Pesquisa Anual do Comércio 2016
Os resultados da PAC, em 2016, apontaram que no Brasil havia de 1,6 milhões de unidades locais com receita de revenda, as quais geraram R$ 3,5 trilhões de receita bruta, com uma margem de comercialização de R$ 736,9 bilhões e 10,0 milhões de pessoas ocupadas no comércio. Na comparação entre 2015 e 2016, os resultados do comércio no País retratam o cenário de crise econômica, com redução de 1,9% e de 2,6% no número de unidades locais com receita de vendas e de pessoas ocupadas, respectivamente. No Centro-Oeste, esse resultado foi ainda pior, com retração de 2,7% no número de unidades locais e de 4,8% no número de pessoas ocupadas. Os resultados para Goiás, nas mesmas variáveis analisadas, também foram negativos, com taxas de -3,6% e -3,5% para unidades locais com receita de revenda e pessoas ocupadas, respectivamente. Apesar disso, verificou-se crescimento nos indicadores de receita bruta de revenda de mercadorias e margem de comercialização, que apresentaram 14,0% e 13,6%, respectivamente, em Goiás.
Quadro 1 – Empresas comerciais Brasil e Região Centro-Oeste: número de unidades locais e pessoal ocupado 2015 – 2016
Localidade |
Unidades locais com receita de revenda |
Pessoas ocupadas 31/12 |
||||||||
2015 |
2016 |
Var (%) |
2015 |
2016 |
Var (%) |
|||||
Absoluto |
% |
Absoluto |
% |
Absoluto |
% |
Absoluto |
% |
|||
Brasil |
1.718.602 |
100 |
1.685.096 |
100 |
-1,9 |
10.295.637 |
100 |
10.030.152 |
100 |
-2,6 |
Região Centro-Oeste |
138.758 |
8,1 |
135.000 |
8,0 |
-2,7 |
855.710 |
8,3 |
814.857 |
8,1 |
-4,8 |
Mato Grosso do Sul |
21.560 |
1,3 |
21.127 |
1,3 |
-2,0 |
131.362 |
1,3 |
126.785 |
1,3 |
-3,5 |
Mato Grosso |
28.717 |
1,7 |
28.451 |
1,7 |
-0,9 |
198.232 |
1,9 |
191.532 |
1,9 |
-3,4 |
Goiás |
64.520 |
3,8 |
62.176 |
3,7 |
-3,6 |
342.116 |
3,3 |
330.299 |
3,3 |
-3,5 |
Distrito Federal |
23.961 |
1,4 |
23.246 |
1,4 |
-3,0 |
184.000 |
1,8 |
166.241 |
1,7 |
-9,7 |
Fonte: Pesquisa Anual de Comércio – PAC/ IBGE.
Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2018.
Quadro 2 – Empresas comerciais Brasil e Região Centro-Oeste: receita bruta de revenda e margem de comercialização 2015 – 2016
Localidade |
Receita bruta de revenda de mercadorias |
Margem de comercialização em empresas comerciais |
||||||||
2015 |
2016 |
Var (%) |
2015 |
2016 |
Var (%) |
|||||
Mil (R$) |
% |
Mil (R$) |
% |
Mil (R$) |
% |
Mil (R$) |
% |
|||
Brasil |
3.418.972.898 |
100 |
3.554.977.476 |
100 |
4,0 |
714.130.903 |
100 |
736.931.265 |
100 |
3,2 |
Região Centro-Oeste |
330.554.506 |
9,7 |
358.252.484 |
10,1 |
8,4 |
63.399.959 |
8,9 |
67.152.322 |
9,1 |
5,9 |
Mato Grosso do Sul |
54.478.478 |
1,6 |
60.578.003 |
1,7 |
11,2 |
10.378.858 |
1,5 |
10.726.911 |
1,5 |
3,4 |
Mato Grosso |
102.151.089 |
3,0 |
116.414.553 |
3,3 |
14,0 |
18.163.271 |
2,5 |
20.628.868 |
2,8 |
13,6 |
Goiás |
111.498.568 |
3,3 |
118.028.455 |
3,3 |
5,9 |
21.382.426 |
3,0 |
22.343.093 |
3,0 |
4,5 |
Distrito Federal |
62.426.371 |
1,8 |
63.231.473 |
1,8 |
1,3 |
13.475.404 |
1,9 |
13.453.450 |
1,8 |
-0,2 |
Fonte: Pesquisa Anual de Comércio – PAC/ IBGE.
Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2018.
