Livros e jornais lideram as vendas do comércio varejista goiano (86,1%)



De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o mês de junho de 2012, o Estado de Goiás obteve acréscimo de 11,6% em volume de vendas em relação a junho de 2011, no ano houve um ganho de 9,3%, e no acumulado de 12 meses, 7,7%. No contexto nacional, na mesma base de comparação, o resultado em volume no mês apresentou acréscimo de 9,5%, no acumulado no ano, 9,1%, e nos 12 meses, 7,5%, consequência dos resultados positivos obtidos pelos Estados do Paraná (11,3%), Rio Grande do Sul (9,6%), Minas Gerais (10,4%), São Paulo (8,7%) e Rio de Janeiro (6,6%).

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12       Meses

 

abr/12

mai/12

jun/12

abr/12

mai/12

jun/12

 

Comércio Varejista Geral

6,0

8,3

9,5

9,1

7,5

10,1

9,5

11,6

9,3

7,7

 

Combustíveis e lubrificantes

6,2

7,2

6,8

4,7

2,5

-0,4

-4,0

1,9

-4,3

-6,9

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

3,6

8,8

11,3

9,6

6,8

6,6

9,7

12,0

9,6

8,9

 

Hipermercados e supermercados

3,9

8,9

11,8

10,0

7,0

7,4

10,8

13,1

10,5

9,4

 

Tecidos, vestuário e calçados

-1,4

4,0

0,3

1,1

0,7

0,1

9,7

-4,2

-0,2

1,5

 

Móveis e eletrodomésticos

12,5

9,3

15,8

14,1

14,9

20,4

15,5

17,7

16,2

12,1

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

9,3

12,3

11,3

10,9

9,9

9,9

16,1

14,1

13,0

12,4

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

-4,0

2,0

9,6

4,0

3,6

45,2

69,1

86,1

49,5

32,2

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

33,2

17,2

-14,6

17,9

20,9

48,6

12,1

20,7

16,4

2,8

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

2,6

8,2

6,7

7,5

4,5

4,3

16,1

19,2

14,7

8,8

 

Comércio varejista ampliado geral

2,9

4,9

12,3

7,0

5,7

0,1

5,5

13,2

5,8

4,6

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-4,6

-0,7

19,8

3,0

2,0

-12,0

2,4

14,9

1,9

0,8

 

Material de construção

13,0

4,3

0,5

9,3

7,7

8,8

1,2

13,6

9,1

9,0

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio

 Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012

 

 

 

Em relação ao comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e materiais para construção, em junho do corrente ano, o incremento foi de 13,2% no volume de vendas e 4,6% no acumulado de 12 meses. A receita nominal cresceu 12,7% no mês e 6,0% em doze meses.

 

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista 2012
(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12    Meses

No    Ano

12    Meses

 

abr/12

mai/12

jun/12

abr/12

mai/12

jun/12

 

Comércio Varejista Geral

7,5

10,9

12,8

12,1

11,5

9,9

11,0

13,6

11,7

10,8

 

Combustíveis e lubrificantes

1,7

2,7

5,9

4,8

6,8

-9,4

-13,5

-2,7

-6,7

-1,9

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

8,9

14,4

18,0

15,5

13,6

12,0

15,7

19,7

15,8

15,4

 

Hipermercados e supermercados

9,0

14,5

18,3

15,7

13,7

12,8

16,7

20,6

16,6

15,8

 

Tecidos, vestuário e calçados

2,1

7,4

2,5

5,1

7,3

5,7

12,2

-3,4

4,0

7,7

 

Móveis e eletrodomésticos

8,1

5,8

10,9

10,2

11,0

14,5

13,9

16,4

13,8

8,0

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

11,9

14,5

13,1

13,7

13,7

11,4

17,0

14,9

14,6

14,3

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

-2,5

3,1

10,2

6,3

7,4

49,2

72,5

89,4

53,2

35,9

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

21,1

8,8

-19,6

8,1

7,5

27,0

-2,5

4,6

4,1

-6,8

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

5,3

11,0

9,2

10,3

9,1

7,6

19,3

22,9

18,5

14,5

 

Comércio varejista ampliado geral

3,7

6,5

12,4

8,5

7,8

-0,1

5,3

12,07

6,5

6,0

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-5,8

-1,9

13,9

0,9

0,2

-14,3

-1,2

9,7

-1,1

-1,0

 

Material de construção

15,3

6,9

2,8

11,7

10,5

14,1

5,6

19,5

14,8

14,5

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio

Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012

 

 

 

Resultados por segmento do comércio varejista e varejista ampliado

 

No mês de junho, entre as dez atividades consideradas, apenas a de tecidos, vestuário e calçados teve variação negativa 4,2%.  As variações positivas foram constatadas nos seguintes seguimentos: livros, jornais, revistas e papelaria (86,1%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (20,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (19,2%); móveis e eletrodomésticos (17,7%); veículos, motocicletas, partes e peças (14,9%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (14,1%); material de construção (13,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (12,0%); e combustíveis e lubrificantes (1,9%).

O segmento de tecidos, vestuários e calçados obteve variação negativa para volume de vendas de -4,2%, na comparação entre junho e igual período do ano anterior, no acumulado de 12 meses, a variação foi de 1,5%.  Na receita nominal de vendas apresentou maior queda (-3,4%), na mesma base de comparação. Este resultado pode ser explicado pelo comportamento crescente dos preços (variação de 7,45% no grupo Vestuário – segundo o IPC Goiânia), ao longo do ano.

O segmento de livros, jornais, revistas e papelaria apresentou pelo quinto mês consecutivo o melhor resultado entre as atividades observadas, com 86,1% em volume e 89,4% em receita nominal.  A explicação para as elevadas taxas do segmento decorre de instalação em Goiás de grandes empresas do ramo, que também atuam em outras unidades da federação, e também pelo incremento na diversificação da linha de produtos, especialmente de suprimentos de informática.

O segmento de combustíveis e lubrificantes apresentou pela primeira vez no ano taxa positiva no volume comercializado, com variação de 1,9%, em relação a junho de 2011, no semestre, a taxa de variação foi de -4,3% e nos últimos 12 meses de -6,9%. O aumento do volume comercializado pode ser atribuído à queda de preços nos combustíveis, que obteve variação de -0,7% nos últimos 12 meses, confirmada pelo levantamento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses.

No segmento de veículos, motocicletas, partes e peças foi verificado crescimento na taxa de volume 14,9% e receita de vendas 9,7%, em relação a junho de 2011. O resultado positivo reflete os efeitos da medida de redução de IPI, tomado pelo governo Federal, em maio do corrente ano, que abaixou os preços dos veículos, estimulou a demanda e trouxe dinamismo para o mercado.

O comércio varejista goiano apresentou no primeiro semestre crescimento para volume e receita de vendas, o que possibilitou ao estado ter taxas acima da média nacional. No mês de junho apenas a atividade de tecidos, vestuários e calçados obteve variação negativa resultante do aumento dos preços, os demais segmentos experimentaram incremento ocasionado pela manutenção dos ganhos de rendimento dos trabalhadores e também por medidas de auxílio do governo.

 

 

 

 

Equipe de Conjuntura do IMB:

Dinamar Maria Ferreira Marques

Eduiges Romanatto

Juliana Dias Lopes

Luciano Ferreira da Silva

Marcos Fernando Arriel

Governo na palma da mão

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