Goiás representou 50% do comércio do Centro-Oeste em 2012


A Pesquisa Anual do Comércio (PAC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é a consolidação dos dados referente ao desempenho do segmento formal do comércio brasileiro. A pesquisa é relevante para a compreensão da dinâmica do comércio sob a perspectiva da oferta, uma vez que o setor emprega uma parcela expressiva da população e contribui em grande medida na composição do Produto Interno Bruto – PIB.

O setor comercial abrange os segmentos de: veículos automotores, peças e motocicletas; comércio por atacado e comércio varejista. O segmento atacadista funciona como distribuidor ou intermediário no processo produtivo, revendendo a varejistas, estabelecimentos agropecuários, cooperativas e agentes produtores em geral (empresariais e institucionais). É formado por empresas de maior porte. Já o comércio varejista caracteriza-se por um elevado número de estabelecimentos, a maioria de pequeno porte em termos de número de pessoal ocupado, cujas vendas são destinadas ao consumo das famílias. Já o comércio de veículos, peças e motocicletas é composto tanto por empresas atacadistas, como varejistas.

Os resultados da PAC, em 2012, apontaram que no Brasil havia 1.729 mil unidades locais, as quais geraram R$ 2,6 trilhões de receita bruta, com uma margem de comercialização de R$ 543,0 bilhões e ocuparam 10,2 milhões de pessoas. Ao passo que em Goiás, no mesmo ano, havia 65,9 mil unidades locais, com a atividade de revenda de mercadorias, as quais geraram R$ 90,6 bilhões de receita bruta, com uma margem de comercialização de 16,7 bilhões e ocuparam 337,8 mil pessoas (Tabela 1 e 2).

No tocante ao desembolso com salários da atividade comercial brasileira, em 2012, chegou a R$ 150,8 bilhões, contra R$ 127,4 bilhões em 2011, com um aumento nominal de 18,4%. Para o Estado de Goiás, o gasto atingiu R$ 4,3 bilhões e cresceu 21,0%, na passagem de 2011 para 2012, variação acima da média nacional, conforme Tabela 3.

 

 

Tabela 1 – Empresas comerciais Brasil e Região Centro-Oeste: Número de unidades locais e pessoal ocupado 2011 – 2012

Localidade

Número de unidades locais com receita de revenda

Pessoal ocupado em 31/12 em empresas comerciais

2011

2012

2011

2012

Unidades

%

Unidades

%

Pessoas

%

Pessoas

%

Brasil

1.700.929

100

1.729.236

100

9.606.085

100

10.223.653

100

Região Centro-Oeste

135.932

8,0

139.962

8,1

804.340

8,4

835.242

8,2

Mato Grosso do Sul

20.898

1,2

20.964

1,2

123.872

1,3

128.870

1,3

Mato Grosso

27.750

1,6

24.575

1,4

181.080

1,9

178.257

1,7

Goiás

60.751

3,6

65.894

3,8

309.030

3,2

337.804

3,3

Distrito Federal

26.533

1,6

28.529

1,6

190.358

2,0

190.311

1,9

Fonte: IBGE.

Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014.

 

 

 

Tabela 2 – Empresas comerciais Brasil e Região Centro – Oeste: Receita bruta de revenda e margem de comercialização 2011 – 2012

Localidade

Receita bruta de revenda de mercadorias

Margem de comercialização em empresas comerciais

2011

2012

2011

2012

Mil Reais

%

Mil Reais

%

Mil Reais

%

Mil Reais

%

Brasil

2.304.190.508

100

2.691.883.687

100

449.601.200

100

543.016.526

100,00

Região Centro-Oeste

212.114.500

9,2

248.046.841

9,2

40.128.243

8,9

48.089.186

8,9

Mato Grosso do Sul

31.450.319

1,4

37.167.396

1,4

5.643.778

1,3

6.708.970

1,2

Mato Grosso

53.587.095

2,3

66.817.392

2,5

10.666.886

2,4

12.567.033

2,3

Goiás

77.320.220

3,4

90.585.702

3,4

13.674.765

3,0

16.759.805

3,1

Distrito Federal

49.756.866

2,2

53.476.351

2,0

10.142.814

2,3

12.053.378

2,2

Fonte: IBGE.

Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014.

 

 

 

Tabela 3 – Empresas comerciais Brasil e Região Centro-Oeste: Gastos com Salários 2011 – 2012

Localidade

Gastos com salários, retiradas e outras remunerações em empresas comerciais

2011

2012

 Gasto (Mil Reais)

%

 Gasto (Mil Reais)

%

Brasil

127.415.204

100

150.882.803

100

Região Centro-Oeste

10.130.892

8,0

11.759.649

7,8

Mato Grosso do Sul

1.554.122

1,2

1.760.927

1,2

Mato Grosso

2.449.536

1,9

2.703.255

1,8

Goiás

3.581.972

2,8

4.333.055

2,9

Distrito Federal

2.545.262

2,0

2.962.412

2,0

Fonte: IBGE.

Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014.

 

 

 

PAC Goiás

A Pesquisa Anual de Comércio – PAC tem por objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista e varejista no País, bem como o comportamento deste segmento em cada unidade da federação, acompanhando suas transformações no tempo. Integra o âmbito da PAC as empresas que têm a revenda de mercadorias como principal atividade e estão classificadas em comércio. A pesquisa analisou três segmentos de atividades no ano de 2012: o comércio por atacado, o comércio varejista e o comércio de veículos, peças e motocicletas.

No ano de 2012, o Estado de Goiás no segmento empresarial do comércio atacadista e varejista tinha 65.894 unidades locais e obteve R$ 90,6 bilhões de receita bruta, Tabela 1. No âmbito nacional, a participação do Estado de Goiás representou 3,8% do quantitativo de empresas comerciais, já em relação ao Centro-Oeste, o Estado de Goiás tem a maior participação, responde por 47,1% do total de empresas comerciais.

Entre 2011 e 2012, em termos de variação, o Estado de Goiás apresentou crescimento no pessoal ocupado de 9,3%, maior que a taxa registrada para o Brasil, 6,4%. O número de pessoal ocupado foi de 337.804 pessoas e os salários, retiradas e outras remunerações foram de R$ 4,3 bilhões em 2012. Assim, o Estado de Goiás participou com 3,3% da mão de obra do país e 40,4% da região Centro-Oeste.

Com relação à margem de comercialização, Goiás registrou crescimento de 22,6% e o valor de R$ 16,8 bilhões em 2012, Tabelas 4 e 5. A participação da margem de comercialização goiana na economia nacional foi de 3,1%, enquanto no Centro-Oeste correspondeu a 34,9%.

Na análise do comércio de veículo, peças e motocicletas na passagem de 2011 para 2012, houve recuo no número de unidades local e pessoal ocupado, vide Tabela 5. O comércio por atacado teve variação positiva, com maior expansão na margem de comercialização em empresas comerciais, 25,8%. No comércio varejista, os gastos com salários e outras remunerações teve incremento de 25,6%.

Em síntese, os resultados da pesquisa anual do comércio para o ano de 2012 mostraram que o Estado de Goiás apresentou crescimento nos dados gerais das empresas comerciais. Sendo que a margem de comercialização apresentou o maior avanço. Cabe ressaltar que, o comércio goiano detém a maior participação no Centro-Oeste, especialmente no número de unidades locais com receita de revenda, próximo de 50% do total da região.

 

 

Tabela 4- Estado de Goiás: Dados gerais das empresas comerciais 2011-2012

Divisão de comércio

Número de unidades locais com receita de revenda (Unidades)

Pessoal ocupado em 31/12 em empresas comerciais (Pessoas)

Gastos com salários, retiradas e outras remunerações em empresas comerciais (Mil Reais)

Margem de comercialização em empresas comerciais (Mil Reais)

Receita bruta de revenda de mercadorias (Mil Reais)

2011

2012

2011

2012

2011

2012

2011

2012

2011

2012

1.Total

60.751

65.894

309.030

337.804

3.581.972

4.333.055

13.674.765

16.759.805

77.320.220

90.585.702

2.Comércio de veículos, peças e motocicletas

7.303

6.454

42.201

39.777

610.943

644.831

2.155.875

2.306.049

13.056.448

13.827.746

3.Comércio por atacado

5.878

6.236

50.907

53.667

815.211

980.015

4.366.798

5.491.351

32.869.865

38.628.015

4.Comércio varejista

47.570

53.204

215.922

244.360

2.155.818

2.708.209

7.152.092

8.962.405

31.393.907

38.129.941

Fonte: IBGE.

Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014.

 

 

 

Tabela 5- Estado de Goiás: Dados gerais das empresas comerciais, variação 2011/2012 (%)

Divisão de comércio

Número de unidades locais com receita de revenda

Pessoal ocupado em 31/12 em empresas comerciais

Gastos com salários, retiradas e outras remunerações em empresas comerciais

Margem de comercialização em empresas comerciais

Receita bruta de revenda de mercadorias

1.Total

8,5

9,3

21,0

22,6

17,2

2.Comércio de veículos, peças e motocicletas

-11,6

-5,7

5,5

7,0

5,9

3.Comércio por atacado

6,1

5,4

20,2

25,8

17,5

4.Comércio varejista

11,8

13,2

25,6

25,3

21,5

Fonte: IBGE.

Elaboração: Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014.

 

 

Equipe de Conjuntura do IMB:

Alex Felipe Rodrigues Lima

Dinamar Maria Ferreira Marques

Luiz Batista Alves

Millades de Carvalho Castro

Governo na palma da mão

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