Pesquisa Anual do Comércio 2014
Os resultados da PAC, em 2014, apontaram que no Brasil havia 1.793 mil unidades locais, as quais geraram R$ 3,2 trilhões de receita bruta, com uma margem de comercialização de R$ 679,9 bilhões e empregaram 10,7 milhões de pessoas. Ao passo que em Goiás, no mesmo ano, havia 61,7 mil unidades locais, as quais geraram R$ 112,0 bilhões de receita bruta, com uma margem de comercialização de R$ 23,6 bilhões e empregaram 336,4 mil pessoas, conforme a tabela 1 e 2.
Tabela 1 – Empresas comerciais Brasil e Região Centro-Oeste: Número de unidades locais e pessoal ocupado 2013 – 2014
Localidade |
Unidades locais com receita de revenda |
Pessoas ocupadas 31/12 |
|||||||||
2013 |
2014 |
|
2013 |
2014 |
|
||||||
Absoluto |
% |
Absoluto |
% |
Var(%) |
Absoluto |
% |
|
Absoluto |
% |
Var(%) |
|
Brasil |
1.762.251 |
100,0 |
1.793.976 |
100,0 |
1,8 |
10.359.441 |
100,0 |
|
10.698.741 |
100,0 |
3,3 |
Região Centro-Oeste |
137.642 |
7,8 |
141.081 |
7,9 |
2,5 |
857.306 |
8,3 |
|
892.058 |
8,3 |
4,1 |
Mato Grosso do Sul |
22.592 |
1,3 |
22.812 |
1,3 |
0,9 |
137.499 |
1,3 |
|
143.132 |
1,3 |
4,1 |
Mato Grosso |
27.958 |
1,6 |
29.604 |
1,7 |
5,9 |
199.474 |
1,9 |
|
213.263 |
2,0 |
6,9 |
Goiás |
60.602 |
3,4 |
61.720 |
3,4 |
1,8 |
321.067 |
3,1 |
|
336.457 |
3,1 |
4,8 |
Distrito Federal |
26.490 |
1,5 |
26.945 |
1,5 |
1,7 |
199.266 |
1,9 |
|
199.206 |
1,9 |
-0,1 |
Fonte: IBGE
Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016.
Tabela 2 – Empresas comerciais Brasil e Região Centro – Oeste: Receita bruta de revenda e margem de comercialização 2013 – 2014
Localidade |
Receita bruta de revenda de mercadorias |
Margem de comercialização em empresas comerciais |
|||||||||
2013 |
2014 |
|
2013 |
2014 |
|
||||||
Mil (R$) |
% |
Mil (R$) |
% |
Var(%) |
Mil (R$) |
% |
|
Mil (R$) |
% |
Var(%) |
|
Brasil |
2.930.979.792 |
100,0 |
3.263.494.252 |
100,0 |
11,3 |
609.974.243 |
100,0 |
|
679.916.773 |
100,0 |
11,5 |
Região Centro-Oeste |
284.401.225 |
9,7 |
318.962.658 |
9,8 |
12,2 |
54.125.371 |
8,9 |
|
64.371.852 |
9,5 |
18,9 |
Mato Grosso do Sul |
42.500.956 |
1,5 |
49.110.345 |
1,5 |
15,6 |
8.328.212 |
1,4 |
|
9.161.973 |
1,3 |
10,0 |
Mato Grosso |
83.644.449 |
2,9 |
96.282.636 |
3,0 |
15,1 |
14.226.344 |
2,3 |
|
18.008.377 |
2,6 |
26,6 |
Goiás |
98.903.737 |
3,4 |
112.088.466 |
3,4 |
13,3 |
18.758.406 |
3,1 |
|
23.578.069 |
3,5 |
25,7 |
Distrito Federal |
59.352.083 |
2,0 |
61.481.211 |
1,9 |
3,6 |
12.812.409 |
2,1 |
|
13.623.433 |
2,0 |
6,3 |
Fonte: IBGE
Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016.
O crescimento verificado na atividade comercial no Brasil e demais regiões analisadas fez com que houvesse crescimento nos gastos com salários, retiradas e outra remunerações, conforme a tabela 3.
Tabela 3 – Empresas comerciais Brasil e Região Centro-Oeste: Gastos com Salários 2013 – 2014
Localidade |
Gastos com salários, retiradas e outras remunerações em empresas comerciais |
||||
2013 |
2014 |
|
|||
Mil (R$) |
% |
Mil (R$) |
% |
Var(%) |
|
Brasil |
162.567.149 |
100,0 |
186.322.546 |
100,0 |
14,6 |
Região Centro-Oeste |
13.126.447 |
8,1 |
15.013.325 |
8,1 |
14,4 |
Mato Grosso do Sul |
2.103.025 |
1,3 |
2.392.585 |
1,3 |
13,8 |
Mato Grosso |
3.233.827 |
2,0 |
3.856.944 |
2,1 |
19,3 |
Goiás |
4.730.031 |
2,9 |
5.342.748 |
2,9 |
13,0 |
Distrito Federal |
3.059.564 |
1,9 |
3.421.048 |
1,8 |
11,8 |
Fonte: IBGE
Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016.
PAC Goiás
A tabela 4 mostra que na comparação entre 2014 e 2013, no Estado de Goiás, ocorreram crescimentos expressivos na margem de comercialização e de pessoal ocupado no segmento de comércio. Justifica-se o crescimento do pessoal ocupado (4,8%) superior ao do número de unidades locais (1,8%), em razão, dessa atividade ser intensiva em trabalho. Ou seja, o crescimento do setor depende da utilização maior de mão de obra.
O crescimento da margem de comercialização de 25,7% em Goiás foi puxado pelo comércio atacadista (29,7%) e varejista (28,4%), o que revela a eficiência das estratégias competitivas das empresas que atuam no segmento comercial em Goiás, que tem sido capazes de elevar, sobremaneira, suas receitas brutas em relação ao custo produtivo (conforme, tabela 4).
Conforme esperado, a tabela 4 mostra que o comércio varejista continuou sendo o mais numeroso em Goiás, todavia, o comércio atacadista foi o que mais cresceu em números de players atuantes (12,1%), receita bruta (17,1%), margem de comercialização (29,7%) e consequentemente, gastos com salários e retiradas diversas (15,2%).
Tabela 4- Estado de Goiás: Dados gerais das empresas comerciais 2013-2014 |
|||||||||||||||
Divisão de comércio |
Número de unidades locais com receita de revenda (Unidades) |
Pessoal ocupado em 31/12 em empresas comerciais (Pessoas) |
Gastos com salários, retiradas e outras remunerações em empresas comerciais (Mil R$) |
Margem de comercialização em empresas comerciais (Mil R$) |
Receita bruta de revenda de mercadorias (Mil R$) |
||||||||||
2012 |
2013 |
Var(%) |
2012 |
2013 |
Var(%) |
2012 |
2013 |
Var(%) |
2012 |
2013 |
Var(%) |
2012 |
2013 |
Var(%) |
|
Total |
60.602 |
61.720 |
1,8 |
321.067 |
336.457 |
4,8 |
4.730.031 |
5.342.748 |
13,0 |
18.758.406 |
23.578.069 |
25,7 |
98.903.737 |
112.088.466 |
13,3 |
Comércio de veículos, peças e motocicletas |
7.648 |
7.946 |
3,9 |
40.316 |
44.593 |
10,6 |