Receita bruta de revenda do comércio goiano cresce 41,2%, em 2010
A Pesquisa Anual do Comércio (PAC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a consolidação dos dados referente ao desempenho do segmento formal do comércio brasileiro. A importância da atividade de comércio está no atributo de movimentar o fluxo de produção de outros setores da economia, agregando margem de comercialização, o que caracteriza o poder multiplicador do segmento.
Os resultados da PAC, em 2010, apontam que no Brasil havia 1.651 mil unidades locais, as quais geraram R$ 1,9 trilhão de receita operacional líquida e ocuparam 9,4 milhões de pessoas. Em Goiás, no mesmo ano, existiam 60 mil unidades locais exercendo a atividade de revenda de mercadorias, que geraram um montante de R$ 66 bilhões, e ocuparam 302 mil pessoas.
Em termos de receita bruta de revenda, aquelas provenientes da exploração das atividades principais e secundárias exercidas pela empresa, sem deduções dos impostos e contribuições das vendas canceladas, abatimentos e descontos incondicionais, Goiás apresentou taxa de crescimento real de 41,2% entre as unidades da federação, superando a média nacional que variou 32,5%, de acordo com dados da PAC 2010. Neste tipo de comparação, Goiás ficou a frente de importantes estados como São Paulo 27,1% e Rio de Janeiro 36,2%. Por outro lado, os estados que apresentaram melhor resultado foram Tocantins 68,8%, Roraima 68,7% e Piauí 64,0%.
Tabela 1 – Empresas Comerciais Brasil e Região Centro-Oeste: Número de unidades locais e Pessoal ocupado |
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Localidade |
Número de unidades locais com receita de revenda |
Pessoal ocupado em 31/12 em empresas comerciais |
||||||
|
2009 |
% |
2010 |
% |
2009 |
% |
2010 |
|
|
Unidades (Mil) |
Unidades (Mil) |
Pessoas (Mil) |
Pessoas (Mil) |
% |
|||
Brasil |
1.542 |
100 |
1.651 |
100 |
8.672 |
100 |
9.358 |
100 |
Região Centro-Oeste |
132 |
8,5 |
138 |
8,4 |
743 |
8,6 |
802 |
8,6 |
Mato Grosso do Sul |
21 |
1,3 |
20 |
1,2 |
116 |
1,3 |
113 |
1,2 |
Mato Grosso |
28 |
1,8 |
28 |
1,7 |
165 |
1,9 |
174 |
1,9 |
Goiás |
61 |
4,0 |
60 |
3,6 |
300 |
3,5 |
302 |
3,2 |
Distrito Federal |
22 |
1,4 |
30 |
1,8 |
162 |
1,9 |
212 |
2,3 |
Fonte: IBGE |
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Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. |
Tabela 2 – Empresas comerciais Brasil e Região Centro – Oeste: Receita bruta de revenda e Margem de comercialização 2009 – 2010 |
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Receita bruta de revenda de mercadorias |
Margem de comercialização em empresas comerciais |
|||||||
|
2009 |
|
2010 |
|
2009 |
|
2010 |
|
|
(Milhões R$) |
% |
(Milhões R$) |
% |
(Milhões R$) |
% |
(Milhões R$) |
% |
Brasil |
1.711.988 |
100 |
2.032.525 |
100 |
326.617 |
100 |
394.432 |
100 |
Região Centro-Oeste |
153.890 |
9,0 |
180.670 |
8,9 |
27.122 |
8,3 |
31.377 |
8,0 |
Mato Grosso do Sul |
23.571 |
1,4 |
27.527 |
1,4 |
3.798 |
1,2 |
4.050 |
1,0 |
Mato Grosso |
37.055 |
2,2 |
42.217 |
2,1 |
6.055 |
1,9 |
6.877 |
1,7 |
Goiás |
56.858 |
3,3 |
66.285 |
3,3 |
10.019 |
3,1 |
11.096 |
2,8 |
Distrito Federal |
36.406 |
2,1 |
44.641 |
2,2 |
7.250 |
2,2 |
9.354 |
2,4 |
Fonte: IBGE |
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Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. Nota: 1 – Variável Margem de comercialização em empresas comerciais: Receita líquida de revenda menos o Custo de mercadoria vendida. Refere-se ao resultado obtido pelo esforço de venda de mercadoria deduzidos dos custos de aquisição das mercadorias pelas empresas. |
Tabela 3 – Empresas comerciais Brasil e Região Centro-Oeste: Gastos com Salários 2009 – 2010 |
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Gastos com salários, retiradas e outras remunerações em empresas comerciais |
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2009 |
|
2010 |
|
||
|
(Milhões R$) |
% |
(Milhões R$) |
% |
||
Brasil |
93.520 |
100 |
112.361 |
100 |
||
Região Centro-Oeste |
7.055 |
7,5 |
8.826 |
7,9 |
||
Mato Grosso do Sul |
1.093 |
1,2 |
1.266 |
1,1 |
||
Mato Grosso |
1.640 |
1,8 |
1.983 |
1,8 |
||
Goiás |
2.593 |
2,8 |
3.285 |
2,9 |
||
Distrito Federal |
1.729 |
1,849 |
2.292 |
2,04 |
||
Fonte: IBGE |
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Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. |
PAC Goiás
A Pesquisa Anual de Comércio – PAC tem por objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista e varejista no país, bem como o comportamento deste segmento em cada unidade da federação, acompanhando suas transformações no tempo.
