O comércio varejista ampliado goiano registra a quinta taxa positiva do ano, 9,6%
O comércio varejista no Estado de Goiás em agosto de 2011 apresentou resultado positivo, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O comércio varejista goiano obteve em agosto um ganho de 8,7% em volume de vendas, acumulando no ano 8,5% e em 12 meses 9,8%. Em termos de receita nominal de vendas o resultado foi de 14,2%, comparado ao mês de agosto do ano 2010, acumulando do ano 13,2% e em 12 meses 14,1%.
Para o Comércio varejista ampliado, que é composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção, o incremento no volume em agosto de 2011 em relação ao mesmo mês do ano anterior foi de 9,6%, e no acumulado do ano foi de 10,8% e em 12 meses 13,1%. Em termos de receita nominal de vendas, apresentou um resultado no mês de agosto/11 de 12,0%, superior ao apresentado em agosto de 2010, no ano o acumulado está em 12,9% e em 12 meses, 15,2%.
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2011 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)
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Segmentos
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Variação (%)
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|||||||||
Brasil
|
Goiás
|
|||||||||
Variação Mensal
|
Acumulado
|
Variação Mensal
|
Acumulado
|
|||||||
No Ano
|
12 Meses
|
No Ano
|
12 Meses
|
|||||||
jun/11
|
jul/11
|
ago/11
|
jun/11
|
jul/11
|
ago/11
|
|||||
Comércio Varejista Geral
|
7,1
|
7,1
|
6,2
|
7,2
|
8,2
|
8,2
|
6,5
|
8,7
|
8,5
|
9,8
|
Combustíveis e lubrificantes
|
1,3
|
0,7
|
1,6
|
2,4
|
3,9
|
-3,7
|
-11,8
|
-7,3
|
-1,6
|
1,0
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
|
2,7
|
4,6
|
3,7
|
4,0
|
5,0
|
8,5
|
8,3
|
10,1
|
7,8
|
7,4
|
Hipermercados e supermercados
|
2,6
|
4,6
|
3,7
|
3,9
|
4,9
|
8,7
|
8,5
|
10,3
|
8,0
|
7,6
|
Tecidos, vestuário e calçados
|
11,3
|
1,4
|
0,9
|
5,9
|
7,6
|
21,0
|
8,6
|
6,8
|
11,4
|
12,2
|
Móveis e eletrodomésticos
|
16,4
|
21,1
|
16,9
|
18,1
|
17,8
|
5,5
|
8,2
|
11,9
|
8,9
|
11,7
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos
|
12,8
|
10,4
|
9,3
|
10,4
|
11,0
|
21,8
|
18,3
|
15,7
|
19,5
|
21,5
|
Livros, jornais, revistas e papelaria
|
9,0
|
6,8
|
5,2
|
8,0
|
11,3
|
33,3
|
22,5
|
15,9
|
16,1
|
9,8
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação
|
34,7
|
16,2
|
25,3
|
16,2
|
18,6
|
-0,8
|
-34,9
|
-17,9
|
9,3
|
13,7
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico
|
3,2
|
2,9
|
1,7
|
5,4
|
7,6
|
5,3
|
1,5
|
3,9
|
9,2
|
11,5
|
Comércio varejista ampliado geral
|
9,3
|
7,2
|
5,3
|
8,4
|
9,7
|
10,1
|
5,3
|
9,6
|
10,8
|
13,1
|
Veículos, motocicletas, partes e peças
|
12,6
|
7,5
|
3,7
|
10,2
|
12,2
|
11,8
|
3,8
|
9,9
|
13,4
|
16,9
|
Material de construção
|
13,4
|
6,4
|
6,6
|
10,8
|
12,0
|
12,3
|
8,4
|
13,5
|
9,2
|
10,2
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio
|
Elaboração: Gerência de Contas Regionais e Indicadores
O gráfico 1 mostra a média móvel de três meses para volume de vendas, após uma desaceleração na passagem de junho/11 para julho/11, houve recuperação em agosto/11. A média móvel de 12 meses e o acumulado de 12 meses reflete uma leve tendência de queda.
O gráfico 2 apresenta a média móvel de três meses, em relação à receita nominal, onde é possível observar um ganho marginal em agosto/11 em relação ao mês de julho/11. Observa-se também que a média móvel dos 12 meses e o acumulado nos 12 meses tiveram pequeno ganho no mês de agosto/11. (Gráfico 2).
