Em setembro de 2012, o comércio varejista goiano cresce acima da média nacional, 10,4%
O comércio varejista no estado de Goiás apresentou, em setembro de 2012, resultado positivo, conforme Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O comércio varejista goiano obteve um ganho de 10,4% em volume de vendas e acumulou, no ano, 9,6%, e em 12 meses, 8,5%. Em termos de receita nominal de vendas, o resultado foi de 13,5%. No mesmo mês do ano anterior (setembro/ 2011) registrou-se o acumulado de 12,0% e, em 12 meses, de 10,9%.
No Brasil, a expansão do volume de vendas foi de 8,5% em setembro de 2012; na mesma base de comparação, a receita nominal de vendas obteve acréscimo de 12,9%. Nos últimos 12 meses, o aumento do volume de vendas foi de 8,1% e, na receita nominal de vendas, contabilizou-se 11,6% de ganho. No que tange ao volume de vendas para as unidades da federação, todas apresentaram taxas positivas (comparativo setembro 2012/setembro 2011), com destaque para Roraima (28,0%), Amapá (25,9%) e Grosso do Sul (20,9%).
Tabela 1 – Brasil e estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
jul/12 |
ago/12 |
set/12 |
jul/12 |
ago/12 |
set/12 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
7,2 |
10,0 |
8,5 |
8,9 |
8,1 |
9,4 |
10,8 |
10,4 |
9,6 |
8,5 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
7,7 |
9,9 |
10,9 |
6,4 |
4,8 |
6,8 |
9,9 |
6,6 |
-0,2 |
-2,7 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
5,0 |
8,5 |
9,4 |
8,9 |
7,7 |
5,0 |
5,1 |
7,4 |
8,3 |
8,1 |
|
Hipermercados e supermercados |
5,3 |
8,9 |
10,1 |
9,3 |
8,0 |
5,5 |
5,9 |
8,2 |
9,1 |
8,7 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
5,7 |
8,4 |
5,2 |
2,9 |
2,0 |
3,1 |
6,2 |
8,5 |
1,9 |
1,3 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
12,6 |
15,3 |
6,2 |
13,1 |
13,3 |
17,2 |
19,5 |
12,9 |
16,3 |
13,9 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
11,4 |
12,8 |
8,1 |
10,9 |
10,0 |
13,0 |
17,8 |
19,7 |
14,3 |
12,8 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
6,3 |
4,8 |
4,1 |
4,3 |
3,6 |
83,9 |
55,3 |
95,4 |
58,5 |
46,1 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
11,3 |
11,1 |
-0,6 |
13,5 |
17,9 |
64,4 |
13,4 |
37,3 |
21,4 |
16,7 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
6,4 |
10,6 |
9,9 |
8,0 |
6,3 |
17,7 |
33,9 |
24,8 |
18,2 |
14,1 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
10,2 |
15,6 |
2,0 |
7,8 |
6,6 |
14,2 |
17,2 |
2,5 |
7,5 |
5,5 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
16,4 |
26,4 |
-9,5 |
5,9 |
3,7 |
18,2 |
24,0 |
-9,6 |
4,4 |
1,7 |
|
Material de construção |
5,5 |
8,5 |
0,5 |
7,7 |
7,3 |
17,0 |
15,6 |
11,8 |
11,2 |
10,0 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Segplan-GO/IMB/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. |
Para o Comércio varejista ampliado, que é composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção, o incremento no volume de vendas (setembro de 2012) em relação ao mesmo mês do ano anterior foi de 2,5%, já no acumulado do ano foi de 7,5% e, em 12 meses, de 5,5%. Em termos de receita nominal de vendas, o estado de Goiás apresentou um resultado na ordem de 2,8% (setembro/12) superior ao apresentado em setembro de 2011; no ano, o acumulado está em 7,7% e, em 12 meses, em 6,2%.
Tabela 2 – Brasil e estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2012 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
jul/12 |
ago/12 |
set/12 |
jul/12 |
ago/12 |
set/12 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
10,4 |
13,6 |
12,9 |
12,1 |
11,6 |
11,5 |
12,9 |
13,5 |
12,0 |
10,9 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
5,4 |
7,5 |
7,7 |
5,5 |
6,0 |
0,2 |
3,1 |
0,1 |
-4,1 |
-3,6 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
12,6 |
16,6 |
18,3 |
15,6 |
14,4 |
12,9 |
12,3 |
15,4 |
15,0 |
14,5 |
|
Hipermercados e supermercados |
12,6 |
16,6 |
18,6 |
15,8 |
14,5 |
13,2 |
13,0 |
15,9 |
15,7 |
15,0 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
7,7 |
9,9 |
6,9 |
6,2 |
6,9 |
5,1 |
8,7 |
11,7 |
5,6 |
6,2 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
7,7 |
9,7 |
2,5 |
9,0 |
9,2 |
14,9 |
17,0 |
12,8 |
14,2 |
10,7 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
13,4 |
15,5 |
11,0 |
13,6 |
13,3 |
14,0 |
18,6 |
20,1 |
15,6 |
14,4 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
6,8 |
6,1 |
5,1 |
6,2 |
6,5 |
87,6 |
59,4 |
99,8 |
62,4 |
50,0 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
3,8 |
3,8 |
-5,3 |
5,0 |
7,4 |
45,5 |
4,6 |
31,5 |
9,5 |
5,9 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
8,8 |
13,1 |
12,2 |
10,7 |
9,9 |
20,5 |
36,2 |
27,3 |
21,7 |
18,5 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
10,5 |
16,1 |
3,7 |
9,1 |
8,2 |
12,6 |
15,8 |
2,8 |
7,7 |
6,2 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
11,1 |
21,2 |
-13,1 |
2,9 |
1,1 |
10,8 |
16,6 |
-14,2 |
0,3 |
-1,5 |
|
Material de construção |
7,8 |
10,4 |
2,5 |
10,0 |
9,6 |
22,8 |
22,8 |
18,1 |
17,1 |
15,7 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Segplan –GO/IMB/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. |
Resultados por segmento do comércio varejista e varejista ampliado
Na análise do índice do volume de vendas em comparação co