Em outubro, o comércio varejista goiano manteve-se estável, 0,6%


Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, na comparação com ajuste sazonal, outubro14/setembro14, o comércio varejista nacional continuou a apresentar alta no volume de vendas e na receita nominal, com taxas de 1,0% e 1,3%, respectivamente. Para Goiás, o mês de outubro apresentou alta tanto no volume quanto na receita de 0,8%.

No âmbito regional, na série com ajuste sazonal, quatro unidades da Federação tiveram taxas negativas no volume de vendas. As maiores taxas positivas foram registradas nos Estados da região Norte e Nordeste, com destaques para os Estados do Pará (13,5%), Roraima (5,8%), Paraíba (4,5%), Tocantins (4,0%) e Amapá (3,8%).

Em outra perspectiva, as vendas do comércio varejista brasileiro, em outubro de 2014, apresentaram alta de 1,8% no volume de vendas e alta de 7,9% na receita nominal, em relação ao mesmo mês do ano anterior. O comércio varejista goiano, na mesma comparação teve uma leve recuperação no volume de vendas crescendo 0,6%, com uma expansão na receita nominal de 4,6%.

Analisando a série sem ajuste do comércio varejista, 23 unidades da Federação apresentaram variações positivas no volume de vendas, destacando-se Roraima (20,7%), Rondônia (14,4%), Amapá (13,9%), Pará (12,8%) e Acre (9,9%), concentrando nestes Estados as maiores taxas de crescimentos que abrangem as regiões Norte e Nordeste, Gráfico 1.

 

 

 

 

No comércio varejista ampliado o Brasil, que contempla além do varejo o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças apresentou recuo em outubro no volume de vendas, decorrente dos setores de veículos, motos, partes e peças (-11,2%), e material de construção (-0,2%). Já o comércio varejista ampliado em Goiás apresentou leve alta de 0,3% em volume e 4,7% na receita nominal; no ano a taxa acumulada em volume foi de -2,0% e da receita nominal de 3,0% (Tabelas 1 e 2).

 

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2014                                           (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12       Meses

 

ago/14

set/14

Out/14

ago/14

set/14

Out/14

 

Comércio Varejista Geral

-1,0

0,5

1,8

2,5

3,1

-4,3

-1,4

0,6

2,0

3,0

 

Combustíveis e lubrificantes

0,4

2,9

1,8

2,9

3,6

-0,5

7,3

11,6

0,1

0,7

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

-1,5

-1,9

1,3

1,8

2,2

-9,0

-9,6

-5,5

-2,2

-1,6

 

Hipermercados e supermercados

-1,7

-2,1

1,2

1,7

2,1

-9,4

-9,8

-5,6

-2,4

-1,7

 

Tecidos, vestuário e calçados

-0,8

0,0

0,4

-0,9

0,3

2,8

-2,6

-1,5

4,9

6,8

 

Móveis e eletrodomésticos

-7,5

0,1

-1,8

1,0

1,5

-11,5

1,1

0,1

1,6

2,9

 

Móveis

-7,6

-1,0

-4,5

1,8

0,8

-14,7

0,9

-8,9

2,1

4,0

 

Eletrodomésticos

-7,5

0,6

-0,5

1,0

2,2

-10,4

1,2

3,2

1,0

1,9

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

7,2

10,4

9,8

9,5

9,9

17,4

17,3

14,1

21,0

22,6

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

-8,9

-10,7

-13,5

-7,7

-5,8

0,8

-23,1

-17,3

-2,4

0,2

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

-6,7

-3,4

0,1

-3,7

-1,5

-2,1

-8,5

-10,4

0,6

3,6

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

4,2

5,8

5,1

7,6

7,9

23,4

17,5

17,1

19,8

19,1

 

Comércio varejista ampliado geral

-6,7

-1,2

-2,6

-1,5

-0,5

-6,7

-1,6

0,3

-2,0

-0,9

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-17,4

-4,6

-11,2

-9,4

-7,4

-11,3

-3,3

-1,1

-7,1

-5,8

 

Material de construção

-5,7

-0,1

-0,2

0,2

1,0

0,4

4,2

4,1

-0,3

1,1

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014.

 

 

 

As vendas do comércio varejista goiano deram sinal de recuperação em outubro, após duas quedas consecutivas. O resultado foi puxado pelas vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos e de combustíveis e lubrificantes. Em termos nominais, o crescimento do varejo acelerou pelo terceiro mês consecutivo, com ritmo crescente, embora menos intenso do que o observado em 2013, refletindo a moderação do consumo das famílias ao longo deste ano, tanto é que o segmento de hipermercados e supermercados tem apresentado quedas no volume de vendas nos últimos cinco meses.

O segmento de veículos, motos, partes e peças apresentou contração no volume de vendas de 1,1% sobre igual mês do ano passado, com taxa acumulada no ano e nos últimos 12 meses de -7,1% e -5,8%, respectivamente. Este comportamento se atribui, em grande parte, pela redução das vendas no segmento que foi influenciada pelo menor ritmo na oferta de crédito e pela restrição no orçamento das famílias, conforme mencionado acima.

No Estado, o segmento de material de construção apresentou alta no volume de vendas de 4,1% e na receita nominal de 13,1%. No acumulado no ano em Goiás teve recuo de 0,3% no volume de vendas e nos últimos 12 meses apresentou alta de 1,1% e apresentou expansão na receita, nos citados períodos.

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2014 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12    Meses

No    Ano

12    Meses

 

ago/14

set/14

Out/14

ago/14

set/14

Out/14

 

Comércio Varejista Geral

5,5

7,0

7,9

8,9

9,4

1,1

3,6

4,6

7,2

8,3

 

Combustíveis e lubrificantes

6,1

8,7

7,5

8,2

8,9

12,7

10,6

13,1

8,8

10,1

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

5,7

5,5

8,4

8,8

9,3

-4,2

-3,3

0,4

2,3

3,1

 

Hipermercados e supermercados

5,4

5,3

8,4

8,6

9,1

-4,6

-3,6

0,2

2,1

3,0

 

Tecidos, vestuário e calçados

3,7

4,5

4,4

3,8

5,2

7,6

1,5

2,3

10,2

12,6

 

Móveis e eletrodomésticos

-0,8

6,9

3,9

8,3

8,7

-8,3

5,4

1,7

6,7

7,8

 

Governo na palma da mão

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