Fabricação de veículos automotores puxa alta da indústria goiana em janeiro
O aumento na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (64,7%) impulsionou o crescimento do nível de produção industrial em Goiás, que registrou aumento de 1,8% na variação acumulada em 12 meses, conforme apuração do Instituto Mauro Borges (IMB), com dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na variação acumulada no ano e na interanual, na comparação entre janeiro de 2025 contra o mesmo mês de 2024, a produção industrial também registrou avanço (0,2%), com destaque para as atividades de fabricação de maquinas e equipamentos (77,2%), fabricação de veículos automotores (58,8%) e fabricação de produtos famoquímicos e farmacêuticos (17,7%).
“A indústria goiana segue avançando, como mostram os indicadores. Iniciar o ano de 2025 com o cenário positivo é muito importante, fortalece a nossa economia e impulsiona a geração de emprego e renda para os cidadãos”, ressalta o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real da indústria, tendo como unidade de investigação a empresa formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a atividade industrial.