Em outubro comércio goiano acumula crescimento de 10,8% no ano e 9,75% em 12 meses
As
vendas do comércio varejista goiano expandiram-se 9,75% no acumulado dos últimos
doze meses e 10,8% no acumulado nos meses de 2008, segundo dados do IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica).
Na
passagem de setembro para outubro de 2008, as vendas varejistas cresceram 7,2%,
sendo que das nove atividades pesquisadas apenas as atividades de
“equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicaçãoâ€,
“móveis e eletrodomésticosâ€, “tecidos, vestuário e calçados†e
“artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticosâ€
apresentaram variação negativa no volume de vendas. Um dos destaques positivos
foi a atividade hipermercados, supermercados, produtos alimentÃcios, bebidas e
fumo que cresceu 19,7%. Considerando o confronto outubro de 2008 com igual mês
de
2007 a
variação foi positiva de 12,1%.
Com
relação à receita nominal de vendas, houve crescimento de 8,7% em outubro
sobre setembro de 2008, e crescimento de 19,6% em comparação com outubro de
2007. No acumulado do ano e em 12 meses, o crescimento apurado foi de 16,2% e
14,8%, respectivamente.
O
comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veÃculos, motos,
partes e peças e de material de construção, apresentou queda de 4% para o
volume de vendas e de 2,5% para a receita nominal entre setembro e outubro de
2008. Já na comparação com o mesmo mês do exercÃcio antecedente, esses
percentuais foram positivos em 7,2% e 13,1%, respectivamente.
Atentando-se
para a média móvel de 03 meses percebe-se que o crescimento desacelerou nos últimos
3 meses. Para as receitas ainda há tendência de crescimento conjuntural, mas há
indicação de estabilização (gráficos abaixo). Também, na média de 12
(doze) meses e para o acumulado em doze meses, a variável volume e receita de
vendas apresenta crescimento expressivo em 2008, mas com esfriamento na tendência
no decorrer do tempo.
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
out*
|
No
|
out*
|
No
|
|
Comércio
|
16,7
|
16,3
|
19,6
|
16,2
|
CombustÃveis
|
13,7
|
10,1
|
28,7
|
22,5
|
Hipermercados
|
19,5
|
17,6
|
23,9
|
9,4
|
Hipermercados
|
19,1
|
17,2
|
24,1
|
9,3
|
Tecidos,
|
7,2
|
14,7
|
6,3
|
13,1
|
Móveis
|
12,1
|
13,5
|
12,9
|
22,7
|
Artigos
|
17,4
|
15,8
|
21,1
|
21,1
|
Livros,
|
21,4
|
13,4
|
8,4
|
-4,1
|
Equipamentos
|
23,9
|
16,6
|
4,1
|
7,6
|
Outros
|
21,2
|
25,2
|
14,7
|
25,2
|
Comércio
|
9,2
|
17,9
|
13,1
|
23,7
|
VeÃculos,
|
-5,1
|
20,3
|
5,2
|
33
|
Material
|
18,5
|
20,2
|
16,4
|
20,9
|
*
|
||||
Fonte:
|
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
out*
|
No
|
out*
|
No
|
|
Comércio
|
10,1
|
10,4
|
12,1
|
10,8
|
CombustÃveis
|
10,5
|
10
|
23,6
|
22,6
|
Hipermercados
|
7,4
|
5,7
|
9,5
|
-2,8
|
Hipermercados
|
7,2
|
5,5
|
9,8
|
-2,8
|
Tecidos,
|
0,3
|
9,1
|
-1,9
|
3,6
|
Móveis
|
15,7
|
18
|
12,1
|
24,8
|
Artigos
|
13,8
|
13,1
|
19,1
|
20,1
|
Livros,
|
19,8
|
11,5
|
5,3
|
-5,6
|
Equipamentos
|
44
|
34,8
|
15,3
|
23,6
|
Outros
|
13,9
|
19,4
|
10,4
|
21,8
|
Comércio
|
3,7
|
12,7
|
7,2
|
18,9
|
VeÃculos,
|
-7,3
|
17,4
|
2,3
|
30,3
|
Material
|
4,1
|
10,6
|
2,3
|
10,2
|
*
|
|
|
|
|
Fonte:
|
Equipe
de Conjuntura da Seplan:
Dinamar
Ferreira Marques
Marcos
Fernando Arriel