Quadro 3 – Empresas comerciais Brasil e Região Centro-Oeste: gastos com salários 2015 – 2016
Localidade |
Gastos com salários, retiradas e outras remunerações em empresas comerciais |
||||
2015 |
2016 |
||||
Mil (R$) |
% |
Mil (R$) |
% |
Var (%) |
|
Brasil |
204.107.914 |
100 |
214.793.087 |
100 |
5,2 |
Região Centro-Oeste |
15.878.575 |
7,8 |
16.851.475 |
7,8 |
6,1 |
Mato Grosso do Sul |
2.445.699 |
1,2 |
2.641.192 |
1,2 |
8,0 |
Mato Grosso |
4.027.654 |
2,0 |
4.379.248 |
2,0 |
8,7 |
Goiás |
6.074.119 |
3,0 |
6.490.285 |
3,0 |
6,9 |
Distrito Federal |
3.331.103 |
1,6 |
3.340.750 |
1,6 |
0,3 |
Fonte: Pesquisa Anual de Comércio – PAC/ IBGE.
Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2018.
PAC Goiás
Em Goiás, a PAC 2016 estimou 62,1 mil unidades locais, as quais geraram R$ 118,0 bilhões de receita bruta, com uma margem de comercialização de 22,3 bilhões e 330,3 mil pessoas ocupadas. Apesar da queda no número de unidades locais e pessoas ocupadas, houve o crescimento da receita bruta e de margem de comercialização, na comparação entre 2015 e 2016.
O comércio de atacado obteve crescimento de 4,6% na receita bruta e de 12,0% na margem de comercialização. Houve, também, um acréscimo no número de unidades locais. Por outro lado, ocorreu uma queda no número de pessoa ocupado de 5,7%.
O segmento de veículos, peças e motocicletas apresentou redução no número de pessoal ocupado (-8,3%) e na receita bruta de vendas (-18,1%). Além disso a margem de comercialização permaneceu constante.
O comércio varejista goiano prevaleceu como o maior representante em termos de valor de margem de comercialização, que corresponde à diferença entre a receita líquida de revenda e o custo das mercadorias revendidas. Refere-se ao resultado obtido pelo esforço de venda de mercadorias, deduzidos os custos de aquisição das mercadorias pelas empresas, passou de 47,5% em 2007, para 50,1% em 2016, representou metade da margem de todo o comércio, ou seja, as vendas que são destinadas ao consumidor final. Igualmente, respondeu por mais de 70,0% da força de trabalho e por mais de 75,0% do número de empresas. Em 2016 comparado a 2015, cresceu a receita bruta de revenda e a margem de comercialização permaneceu estável. Por outro lado, houve queda no número de empresas e no pessoal ocupado.
Quadro 4 – Estado de Goiás: Dados gerais das empresas comerciais 2015-2016
Divisão de comércio |
Número de unidades locais com receita de revenda (Unidades) |
Pessoal ocupado em 31/12 em empresas comerciais (Pessoas) |
Gastos com salários, retiradas e outras remunerações em empresas comerciais (Mil R$) |
Margem de comercialização em empresas comerciais (Mil R$) |
Receita bruta de revenda de mercadorias (Mil R$) |
||||||||||
2015 |
2016 |
Var (%) |
2015 |
2016 |
Var(%) |
2015 |
2016 |
Var (%) |
2015 |
2016 |
Var (%) |
2015 |
2016 |
Var (%) |
|
Total |
64.520 |
62.176 |
– 3,6 |
342.116 |
330.299 |
– 3,5 |
6.074.119 |
6.490.285 |
6,9 |
21.382.426 |
22.343.093 |
4,5 |
111.498.568 |
118.028.455 |
5,9 |
Comércio de veículos, peças e motocicletas |
6.856 |
7.380 |
7,6 |
42.785 |
39.233 |
– 8,3 |
873.538 |
884.764 |
1,3 |
2.483.385 |
2.482.941 |
0,0 |
12.745.215 |
10.433.474 |
-18,1 |
Comércio por atacado |
7.644 |
8.004 |
4,7 |
59.765 |
56.351 |
– 5,7 |
1.451.188 |
1.517.121 |
4,5 |
7.727.378 |
8.668.403 |
12,0 |
50.722.635 |
53.080.901 |
4,6 |
Comércio varejista |
50.020 |
46.792 |
– 6,5 |
239.566 |
234.715 |
– 2,0 |
3.749.393 |
4.088.400 |
9,0 |
11.171.663 |
11.191.749 |
0,2 |
48.030.718 |
54.514.080 |
13,5 |
Fonte: Pesquisa Anual de Comércio – PAC/ IBGE.
Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2018.