Competências
Segundo o estabelecido no Decreto nº 10.355, de 5 de Dezembro de 2023, e seus incisos:
Da Diretoria-Executiva do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica – IMB
Art. 29º Compete à Diretoria Executiva do Instituto Mauro Borges – IMB:
I – dar suporte técnico-científico às decisões estratégicas dos órgãos da
administração estadual;
II – monitorar a avaliação de políticas públicas;
III – avaliar a evolução da economia estadual e de seus municípios;
IV – fornecer cenários macroeconômicos e das conjunturas mundial, nacional e regional para verificar as suas implicações sobre a economia goiana;
V – fornecer projeções de indicadores, principalmente macroeconômicos;
VI – fornecer bases de dados estatísticos e geoespaciais, além de registros administrativos procedentes de órgãos públicos;
VII – fornecer informações relativas a geotecnologias do Estado; e
VIII – formar e aperfeiçoar pesquisadores e técnicos da área.
Parágrafo único. Além das competências constantes do caput deste artigo, compete à Diretoria Executiva do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica – IMB exercer as funções de organização, coordenação e supervisão técnica das seguintes unidades:
I – Assessoria Executiva do IMB;
II – Superintendência de Inteligência de Dados e Geotecnologias;
III – Gerência de Dados e Estatísticas;
IV – Gerência de Geotecnologias;
V – Superintendência de Estudos Sociais e Ambientais;
VI – Gerência de Estudos sobre Pobreza e Desigualdades;
VII – Gerência de Estudos Ambientais e Agronegócio;
VIII – Superintendência de Estudos e Projeções Macroeconômicas;
IX – Gerência de Indicadores Conjunturais e Estruturais; e
X – Gerência de Projeções Macroeconômicas.
Institucional
O Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB) atua na produção e sistematização de informações sobre aspectos socioeconômicos, na divisão administrativa e territorial de Goiás e na documentação geográfica e cartográfica do estado. Sua atuação inclui a elaboração de estudos socioeconômicos, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas, o assessoramento técnico e a análise de indicadores da economia goiana. O Instituto também disponibiliza bases de dados estatísticos, geográficos e cartográficos, contribuindo para o fortalecimento da área de geoprocessamento em Goiás.
O IMB também integra o Comitê Gestor do Fundo de Estabilização Econômica de Goiás (CGFEG), criado pela Lei Complementar nº 208/2025. O Instituto é responsável pelo cálculo e publicação anual do Resultado Fiscal Estrutural (RFE), previsto no Decreto nº 10.722/2025 – um indicador essencial para liberar o uso dos recursos do Fundo de Estabilização Econômica de Goiás em situações excepcionais, como crises fiscais e fiscais. Além disso, com o Decreto nº 10.728/2025, o IMB também assume a coordenação técnica do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CAP), sendo responsável por liderar os grupos técnicos, elaborar relatórios avaliativos e garantir a infraestrutura necessária para o funcionamento do conselho.
Estudantes do ensino médio, universitários, pós-graduandos, doutorandos, professores, empresários, jornalistas e diversos outros profissionais utilizam o IMB como referência na busca por informações qualificadas em diferentes áreas do conhecimento.
Saiba mais sobre o IMB:
- rank_math_internal_links_processed: 1
- teste-campo:
- tpg-post-view-count: 212
- rank_math_seo_score: 17
- rank_math_primary_category: 682