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2011 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)
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Atividades
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Variação (%)
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|||||||||
Brasil
|
Goiás
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|||||||||
Variação Mensal
|
Acumulado
|
Variação Mensal
|
Acumulado
|
|||||||
No Ano
|
12 Meses
|
No Ano
|
12 Meses
|
|||||||
jun/11
|
jul/11
|
ago/11
|
jun/11
|
jul/11
|
ago/11
|
|||||
Comércio Varejista Geral
|
12,1
|
12,5
|
12,3
|
12,3
|
13,1
|
13,6
|
11,9
|
14,2
|
13,2
|
14,1
|
Combustíveis e lubrificantes
|
10,7
|
10,8
|
10,7
|
10,2
|
9,7
|
18,9
|
9,0
|
10,5
|
15,5
|
12,4
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
|
10,4
|
12,9
|
13,0
|
11,7
|
12,4
|
16,2
|
16,3
|
18,9
|
15,8
|
15,2
|
Hipermercados e supermercados
|
10,2
|
12,7
|
12,9
|
11,5
|
12,1
|
16,3
|
16,4
|
19,0
|
15,9
|
15,4
|
Tecidos, vestuário e calçados
|
20,5
|
10,0
|
10,3
|
14,0
|
14,9
|
29,2
|
15,8
|
15,3
|
17,7
|
17,0
|
Móveis e eletrodomésticos
|
12,3
|
16,0
|
14,6
|
14,9
|
16,2
|
-1,8
|
2,3
|
6,9
|
3,1
|
7,7
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos
|
17,4
|
15,1
|
13,9
|
14,6
|
15,0
|
24,1
|
19,6
|
17,6
|
21,9
|
24,1
|
Livros, jornais, revistas e papelaria
|
13,7
|
12,7
|
10,2
|
12,4
|
15,5
|
36,7
|
25,7
|
19,0
|
18,5
|
11,9
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação
|
14,8
|
-1,0
|
8,1
|
0,6
|
4,3
|
-2,6
|
-38,2
|
-22,3
|
0,1
|
1,9
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico
|
9,7
|
9,5
|
8,6
|
11,7
|
14,1
|
13,4
|
9,8
|
13,5
|
16,5
|
18,7
|
Comércio varejista ampliado geral
|
11,8
|
10,0
|
8,8
|
11,3
|
12,7
|
11,7
|
8,2
|
12,0
|
12,9
|
15,2
|
Veículos, motocicletas, partes e peças
|
9,9
|
5,1
|
2,1
|
8,6
|
11,1
|
8,4
|
2,8
|
8,3
|
12,0
|
16,1
|
Material de construção
|
17,5
|
10,0
|
10,4
|
15,2
|
16,7
|
18,6
|
14,4
|
18,9
|
15,9
|
17,5
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio
|
Elaboração: Gerência de Contas Regionais e Indicadores
Resultados Setoriais do Comércio Varejista Goiano
Dentre os dez setores observados em relação a volume de vendas, apenas dois apresentaram resultados negativos na comparação com igual período do ano anterior. Sendo assim, merecem destaque a atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria, com crescimento de 15,9%; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos 15,7%; Material de construção 13,5%; Móveis e eletrodomésticos 11,9%; Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo 10,1%; Veículos e motos, partes e peças 9,9%; Tecidos, vestuário e calçados 6,8%; Outros artigos de uso pessoal e doméstico 3,9%. As variações negativas ocorreram em Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-17,9%) e Combustíveis e lubrificantes (-7,3%).
O melhor resultado foi obtido pelo segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria, com 15,9% em volume e 19,0% em receita nominal. A melhoria do poder de compra da população e a diversificação da linha de produtos ofertados são as justificativas para o bom desempenho desse setor.
O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou uma elevação de 10,1% no volume de vendas em relação ao mês de agosto de 2010, ocasionando uma elevação da receita nominal de vendas da ordem de 18,9%. Esse desempenho é reflexo da melhoria da renda, que incide diretamente sobre os padrões de consumo da população, que demanda produtos de melhor qualidade e em maior quantidade, impactando diretamente na elevação da receita desse setor.
A atividade de comércio de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, apresentou decréscimo no volume de vendas de -17,9% sobre igual mês do ano anterior, com taxa acumulada no ano de 9,3% e nos 12 meses de 13,7%. O desempenho desse setor em Goiás foi inferior ao do País, o qual apresentou excelentes resultados em termos de volume e receita de vendas, ocasionados pelo aumento da massa de rendimentos dos trabalhadores e do crédito, além da popularização dos serviços de informação.
O setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos apresentou um acréscimo em volume de 15,7%, superior ao observado no mesmo mês do ano anterior. O incremento da receita foi de 17,6%, no acumulado do ano 21,9% e no período de 12 meses 24,1%. O bom desempenho deste segmento é explicado pelo crescimento da oferta de medicamentos genéricos, que tem um preço mais acessível e tende a crescer com o aumento do poder de compra do consumidor, conjugado à essencialidade do produto.
A atividade de Materiais de construção, que compõe o comércio varejista ampliado, apresentou na comparação entre agosto de 2011, contra agosto de 2010, taxa de 13,5% e no acumulado do ano e 12 meses, 9,2% e 10,2%, respectivamente em termos de volume. Ao comparar a receita, as taxas observadas foram de 18,9%, 15,9% e 17,5% na mesma ordem. O setor vem recebendo forte apoio do Governo Federal por meio dos programas de moradia, e oferta de crédito destinado ao financiamento para obtenção da casa própria, contribuindo para o bom desempenho do setor.
O comércio varejista em Goiás vem apresentando resultados positivos, em agosto de 2011 completou a quinto mês em que o comércio varejista ampliado goiano apresentou resultado positivo. A comemoração do dia dos pais foi um dos fatores que contribuíram para impulsionar as vendas naquele mês, sempre nas datas comemorativas as vendas tendem a aumentar.
Enfim, o crescimento das vendas em Goiás vem se sustentando por um conjunto de fatores, dentre os quais, a expansão do crédito para financiamentos, a ampliação dos prazos de parcelamento, a melhoria do rendimento dos consumidores, essencialmente daqueles de menor poder aquisitivo e, principalmente, o aumento do emprego formal no estado. É importante destacar que, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), de janeiro a agosto de 2011, o segmento varejista apresentou um saldo de emprego de 7.863 postos de trabalho o que corresponde a 78,2% do total do saldo do setor do comércio e 8,5% de todos os postos de trabalhos gerados em Goiás.
Equipe de Conjuntura da Segplan:
Dinamar Ferreira Marques
Eduiges Romanatto
Fernanda Cristina Gomide Pereira
Juliana Dias Lopes
Luciano Ferreira da Silva
Marcos Fernando Arriel
Maria de Fátima Mendonça Faleiro Rocha