IMB firma parceria com instituto europeu para aprimorar novos indicadores econômicos
O Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB) firmou parceria técnica com o Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal, órgão oficial de estatísticas do país e uma das instituições mais respeitadas da Europa. O objetivo é aprimorar a produção de dados econômicos em Goiás, com foco inicial na criação de indicadores como a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) e os Indicadores de Confiança da Indústria.
A proposta foi apresentada em reunião virtual no mês de julho e aprovada pelo setor de parcerias do INE nesta quarta-feira (6/8). A iniciativa marca um avanço na produção estatística estadual, ao alinhar metodologias locais aos padrões internacionais de excelência.
“Estamos buscando o que há de melhor no mundo para aprimorar nossas ferramentas de análise. Essa cooperação internacional não apenas nos dará indicadores mais precisos, mas também fortalecerá a credibilidade de Goiás junto a investidores nacionais e internacionais, mostrando que nosso estado trabalha com dados e metodologias de padrão global”, afirma o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo.
Com o apoio do INE, o IMB irá desenvolver indicadores robustos e inéditos em nível estadual. Entre eles, o FBCF, que representa os investimentos produtivos em bens de capital, como máquinas e infraestrutura e que, atualmente, não é calculado pelo IBGE com recorte estadual.
Outro foco da parceria está nos Indicadores de Confiança da Indústria, que vão funcionar como um termômetro da percepção dos empresários goianos sobre o ambiente econômico. O objetivo é captar expectativas em temas como crédito, produção, regulamentação e investimentos, ampliando a base de dados estratégicos para o setor público e privado.
Durante o encontro com o INE, o plano de trabalho do IMB foi apresentado e elogiado pela ambição e qualidade técnica. A parceria prevê troca contínua de experiências e apoio metodológico por parte da equipe portuguesa.


