Em junho, Goiás lidera a venda de outros artigos de uso pessoal e doméstico, 32,1%
De acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, as vendas do comércio varejista brasileiro, em junho de 2014, apresentaram crescimento de 0,8% no volume de vendas e alta de 7,4% na receita nominal, em relação ao mesmo mês do ano anterior. O comércio varejista goiano teve queda no volume de vendas de -1,7%, mas teve expansão na receita nominal, com taxa de 4,0%.
Na comparação com ajuste sazonal, junho14/maio14, o comércio varejista nacional teve queda no volume de vendas e na receita nominal, com taxas de -0,7% e -0,2%, respectivamente. Diferentemente do mês anterior, em que houve crescimento em volume de 0,3% e na receita nominal a taxa foi de 0,8%. Para Goiás, o mês de junho apresentou variação de volume de -4,0% e na receita de -3,6%, contrário ao mês de maio, com variação positiva de 0,2% no volume e 1,5% na receita nominal.
No recorte regional, série com ajuste sazonal, cinco unidades da federação tiveram taxas positivas no volume de vendas, com predomínio dos Estados da região norte e nordeste do país. As maiores taxas positivas de crescimento foram registradas nos Estados das regiões Nordeste e Norte.
Na série sem ajuste, o comércio varejista goiano, em junho de 2014 apresentou recuo de 1,7% em volume de vendas; no acumulado do ano a taxa foi de 5,1% e em doze meses, 5,6%. Na receita nominal, a alta foi 4,0% em junho; no ano e em doze meses a taxa de crescimento atingiu 10,3 e 11,2%, respectivamente.
O comércio varejista ampliado, que contempla além do varejo o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças, teve resultado negativo em Goiás, -7,9% em volume e -2,6% na receita nominal; no ano a taxa acumulada em volume foi de -1,1% e da receita nominal de 4,0% (Tabelas 1 e 2).
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2014 |
|||||||||||
Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
abr/14 |
mai/14 |
jun/14 |
abr/14 |
mai/14 |
jun/14 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
6,7 |
4,6 |
0,8 |
4,3 |
4,9 |
8,3 |
5,4 |
-1,7 |
5,1 |
5,6 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
1,6 |
2,1 |
-3,0 |
4,1 |
5,3 |
-4,1 |
-1,2 |
-8,6 |
-2,6 |
0,3 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
10,1 |
2,8 |
0,5 |
3,5 |
3,5 |
10,7 |
0,6 |
-9,0 |
2,1 |
0,7 |
|
Hipermercados e supermercados |
10,5 |
2,7 |
0,2 |
3,4 |
3,3 |
10,3 |
0,2 |
-9,6 |
2,0 |
0,5 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-5,2 |
2,0 |
-2,4 |
-0,8 |
1,8 |
5,2 |
5,2 |
0,6 |
8,1 |
10,1 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
2,5 |
8,2 |
0,1 |
5,2 |
5,6 |
4,1 |
10,2 |
1,3 |
6,5 |
9,3 |
|
Móveis |
4,7 |
9,2 |
4,5 |
7,3 |
3,7 |
6,2 |
12,9 |
11,4 |
9,4 |
10,4 |
|
Eletrodomésticos |
2,3 |
7,9 |
-1,8 |
4,8 |
7,3 |
1,9 |
9,4 |
-1,8 |
4,6 |
7,9 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
5,4 |
10,2 |
7,8 |
10,2 |
10,9 |
21,7 |
30,0 |
22,1 |
24,5 |
23,0 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-10,9 |
-3,2 |
-12,1 |
-5,7 |
-2,7 |
10,6 |
7,0 |
-4,7 |
4,2 |
5,6 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-4,6 |
-3,5 |
-7,1 |
-3,0 |
3,7 |
-9,8 |
0,4 |
18,7 |
2,6 |
16,6 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
15,3 |
11,9 |
8,0 |
9,6 |
10,3 |
39,2 |
17,9 |
32,1 |
18,4 |
15,8 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-0,1 |
0,7 |
-6,1 |
0,2 |
1,9 |
0,3 |
3,1 |
-7,9 |
-1,1 |
1,1 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-10,0 |
-6,6 |
-18,8 |
-8,0 |
-4,3 |
-5,9 |
1,0 |
-14,8 |
-7,7 |
-3,8 |
|
Material de construção |
-5,8 |
1,8 |
-4,7 |
2,1 |
4,6 |
-8,9 |
0,7 |
-7,4 |
-1,9 |
0,1 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014. |
No comércio varejista ampliado o Brasil apresentou recuo em junho, no volume de vendas decorrente dos setores de veículos, motos, partes e peças (-18,8%), e material de construção (-4,7%).
Em Goiás, o segmento de veículos, motos, partes e peças apresentou contração no volume de vendas (-14,8%) sobre igual mês do ano passado, com taxa acumulada no ano e nos últimos 12 meses de -7,7% e -3,8%, respectivamente. Embora em maio tenha ocorrido expansão, não foi suficiente para recuperar a desaceleração da demanda doméstica por veículos.
No Estado, o segmento de material de construção houve forte recuo no volume de vendas de 7,4%, e com menor intensidade na receita nominal de -0,5%. O acumulado no ano e nos últimos 12 meses em Goiás teve recuo no volume de vendas, mas apresentou expansão na receita, nos citados períodos.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2014 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
abr/14 |
mai/14 |
jun/14 |
abr/14 |
mai/14 |
jun/14 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
13,5 |
11,3 |
7,4 |
10,6 |
11,5 |
14,1 |
11,3 |
4,0 |
10,3 |
11,2 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
6,6 |
7,5 |
2,5 |
9,3 |
10,3 |
6,7 |
8,3 |
0,4 |
7,6 |
10,0 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
17,6 |
10,2 |
7,7 |
10,2 |
11,0 |
15,0 |
4,8 |
-4,1 |
5,9 |
5,9 |
|
Hipermercados e supermercados |
17,8 |
10,1 |
7,4 |
10,0 |
10,9 |
14,5 |
4,5 |
-4,8 |
5,7 |
5,7 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-0,7 |
7,1 |
2,2 |
4,3 |
7,0 |
10,9 |
11,4 |
6,0 |
14,0 |
16,6 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
9,8 |
16,3 |
8,0 |
13,0 |
12,8 |
9,3 |
17,7 |
7,5 |
12,6 |
14,7 |
|
Móveis |
12,8 |
17,8 |
12,5 |
15,9 |
12,1 |
12,4 |
19,3 |
15,3 |
16,0 |
17,1 |
|
Eletrodomésticos |
8,2 |
15,5 |
5,8 |
11,4 |
13,1 |