Em novembro comércio goiano cresce 0,9% e acumula no ano 9,4% e 8,7% em 12 meses


As vendas do comércio varejista goiano expandiram-se 0,9% no mês de novembro. No ano acumula crescimento de 9,4% e nos últimos doze meses 8,7%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na passagem de outubro para novembro de 2008, as vendas varejistas caíram 6%, sendo que das nove atividades pesquisadas apenas as atividades de “equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação” apresentaram variação positiva no volume de vendas. Um dos destaques negativos foi a atividade móveis e eletrodomésticos que decresceu 10,1%.

Com relação à receita nominal de vendas, houve decrescimento de 5,1% em novembro sobre outubro de 2008, e crescimento de 8% em comparação com novembro de 2007. No acumulado do ano e em 12 meses, o crescimento apurado foi de 14,9% e 14,1%, respectivamente.

O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou queda de 12,7% para o volume de vendas e de 12,1% para a receita nominal entre outubro e novembro de 2008. Já na comparação com o mesmo mês do exercício antecedente, os percentuais de queda foram 9,7% e 4,5%, respectivamente.

Atentando-se para a média móvel de 03 meses percebe-se que o crescimento desacelerou nos últimos 4 meses. As receitas ainda tiveram decrescimento conjuntural nos últimos 2 meses (gráficos abaixo). Também, na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em doze meses, a variável volume e receita de vendas indica um ponto de inflexão em setembro quebrando a série crescente.

 

 

Estado de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista – novembro de 2008

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

nov*

No ano

nov*

No ano

Comércio varejista geral

12

15,9

8

14,9

Combustíveis e Lubrificantes

7,8

9,9

18,8

22,2

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

18

17,7

9,9

8,2

Hipermercados e Supermercados

17,7

17,3

9,7

8,1

Tecidos, vestuários e calçados

-2,3

12,8

1,2

11,9

Móveis e eletrodomésticos

2,8

12,4

-1,1

20,2

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

17,2

15,9

13,3

20,3

Livros, jornais, revistas e papelaria

12,4

12,5

0,6

-3,7

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

8,9

15,8

58,8

12,1

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

14,2

23,8

20,9

24,7

Comércio varejista ampliado geral

1,2

16,2

-4,5

20,5

Veículos, motores, partes e peças

-18,8

16,3

-20

27,3

Material de construção

7,2

18,8

7,3

19,5

* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

Estado de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio varejista –  novembro de 2008

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

nov*

No ano

nov*

No ano

Comércio varejista geral

5,1

9,8

0,9

9,4

Combustíveis e Lubrificantes

5,5

9,6

15,5

21,9

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

6

5,7

-2,4

-3,8

Hipermercados e Supermercados

5,8

5,5

-2,5

-3,9

Tecidos, vestuários e calçados

-8,7

7,1

-6,7

2,6

Móveis e eletrodomésticos

4,5

16,6

-3,1

21,8

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

14,1

13,2

10,5

19,1

Livros, jornais, revistas e papelaria

10,4

10,7

-2,2

-5,3

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

20,8

33,2

74,5

28,4

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

6,5

17,8

15,9

21,2

Comércio varejista ampliado geral

-4,1

11

-9,7

15,7

Veículos, motores, partes e peças

-20,2

13,5

-22

24,7

Material de construção

-6,2

8,8

-6

8,6

* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

 

 

 

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

 

 

Equipe de Conjuntura da Seplan:

Dinamar Ferreira Marques

Marcos Fernando Arriel

Governo na palma da mão

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