Livros e jornais lideram as vendas do comércio varejista goiano (86,1%)
De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o mês de junho de 2012, o Estado de Goiás obteve acréscimo de 11,6% em volume de vendas em relação a junho de 2011, no ano houve um ganho de 9,3%, e no acumulado de 12 meses, 7,7%. No contexto nacional, na mesma base de comparação, o resultado em volume no mês apresentou acréscimo de 9,5%, no acumulado no ano, 9,1%, e nos 12 meses, 7,5%, consequência dos resultados positivos obtidos pelos Estados do Paraná (11,3%), Rio Grande do Sul (9,6%), Minas Gerais (10,4%), São Paulo (8,7%) e Rio de Janeiro (6,6%).
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
abr/12 |
mai/12 |
jun/12 |
abr/12 |
mai/12 |
jun/12 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
6,0 |
8,3 |
9,5 |
9,1 |
7,5 |
10,1 |
9,5 |
11,6 |
9,3 |
7,7 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
6,2 |
7,2 |
6,8 |
4,7 |
2,5 |
-0,4 |
-4,0 |
1,9 |
-4,3 |
-6,9 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
3,6 |
8,8 |
11,3 |
9,6 |
6,8 |
6,6 |
9,7 |
12,0 |
9,6 |
8,9 |
|
Hipermercados e supermercados |
3,9 |
8,9 |
11,8 |
10,0 |
7,0 |
7,4 |
10,8 |
13,1 |
10,5 |
9,4 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-1,4 |
4,0 |
0,3 |
1,1 |
0,7 |
0,1 |
9,7 |
-4,2 |
-0,2 |
1,5 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
12,5 |
9,3 |
15,8 |
14,1 |
14,9 |
20,4 |
15,5 |
17,7 |
16,2 |
12,1 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
9,3 |
12,3 |
11,3 |
10,9 |
9,9 |
9,9 |
16,1 |
14,1 |
13,0 |
12,4 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-4,0 |
2,0 |
9,6 |
4,0 |
3,6 |
45,2 |
69,1 |
86,1 |
49,5 |
32,2 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
33,2 |
17,2 |
-14,6 |
17,9 |
20,9 |
48,6 |
12,1 |
20,7 |
16,4 |
2,8 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
2,6 |
8,2 |
6,7 |
7,5 |
4,5 |
4,3 |
16,1 |
19,2 |
14,7 |
8,8 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
2,9 |
4,9 |
12,3 |
7,0 |
5,7 |
0,1 |
5,5 |
13,2 |
5,8 |
4,6 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-4,6 |
-0,7 |
19,8 |
3,0 |
2,0 |
-12,0 |
2,4 |
14,9 |
1,9 |
0,8 |
|
Material de construção |
13,0 |
4,3 |
0,5 |
9,3 |
7,7 |
8,8 |
1,2 |
13,6 |
9,1 |
9,0 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012 |
Em relação ao comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais para construção, em junho do corrente ano, o incremento foi de 13,2% no volume de vendas e 4,6% no acumulado de 12 meses. A receita nominal cresceu 12,7% no mês e 6,0% em doze meses.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista 2012 |
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Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
abr/12 |
mai/12 |
jun/12 |
abr/12 |
mai/12 |
jun/12 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
7,5 |
10,9 |
12,8 |
12,1 |
11,5 |
9,9 |
11,0 |
13,6 |
11,7 |
10,8 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
1,7 |
2,7 |
5,9 |
4,8 |
6,8 |
-9,4 |
-13,5 |
-2,7 |
-6,7 |
-1,9 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
8,9 |
14,4 |
18,0 |
15,5 |
13,6 |
12,0 |
15,7 |
19,7 |
15,8 |
15,4 |
|
Hipermercados e supermercados |
9,0 |
14,5 |
18,3 |
15,7 |
13,7 |
12,8 |
16,7 |
20,6 |
16,6 |
15,8 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
2,1 |
7,4 |
2,5 |
5,1 |
7,3 |
5,7 |
12,2 |
-3,4 |
4,0 |
7,7 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
8,1 |
5,8 |
10,9 |
10,2 |
11,0 |
14,5 |
13,9 |
16,4 |
13,8 |
8,0 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
11,9 |
14,5 |
13,1 |
13,7 |
13,7 |
11,4 |
17,0 |
14,9 |
14,6 |
14,3 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-2,5 |
3,1 |
10,2 |
6,3 |
7,4 |
49,2 |
72,5 |
89,4 |
53,2 |
