Em outubro comércio goiano acumula crescimento de 10,8% no ano e 9,75% em 12 meses


As
vendas do comércio varejista goiano expandiram-se 9,75% no acumulado dos últimos
doze meses e 10,8% no acumulado nos meses de 2008, segundo dados do IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na
passagem de setembro para outubro de 2008, as vendas varejistas cresceram 7,2%,
sendo que das nove atividades pesquisadas apenas as atividades de
“equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicaçãoâ€,
“móveis e eletrodomésticosâ€, “tecidos, vestuário e calçados†e
“artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticosâ€
apresentaram variação negativa no volume de vendas. Um dos destaques positivos
foi a atividade hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e
fumo que cresceu 19,7%. Considerando o confronto outubro de 2008 com igual mês
de
2007 a

variação foi positiva de 12,1%.

Com
relação à receita nominal de vendas, houve crescimento de 8,7% em outubro
sobre setembro de 2008, e crescimento de 19,6% em comparação com outubro de
2007. No acumulado do ano e em 12 meses, o crescimento apurado foi de 16,2% e
14,8%, respectivamente.

O
comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos,
partes e peças e de material de construção, apresentou queda de 4% para o
volume de vendas e de 2,5% para a receita nominal entre setembro e outubro de
2008. Já na comparação com o mesmo mês do exercício antecedente, esses
percentuais foram positivos em 7,2% e 13,1%, respectivamente.

Atentando-se
para a média móvel de 03 meses percebe-se que o crescimento desacelerou nos últimos
3 meses. Para as receitas ainda há tendência de crescimento conjuntural, mas há
indicação de estabilização (gráficos abaixo). Também, na média de 12
(doze) meses e para o acumulado em doze meses, a variável volume e receita de
vendas apresenta crescimento expressivo em 2008, mas com esfriamento na tendência
no decorrer do tempo.

 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista
– outubro de 2008

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

out*

No
ano

out*

No
ano

Comércio
varejista geral

16,7

16,3

19,6

16,2

Combustíveis
e Lubrificantes

13,7

10,1

28,7

22,5

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

19,5

17,6

23,9

9,4

Hipermercados
e Supermercados

19,1

17,2

24,1

9,3

Tecidos,
vestuários e calçados

7,2

14,7

6,3

13,1

Móveis
e eletrodomésticos

12,1

13,5

12,9

22,7

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

17,4

15,8

21,1

21,1

Livros,
jornais, revistas e papelaria

21,4

13,4

8,4

-4,1

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

23,9

16,6

4,1

7,6

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

21,2

25,2

14,7

25,2

Comércio
varejista ampliado geral

9,2

17,9

13,1

23,7

Veículos,
motores, partes e peças

-5,1

20,3

5,2

33

Material
de construção

18,5

20,2

16,4

20,9

*
Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio
varejista –  outubro de 2008

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

out*

No
ano

out*

No
ano

Comércio
varejista geral

10,1

10,4

12,1

10,8

Combustíveis
e Lubrificantes

10,5

10

23,6

22,6

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

7,4

5,7

9,5

-2,8

Hipermercados
e Supermercados

7,2

5,5

9,8

-2,8

Tecidos,
vestuários e calçados

0,3

9,1

-1,9

3,6

Móveis
e eletrodomésticos

15,7

18

12,1

24,8

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

13,8

13,1

19,1

20,1

Livros,
jornais, revistas e papelaria

19,8

11,5

5,3

-5,6

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

44

34,8

15,3

23,6

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

13,9

19,4

10,4

21,8

Comércio
varejista ampliado geral

3,7

12,7

7,2

18,9

Veículos,
motores, partes e peças

-7,3

17,4

2,3

30,3

Material
de construção

4,1

10,6

2,3

10,2

*
Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

 

 

 

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

 

 

 

 

Equipe
de Conjuntura da Seplan:

Dinamar
Ferreira Marques

Marcos
Fernando Arriel

Governo na palma da mão

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