Em setembro de 2012, o comércio varejista goiano cresce acima da média nacional, 10,4%



O comércio varejista no estado de Goiás apresentou, em setembro de 2012, resultado positivo, conforme Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O comércio varejista goiano obteve um ganho de 10,4% em volume de vendas e acumulou, no ano, 9,6%, e em 12 meses, 8,5%. Em termos de receita nominal de vendas, o resultado foi de 13,5%. No mesmo mês do ano anterior (setembro/ 2011) registrou-se o acumulado de 12,0% e, em 12 meses, de 10,9%.

No Brasil, a expansão do volume de vendas foi de 8,5% em setembro de 2012; na mesma base de comparação, a receita nominal de vendas obteve acréscimo de 12,9%. Nos últimos 12 meses, o aumento do volume de vendas foi de 8,1% e, na receita nominal de vendas, contabilizou-se 11,6% de ganho. No que tange ao volume de vendas para as unidades da federação, todas apresentaram taxas positivas (comparativo setembro 2012/setembro 2011), com destaque para Roraima (28,0%), Amapá (25,9%) e Grosso do Sul (20,9%).

 

Tabela 1 – Brasil e estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12       Meses

 

jul/12

ago/12

set/12

jul/12

ago/12

set/12

 

Comércio Varejista Geral

7,2

10,0

8,5

8,9

8,1

9,4

10,8

10,4

9,6

8,5

 

Combustíveis e lubrificantes

7,7

9,9

10,9

6,4

4,8

6,8

9,9

6,6

-0,2

-2,7

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

5,0

8,5

9,4

8,9

7,7

5,0

5,1

7,4

8,3

8,1

 

Hipermercados e supermercados

5,3

8,9

10,1

9,3

8,0

5,5

5,9

8,2

9,1

8,7

 

Tecidos, vestuário e calçados

5,7

8,4

5,2

2,9

2,0

3,1

6,2

8,5

1,9

1,3

 

Móveis e eletrodomésticos

12,6

15,3

6,2

13,1

13,3

17,2

19,5

12,9

16,3

13,9

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

11,4

12,8

8,1

10,9

10,0

13,0

17,8

19,7

14,3

12,8

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

6,3

4,8

4,1

4,3

3,6

83,9

55,3

95,4

58,5

46,1

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

11,3

11,1

-0,6

13,5

17,9

64,4

13,4

37,3

21,4

16,7

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

6,4

10,6

9,9

8,0

6,3

17,7

33,9

24,8

18,2

14,1

 

Comércio varejista ampliado geral

10,2

15,6

2,0

7,8

6,6

14,2

17,2

2,5

7,5

5,5

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

16,4

26,4

-9,5

5,9

3,7

18,2

24,0

-9,6

4,4

1,7

 

Material de construção

5,5

8,5

0,5

7,7

7,3

17,0

15,6

11,8

11,2

10,0

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Segplan-GO/IMB/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012.

 

 

Para o Comércio varejista ampliado, que é composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção, o incremento no volume de vendas (setembro de 2012) em relação ao mesmo mês do ano anterior foi de 2,5%, já no acumulado do ano foi de 7,5% e, em 12 meses, de 5,5%. Em termos de receita nominal de vendas, o estado de Goiás apresentou um resultado na ordem de 2,8% (setembro/12) superior ao apresentado em setembro de 2011; no ano, o acumulado está em 7,7% e, em 12 meses, em 6,2%.

Tabela 2 – Brasil e estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2012

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12    Meses

No    Ano

12    Meses

 

jul/12

ago/12

set/12

jul/12

ago/12

set/12

 

Comércio Varejista Geral

10,4

13,6

12,9

12,1

11,6

11,5

12,9

13,5

12,0

10,9

 

Combustíveis e lubrificantes

5,4

7,5

7,7

5,5

6,0

0,2

3,1

0,1

-4,1

-3,6

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

12,6

16,6

18,3

15,6

14,4

12,9

12,3

15,4

15,0

14,5

 

Hipermercados e supermercados

12,6

16,6

18,6

15,8

14,5

13,2

13,0

15,9

15,7

15,0

 

Tecidos, vestuário e calçados

7,7

9,9

6,9

6,2

6,9

5,1

8,7

11,7

5,6

6,2

 

Móveis e eletrodomésticos

7,7

9,7

2,5

9,0

9,2

14,9

17,0

12,8

14,2

10,7

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

13,4

15,5

11,0

13,6

13,3

14,0

18,6

20,1

15,6

14,4

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

6,8

6,1

5,1

6,2

6,5

87,6

59,4

99,8

62,4

50,0

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

3,8

3,8

-5,3

5,0

7,4

45,5

4,6

31,5

9,5

5,9

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

8,8

13,1

12,2

10,7

9,9

20,5

36,2

27,3

21,7

18,5

 

Comércio varejista ampliado geral

10,5

16,1

3,7

9,1

8,2

12,6

15,8

2,8

7,7

6,2

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

11,1

21,2

-13,1

2,9

1,1

10,8

16,6

-14,2

0,3

-1,5

 

Material de construção

7,8

10,4

2,5

10,0

9,6

22,8

22,8

18,1

17,1

15,7

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Segplan –GO/IMB/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012.

 

 

 

Resultados por segmento do comércio varejista e varejista ampliado

 

Na análise do índice do volume de vendas em comparação co

Governo na palma da mão

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