Integra o âmbito da PAC as empresas que têm a revenda de mercadorias como principal atividade e estão classificadas em Comércio. Os dados divulgados compreendem o comércio de veículos automotores, peças e motocicletas, o comércio por atacado e o comércio varejista.
Na abertura de divulgação do comércio, o melhor resultado para Goiás, no ano de 2010, foi em comércio de veículos, peças e motocicletas, com aumento de 38,2% em número de unidades locais com receita de revenda, 13,3% no quantitativo de pessoal ocupado, 10,3% da receita bruta de revenda e de comissões sobre venda e 23,5% na margem de comercialização.
Na análise por segmentos, o comércio varejista goiano registrou retração de 7,4% no número de unidades locais de revenda, refletindo queda de 3,6% em relação ao pessoal ocupado. Em termos de participação, este segmento representou 69,0% do pessoal ocupado, 61,1% dos gastos com salários e 72,6% das empresas comerciais. Quanto à margem de comercialização, obteve-se acréscimo de 9,6% em relação ao ano de 2009, sendo que o segmento do comércio varejista representou 53,5% na formação dessa margem, de acordo com a PAC 2010.
O comércio por atacado apresentou redução de 8,3% em número de unidades locais de revenda, essa queda não afetou o número de postos de trabalho que registrou aumento de 9,1%. Na receita bruta de revenda o aumento foi de 13,7%, e na taxa de margem, 0,9%. O setor empregou 15,9% do pessoal ocupado, e contribuiu em 41,2% para a formação da receita bruta de revenda do estado em 2010.
Os resultados da pesquisa anual do comércio, para o ano de 2010, mostram que o estado de Goiás apresentou crescimento real na receita bruta de revenda superior a média nacional. No entanto, houve queda no número de unidades locais para o total do comércio goiano, apesar do crescimento no segmento de veículos peças e motocicletas, que ajudou a suavizar este recuo (tabela 5). Merece destaque o fato do comércio atacadista ter maior representatividade no Centro-Oeste, sendo que em Goiás o segmento mais relevante é o comércio varejista, que contribuiu com uma maior parcela na formação do total dos postos de trabalho.
Tabela 4 – Goiás atuação das empresas, por grupos de atividades: Pessoal ocupado e Unidades locais com receita de revenda 2009 – 2010 |
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Dados gerais das empresas comerciais |
||||||
Grupos de atividade |
Receita bruta de |
Margem de |
||||
1.000 R$ |
||||||
2 009 |
% |
2 010 |
2 009 |
% |
2 010 |
|
Total comércio |
57.080.621 |
16,1 |
66.285.070 |
10.207.342 |
8,7 |
11.095.970 |
Comércio de veículos, peças e motocicletas |
10.038.224 |
10,3 |
11.070.914 |
1.421.706 |
23,5 |
1.756.438 |
Comércio por atacado |
23.993.769 |
13,7 |
27.283.399 |
3.371.121 |
0,9 |
3.402.728 |
Comércio varejista |
23.048.628 |
21,2 |
27.930.757 |
5.414.515 |
9,6 |
5.936.804 |
Fonte: IBGE. Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos -GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. Nota: (1) Receita líquida de revenda menos o custo de mercadoria vendida. Refere-se ao resultado obtido pelo esforço de venda de mercadoria deduzidos os custos de aquisição das mercadorias pelas empresas. |
Tabela 5 – Goiás atuação das empresas, por grupos de atividades: Receita bruta de revenda e Margem de comercialização 2009 – 2010 |
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Dados gerais das empresas comerciais |
|||||||
Grupos de atividade |
Pessoal |
Unidades |
|||||
2 009 |
% |
2 010 |
2 009 |
% |
2 010 |
||
Total comércio |
300.567 |
0,5 |
302.070 |
61.315 |
-2,0 |
60.066 |
|
Comércio de veículos, peças e motocicletas |
40.138 |
13,3 |
45.491 |
7.320 |
38,2 |
10.114 |
|
Comércio por atacado |
44.118 |
9,1 |
48.152 |
6.889 |
-8,3 |
6.318 |
|
Comércio varejista |
216.311 |
-3,6 |
208.427 |
47.106 |
-7,4 |
43.634 |
|
Fonte: IBGE. Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. |
Tabela 6 – Goiás atuação das empresas, por grupos de atividades: Salários, retiradas e outras remunerações 2009 – 2010 |
|||
Grupos de atividade |
Salários, retiradas |
||
1.000 R$ |
|||
2 009 |
% |
2 010 |
|
Total comércio |
2.603.283 |
26,2 |
3.285.017 |
Comércio de veículos, peças e motocicletas |
413.089 |
34,8 |
556.903 |