9 |
-24,2 |
|
Material de construção |
-15,8 |
-13,6 |
-13,0 |
-8,1 |
-20,7 |
-15,3 |
-12,1 |
-4,8 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio |
|||||||||
Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015 |
|||||||||
A tabela 3 mostra que a receita nominal no comércio varejista goiano continua negativa, enquanto a média nacional apresenta-se baixa, mas positiva. As tabelas 2 e 3 mostram que tanto no Brasil, quanto em Goiás, o importante setor de comercialização de móveis e eletrodomésticos apresentaram quedas substancias em volume e receita. Esse fato só corrobora o que foi exaustivamente levantando em análises anteriores, de que a crise econômica e a política que marcou o ano de 2015, que resultou em elevadas taxas de desemprego, inflação, juros e decrescimento da economia, o que impactou de maneira muito nociva a economia, trazendo significativas queda no consumo em razão da deterioração do poder de compra dos consumidores e bruscas quedas das taxas de investimentos empresarias em detrimento do cenário de completa incerteza em relação ao futuro da economia nacional e consequentemente das economias subnacionais.
Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2015 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
||||||||
Atividades |
Variação (%) |
|||||||
Brasil |
Goiás |
|||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
|||||
Out/15 |
Nov/15 |
Dez/15 |
12 meses |
Out/15 |
Nov/15 |
Dez/15 |
12 meses |
|
Comércio Varejista Geral |
3,1 |
1,4 |
2,8 |
3,2 |
-4,6 |
-2,9 |
-2,1 |
-3,2 |
Combustíveis e lubrificantes |
4,7 |
5,3 |
8,4 |
5,4 |
9,3 |
4,0 |
12,1 |
6,5 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
9,4 |
5,0 |
8,2 |
6,6 |
-3,7 |
1,7 |
3,8 |
-2,4 |
Hipermercados e supermercados |
9,1 |
4,5 |
8,0 |
6,4 |
-4,3 |
1,4 |
3,4 |
-2,8 |
Tecidos, vestuário e calçados |
-6,8 |
-11,4 |
-6,0 |
-5,2 |
-5,5 |
-7,1 |
-5,0 |
-5,7 |
Móveis e eletrodomésticos |
-14,3 |
-12,6 |
-14,6 |
-11,8 |
-19,1 |
-16,4 |
-24,1 |
-16,3 |
Móveis |
-17,0 |
-13,9 |
-13,6 |
-11,6 |
-20,7 |
-19,4 |
-19,9 |
-16,1 |
Eletrodomésticos |
-12,8 |
-11,9 |
-15,1 |
-11,8 |
-18,5 |
-15,4 |
-25,6 |
-16,4 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
7,1 |
10,1 |
11,0 |
9,7 |
4,8 |
6,0 |
7,2 |
7,6 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-2,2 |
-11,3 |
-7,3 |
-4,2 |
14,6 |
-14,8 |
-4,6 |
-3,4 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-26,5 |
-4,0 |
-14,0 |
-6,7 |
-1,9 |
-13,4 |
-26,4 |
3,2 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
-3,0 |
1,8 |
-0,5 |
4,2 |
0,2 |
5,6 |
14,8 |
9,3 |
Comércio varejista ampliado geral |
-4,4 |
-5,5 |
-2,7 |
-1,9 |
-16,1 |
-13,3 |
|