35,9 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
21,1 |
8,8 |
-19,6 |
8,1 |
7,5 |
27,0 |
-2,5 |
4,6 |
4,1 |
-6,8 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
5,3 |
11,0 |
9,2 |
10,3 |
9,1 |
7,6 |
19,3 |
22,9 |
18,5 |
14,5 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
3,7 |
6,5 |
12,4 |
8,5 |
7,8 |
-0,1 |
5,3 |
12,07 |
6,5 |
6,0 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-5,8 |
-1,9 |
13,9 |
0,9 |
0,2 |
-14,3 |
-1,2 |
9,7 |
-1,1 |
-1,0 |
|
Material de construção |
15,3 |
6,9 |
2,8 |
11,7 |
10,5 |
14,1 |
5,6 |
19,5 |
14,8 |
14,5 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012 |
Resultados por segmento do comércio varejista e varejista ampliado
No mês de junho, entre as dez atividades consideradas, apenas a de tecidos, vestuário e calçados teve variação negativa 4,2%. As variações positivas foram constatadas nos seguintes seguimentos: livros, jornais, revistas e papelaria (86,1%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (20,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (19,2%); móveis e eletrodomésticos (17,7%); veículos, motocicletas, partes e peças (14,9%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (14,1%); material de construção (13,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (12,0%); e combustíveis e lubrificantes (1,9%).
O segmento de tecidos, vestuários e calçados obteve variação negativa para volume de vendas de -4,2%, na comparação entre junho e igual período do ano anterior, no acumulado de 12 meses, a variação foi de 1,5%. Na receita nominal de vendas apresentou maior queda (-3,4%), na mesma base de comparação. Este resultado pode ser explicado pelo comportamento crescente dos preços (variação de 7,45% no grupo Vestuário – segundo o IPC Goiânia), ao longo do ano.
O segmento de livros, jornais, revistas e papelaria apresentou pelo quinto mês consecutivo o melhor resultado entre as atividades observadas, com 86,1% em volume e 89,4% em receita nominal. A explicação para as elevadas taxas do segmento decorre de instalação em Goiás de grandes empresas do ramo, que também atuam em outras unidades da federação, e também pelo incremento na diversificação da linha de produtos, especialmente de suprimentos de informática.
O segmento de combustíveis e lubrificantes apresentou pela primeira vez no ano taxa positiva no volume comercializado, com variação de 1,9%, em relação a junho de 2011, no semestre, a taxa de variação foi de -4,3% e nos últimos 12 meses de -6,9%. O aumento do volume comercializado pode ser atribuído à queda de preços nos combustíveis, que obteve variação de -0,7% nos últimos 12 meses, confirmada pelo levantamento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses.
No segmento de veículos, motocicletas, partes e peças foi verificado crescimento na taxa de volume 14,9% e receita de vendas 9,7%, em relação a junho de 2011. O resultado positivo reflete os efeitos da medida de redução de IPI, tomado pelo governo Federal, em maio do corrente ano, que abaixou os preços dos veículos, estimulou a demanda e trouxe dinamismo para o mercado.
O comércio varejista goiano apresentou no primeiro semestre crescimento para volume e receita de vendas, o que possibilitou ao estado ter taxas acima da média nacional. No mês de junho apenas a atividade de tecidos, vestuários e calçados obteve variação negativa resultante do aumento dos preços, os demais segmentos experimentaram incremento ocasionado pela manutenção dos ganhos de rendimento dos trabalhadores e também por medidas de auxílio do governo.
Equipe de Conjuntura do IMB:
Dinamar Maria Ferreira Marques
Eduiges Romanatto
Juliana Dias Lopes
Luciano Ferreira da Silva
Marcos Fernando Arriel