Mauro Borges, o pioneiro do Planejamento em Goiás
Filho do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira, Mauro Borges Teixeira nasceu em 15 de fevereiro de 1920 em Rio Verde, Goiás, e presenciou toda luta política de seu pai durante o período da Revolução de 1930, da construção de Goiânia e da resistência ao movimento paulista de 1932. Iniciou sua carreira política em 1958, como deputado federal. Em 1961, foi eleito governador, implementando ações modernizadoras na administração pública estadual. Responsável por adotar, pela primeira vez, o planejamento como instrumento de gestão pública, criou no estado a primeira Secretaria de Planejamento e Coordenação, iniciativa pioneira no país. Em seu governo, elaborou e implementou o 1º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico, conhecido por Plano MB, marco na história goiana e que integrou Goiás no cenário econômico nacional.
Mauro Borges criou órgãos em áreas vitais para o desenvolvimento administrativo do estado, como o Consórcio de Empresas de Rádio Difusão do Estado (CERNE), Consorcio Rodoviário Intermunicipal (CRISA), a Organização de Saúde do Estado de Goiás (OSEGO), a Indústria Química do Estado de Goiás (IQUEGO) e a Metais de Goiás (METAGO).
Em 1964, depois da intervenção federal em Goiás, renunciou ao Governo. Em 1990, conquistou seu segundo mandato de deputado federal e ao fim do mandato deixou definitivamente a vida pública. Mauro Borges é sempre lembrado com carinho e orgulho pelos goianos, que reconhecem nele o pioneirismo daqueles que lançaram as bases para o desenvolvimento social e econômico do estado. Com ele, Goiás conheceu a importância de se planejar para se avançar e progredir.