Serviços de informação e comunicação impulsionam o setor de serviços em Goiás.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Instituto Mauro Borges (IMB/SEGPLAN), apura o comportamento conjuntural do setor de serviços empresariais e de seus principais segmentos no Estado de Goiás, por setor de atividade econômica.
Para o Brasil, no mês de outubro de 2014, o setor de serviços apresentou crescimento nominal de 5,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior. O segmento de maior destaque foi o de Outros serviços (11,4%) seguido por Serviços profissionais, administrativos e complementares (11,3%). Cabe mencionar que todos os segmentos tiveram taxas positivas em todo o ano (Tabela 1).
Em âmbito regional, em apenas quatro Unidades da Federação os resultados da Pesquisa apresentaram taxas negativas: Amapá (-6,3%), Roraima (-4,7%), Sergipe (-4,5%) e Mato Grosso (-1,3%). As maiores taxas foram observadas no Ceará (13,4%), Distrito Federal (12,0%), Paraíba (11,0%) e Santa Catarina (10,4%). As menores variações positivas foram registradas no Rio Mato Grosso do Sul (0,9%), Pernambuco (1,4%) e Minas Gerais (1,6%).
No mês de outubro de 2014, a receita nominal do setor de serviços em Goiás teve crescimento de 6,1%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No ano expandiu 10,3%; em 12 meses aumentou 10,4%. As maiores contribuições para o indicador goiano vieram do segmento de Serviços de informação e comunicação, que apresentou taxas de 11,6% e Outros serviços, com 9,0% (Tabela 1).
Tabela 1 – Receita Nominal de Serviços, segundo atividades (%) |
|||||
Atividades |
Mês /Igual Mês do Ano Anterior |
Acumulado |
|||
Taxa de Variação (%) |
Taxa de Variação (%) |
||||
Ago |
Set |
Out |
No ano |
12 meses |
|
Brasil |
4,5 |
6,4 |
5,2 |
6,5 |
6,8 |
Serviços prestados às famílias |
9,0 |
7,7 |
6,8 |
9,7 |
9,8 |
Serviços de informação e comunicação |
1,7 |
2,7 |
2,0 |
4,2 |
4,6 |
Serviços profissionais, administrativos e complementares |
7,6 |
11,0 |
11,3 |
8,4 |
8,4 |
Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio |
3,2 |
6,4 |
3,1 |
6,8 |
7,4 |
Outros serviços |
10,6 |
9,1 |
11,4 |
7,3 |
7,4 |
Goiás |
5,5 |
6,6 |
6,1 |
10,3 |
10,4 |
Serviços prestados às famílias |
10,2 |
-1,1 |
4,0 |
10,3 |
10,3 |
Serviços de informação e comunicação |
13,7 |
7,4 |
11,6 |
19,3 |
18,6 |
Serviços profissionais, administrativos e complementares |
2,2 |
21,2 |
4,4 |
2,0 |
2,1 |
Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio |
-1,7 |
1,1 |
0,5 |
4,9 |
5,3 |
Outros serviços |
-0,1 |
4,1 |
9,0 |
5,0 |
7,0 |
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Serviço. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014. |
Resultados de Goiás
O Estado de Goiás ganhou uma posição (de 12ª para 11ª) na taxa de crescimento, comparação com o mês anterior entre as unidades da Federação (Gráfico 1). Tendo como referência o Gráfico 2, os resultados da pesquisa para Goiás apontaram continuidade de queda no ritmo de expansão nos últimos 12 meses até setembro de 2014 (10,4%).
Nos últimos 12 meses, o Estado de Goiás teve crescimento ao longo do ano, acima de 10,0%, sendo a menor variação no mês de outubro, 10,4%, ao passo que na média nacional, no mesmo período, registrou variação em torno de 8,0%. Desde junho de 2013, a diferença entre o crescimento brasileiro e goiano tem se acentuado, explicado principalmente pelo desempenho diferenciado de alguns setores em Goiás, como, o dos Serviços de informação e comunicação e Serviços prestados às famílias (Gráfico 2).
Resultados setoriais de Goiás
No recorte setorial, verifica-se que os segmentos dos setores de Serviços de informação e comunicação, Outros serviços; Serviços profissionais, administrativos e complementares apresentaram as maiores taxas no mês de outubro, 11,6%, 9,0% e 4,4%, respectivamente, na comparação com igual mês do ano anterior.
No acumulado dos últimos 12 meses, no mês de outubro/14 os destaques foram para os segmentos de Serviços de informação e comunicação (18,6%), seguidos por Serviços prestados às famílias (10,3%) e Outros Serviços1, com expansão de 7,0% (Tabela 1).
Na variação acumulada no ano, as atividades com maior expansão foram os Serviços de informação e comunicação (19,3%) e Serviços prestados às famílias (10,3%). Vale ressaltar que todas as atividades apresentaram taxas positivas em 2014.
O desempenho do setor de serviços em Goiás em outubro/2014 teve como destaque Serviços de informação e comunicação, atividade de maior peso na estrutura da taxa global. Esse segmento foi impulsionado pela expansão nos serviços audiovisuais, principalmente nas atividades de televisão aberta e nos serviços de edição associada à impressão, influenciados pelo período eleitoral que aumentou a demanda por este tipo de serviço.
Em seguida, registraram expansão Outros serviços, puxado pelos serviços de coleta de resíduos e os serviços de intermediação em transações de títulos e valores mobiliários, provindos basicamente de corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários.
O desempenho dos serviços prestados às famílias, no mês de outubro de 2014 apresentou uma taxa positiva (4,4%), e se deve em grande parte, pelo crescimento de serviços de alojamento e alimentação. Ressalta-se que a redução no desempenho dos Serviços profissionais, administrativos e complementares2, no mês de outubro de 2014 se deve, em grande parte, à redução na atividade de consultorias, serviços de engenharia e arquitetura e advocatícios.
Equipe de Conjuntura do IMB:
Alex Felipe Rodrigues Lima
Dinamar Maria Ferreira Marques
Luiz Batista Alves
Millades de Carvalho Castro
11 Inclui os seguintes serviços: atividades imobiliárias (intermediação, gestão e administração de imóveis próprios e de terceiros); serviços de manutenção e reparação; serviços auxiliares financeiros; serviços auxiliares da agricultura; serviços de esgoto e serviços de coleta, tratamento e disposição de resíduos e recuperação de materiais.
22 Serviços técnico-profissionais, que abrangem os serviços intensivos em conhecimento (consultorias) e os serviços administrativos e complementares, que abrangem os serviços intensivos em mão-de-obra.