Em novembro comércio goiano cresce 0,9% e acumula no ano 9,4% e 8,7% em 12 meses
As vendas do comércio varejista goiano expandiram-se 0,9% no mês de novembro. No ano acumula crescimento de 9,4% e nos últimos doze meses 8,7%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na passagem de outubro para novembro de 2008, as vendas varejistas caíram 6%, sendo que das nove atividades pesquisadas apenas as atividades de “equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação” apresentaram variação positiva no volume de vendas. Um dos destaques negativos foi a atividade móveis e eletrodomésticos que decresceu 10,1%.
Com relação à receita nominal de vendas, houve decrescimento de 5,1% em novembro sobre outubro de 2008, e crescimento de 8% em comparação com novembro de 2007. No acumulado do ano e em 12 meses, o crescimento apurado foi de 14,9% e 14,1%, respectivamente.
O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou queda de 12,7% para o volume de vendas e de 12,1% para a receita nominal entre outubro e novembro de 2008. Já na comparação com o mesmo mês do exercício antecedente, os percentuais de queda foram 9,7% e 4,5%, respectivamente.
Atentando-se para a média móvel de 03 meses percebe-se que o crescimento desacelerou nos últimos 4 meses. As receitas ainda tiveram decrescimento conjuntural nos últimos 2 meses (gráficos abaixo). Também, na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em doze meses, a variável volume e receita de vendas indica um ponto de inflexão em setembro quebrando a série crescente.
Estado de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista – novembro de 2008 |
||||
Segmentos |
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
nov* |
No ano |
nov* |
No ano |
|
Comércio varejista geral |
12 |
15,9 |
8 |
14,9 |
Combustíveis e Lubrificantes |
7,8 |
9,9 |
18,8 |
22,2 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
18 |
17,7 |
9,9 |
8,2 |
Hipermercados e Supermercados |
17,7 |
17,3 |
9,7 |
8,1 |
Tecidos, vestuários e calçados |
-2,3 |
12,8 |
1,2 |
11,9 |
Móveis e eletrodomésticos |
2,8 |
12,4 |
-1,1 |
20,2 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
17,2 |
15,9 |
13,3 |
20,3 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
12,4 |
12,5 |
0,6 |
-3,7 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
8,9 |
15,8 |
58,8 |
12,1 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
14,2 |
23,8 |
20,9 |
24,7 |
Comércio varejista ampliado geral |
1,2 |
16,2 |
-4,5 |
20,5 |
Veículos, motores, partes e peças |
-18,8 |
16,3 |
-20 |
27,3 |
Material de construção |
7,2 |
18,8 |
7,3 |
19,5 |
* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior |
||||
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. |
Estado de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio varejista – novembro de 2008 |
||||
Segmentos |
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
nov* |
No ano |
nov* |
No ano |
|
Comércio varejista geral |
5,1 |
9,8 |
0,9 |
9,4 |
Combustíveis e Lubrificantes |
5,5 |
9,6 |
15,5 |
21,9 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
6 |
5,7 |
-2,4 |
-3,8 |
Hipermercados e Supermercados |
5,8 |
5,5 |
-2,5 |
-3,9 |
Tecidos, vestuários e calçados |
-8,7 |
7,1 |
-6,7 |
2,6 |
Móveis e eletrodomésticos |
4,5 |
16,6 |
-3,1 |
21,8 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
14,1 |
13,2 |
10,5 |
19,1 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
10,4 |
10,7 |
-2,2 |
-5,3 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
20,8 |
33,2 |
74,5 |
28,4 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
6,5 |
17,8 |
15,9 |
21,2 |
Comércio varejista ampliado geral |
-4,1 |
11 |
-9,7 |
15,7 |
Veículos, motores, partes e peças |
-20,2 |
13,5 |
-22 |
24,7 |
Material de construção |
-6,2 |
8,8 |
-6 |
8,6 |
* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior |
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Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. |
Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Marcos Fernando Arriel