Em outubro, o comércio varejista goiano manteve-se estável, 0,6%
Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, na comparação com ajuste sazonal, outubro14/setembro14, o comércio varejista nacional continuou a apresentar alta no volume de vendas e na receita nominal, com taxas de 1,0% e 1,3%, respectivamente. Para Goiás, o mês de outubro apresentou alta tanto no volume quanto na receita de 0,8%.
No âmbito regional, na série com ajuste sazonal, quatro unidades da Federação tiveram taxas negativas no volume de vendas. As maiores taxas positivas foram registradas nos Estados da região Norte e Nordeste, com destaques para os Estados do Pará (13,5%), Roraima (5,8%), Paraíba (4,5%), Tocantins (4,0%) e Amapá (3,8%).
Em outra perspectiva, as vendas do comércio varejista brasileiro, em outubro de 2014, apresentaram alta de 1,8% no volume de vendas e alta de 7,9% na receita nominal, em relação ao mesmo mês do ano anterior. O comércio varejista goiano, na mesma comparação teve uma leve recuperação no volume de vendas crescendo 0,6%, com uma expansão na receita nominal de 4,6%.
Analisando a série sem ajuste do comércio varejista, 23 unidades da Federação apresentaram variações positivas no volume de vendas, destacando-se Roraima (20,7%), Rondônia (14,4%), Amapá (13,9%), Pará (12,8%) e Acre (9,9%), concentrando nestes Estados as maiores taxas de crescimentos que abrangem as regiões Norte e Nordeste, Gráfico 1.
No comércio varejista ampliado o Brasil, que contempla além do varejo o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças apresentou recuo em outubro no volume de vendas, decorrente dos setores de veículos, motos, partes e peças (-11,2%), e material de construção (-0,2%). Já o comércio varejista ampliado em Goiás apresentou leve alta de 0,3% em volume e 4,7% na receita nominal; no ano a taxa acumulada em volume foi de -2,0% e da receita nominal de 3,0% (Tabelas 1 e 2).
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2014 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
ago/14 |
set/14 |
Out/14 |
ago/14 |
set/14 |
Out/14 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
-1,0 |
0,5 |
1,8 |
2,5 |
3,1 |
-4,3 |
-1,4 |
0,6 |
2,0 |
3,0 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
0,4 |
2,9 |
1,8 |
2,9 |
3,6 |
-0,5 |
7,3 |
11,6 |
0,1 |
0,7 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-1,5 |
-1,9 |
1,3 |
1,8 |
2,2 |
-9,0 |
-9,6 |
-5,5 |
-2,2 |
-1,6 |
|
Hipermercados e supermercados |
-1,7 |
-2,1 |
1,2 |
1,7 |
2,1 |
-9,4 |
-9,8 |
-5,6 |
-2,4 |
-1,7 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-0,8 |
0,0 |
0,4 |
-0,9 |
0,3 |
2,8 |
-2,6 |
-1,5 |
4,9 |
6,8 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-7,5 |
0,1 |
-1,8 |
1,0 |
1,5 |
-11,5 |
1,1 |
0,1 |
1,6 |
2,9 |
|
Móveis |
-7,6 |
-1,0 |
-4,5 |
1,8 |
0,8 |
-14,7 |
0,9 |
-8,9 |
2,1 |
4,0 |
|
Eletrodomésticos |
-7,5 |
0,6 |
-0,5 |
1,0 |
2,2 |
-10,4 |
1,2 |
3,2 |
1,0 |
1,9 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
7,2 |
10,4 |
9,8 |
9,5 |
9,9 |
17,4 |
17,3 |
14,1 |
21,0 |
22,6 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-8,9 |
-10,7 |
-13,5 |
-7,7 |
-5,8 |
0,8 |
-23,1 |
-17,3 |
-2,4 |
0,2 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-6,7 |
-3,4 |
0,1 |
-3,7 |
-1,5 |
-2,1 |
-8,5 |
-10,4 |
0,6 |
3,6 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
4,2 |
5,8 |
5,1 |
7,6 |
7,9 |
23,4 |
17,5 |
17,1 |
19,8 |
19,1 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-6,7 |
-1,2 |
-2,6 |
-1,5 |
-0,5 |
-6,7 |
-1,6 |
0,3 |
-2,0 |
-0,9 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-17,4 |
-4,6 |
-11,2 |
-9,4 |
-7,4 |
-11,3 |
-3,3 |
-1,1 |
-7,1 |
-5,8 |
|
Material de construção |
-5,7 |
-0,1 |
-0,2 |
0,2 |
1,0 |
0,4 |
4,2 |
4,1 |
-0,3 |
1,1 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014. |
As vendas do comércio varejista goiano deram sinal de recuperação em outubro, após duas quedas consecutivas. O resultado foi puxado pelas vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos e de combustíveis e lubrificantes. Em termos nominais, o crescimento do varejo acelerou pelo terceiro mês consecutivo, com ritmo crescente, embora menos intenso do que o observado em 2013, refletindo a moderação do consumo das famílias ao longo deste ano, tanto é que o segmento de hipermercados e supermercados tem apresentado quedas no volume de vendas nos últimos cinco meses.
O segmento de veículos, motos, partes e peças apresentou contração no volume de vendas de 1,1% sobre igual mês do ano passado, com taxa acumulada no ano e nos últimos 12 meses de -7,1% e -5,8%, respectivamente. Este comportamento se atribui, em grande parte, pela redução das vendas no segmento que foi influenciada pelo menor ritmo na oferta de crédito e pela restrição no orçamento das famílias, conforme mencionado acima.
No Estado, o segmento de material de construção apresentou alta no volume de vendas de 4,1% e na receita nominal de 13,1%. No acumulado no ano em Goiás teve recuo de 0,3% no volume de vendas e nos últimos 12 meses apresentou alta de 1,1% e apresentou expansão na receita, nos citados períodos.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2014 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
ago/14 |
set/14 |
Out/14 |
ago/14 |
set/14 |
Out/14 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
5,5 |
7,0 |
7,9 |
8,9 |
9,4 |
1,1 |
3,6 |
4,6 |
7,2 |
8,3 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
6,1 |
8,7 |
7,5 |
8,2 |
8,9 |
12,7 |
10,6 |
13,1 |
8,8 |
10,1 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
5,7 |
5,5 |
8,4 |
8,8 |
9,3 |
-4,2 |
-3,3 |
0,4 |
2,3 |
3,1 |
|
Hipermercados e supermercados |
5,4 |
5,3 |
8,4 |
8,6 |
9,1 |
-4,6 |
-3,6 |
0,2 |
2,1 |
3,0 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
3,7 |
4,5 |
4,4 |
3,8 |
5,2 |
7,6 |
1,5 |
2,3 |
10,2 |
12,6 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-0,8 |
6,9 |
3,9 |
8,3 |
8,7 |
-8,3 |
5,4 |
1,7 |
6,7 |
7,8 |
|