Em abril, o varejo goiano volta a crescer com mais intensidade, 8,4%
Conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, as vendas do comércio varejista brasileiro, em abril de 2014, apontaram retração de 0,3% no volume de vendas e alta de 0,6% na receita nominal, em relação ao mês anterior, na série ajustada sazonalmente. Por sua vez, o varejo goiano teve o mesmo comportamento da média do país, houve retração no volume de vendas de 0,5% e crescimento de 0,1% na receita nominal, ambas as comparações na série com ajuste sazonal.
Na relação abril14/abril13 (série sem ajuste), o comércio varejista do Brasil mostrou recuperação, cresceu 6,7%, em relação ao indicador de março/14, quando recuou 1,1%. Para a receita nominal, a taxa foi de 13,5%, contra 4,7% registrado em março de 2014. No recorte regional, das vinte e sete unidades da Federação, apenas duas tiveram comportamento de queda, Roraima e Amazonas. No conjunto das UFs, treze apresentaram variação superior à média do país. As maiores taxas positivas de crescimento ainda mantiveram-se nos Estados da região Norte e Nordeste. Goiás obteve a primeira colocação entre os Estados da região Centro-Oeste e a sexta em relação aos demais Estados (Gráfico 1).
Na série sem ajuste, o comércio varejista goiano, em abril de 2014, apresentou expansão de 8,4% em volume de vendas; no acumulado do ano a taxa foi de 6,7% e em doze meses, 5,8%. Na receita nominal, a alta foi de 14,2% em abril; no ano e em doze meses a taxa de crescimento atingiu 11,7%. O comércio varejista ampliado que contempla além do varejo, o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças, registrou resultado positivo de 0,2% em volume, 5,7% na receita nominal; no ano a taxa acumulada em volume foi de -0,5% e 2,0% em doze meses, ambas em relação ao mesmo mês do ano anterior (Tabelas 1 e 2).
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2014 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
fev/14 |
mar/14 |
abr/14 |
fev/14 |
mar/14 |
abr/14 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
8,7 |
-1,1 |
6,7 |
5,0 |
4,9 |
10,3 |
1,2 |
8,4 |
6,7 |
5,8 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
13,9 |
4,2 |
1,5 |
6,4 |
6,8 |
7,2 |
-7,2 |
-4,3 |
-1,4 |
3,4 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
5,5 |
-2,8 |
10,1 |
4,3 |
3,3 |
5,9 |
-1,0 |
10,7 |
5,2 |
0,5 |
|
Hipermercados e supermercados |
5,3 |
-3,0 |
10,4 |
4,3 |
3,3 |
6,2 |
-1,0 |
10,3 |
5,2 |
0,5 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
7,2 |
-7,4 |
-5,5 |
-1,2 |
1,5 |
20,7 |
9,8 |
5,2 |
11,6 |
13,0 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
10,6 |
3,8 |
2,4 |
5,5 |
5,6 |
11,5 |
5,2 |
4,7 |
6,8 |
9,3 |
|
Móveis |
14,7 |
7,3 |
4,4 |
7,3 |
1,7 |
14,8 |
7,0 |
7,6 |
8,3 |
6,1 |
|
Eletrodomésticos |
9,6 |
3,1 |
2,3 |
5,6 |
8,4 |
9,4 |
3,1 |
2,2 |
5,0 |
9,1 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
14,9 |
9,3 |
5,4 |
10,7 |
10,6 |
20,3 |
27,2 |
21,7 |
23,6 |
20,4 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-4,8 |
-8,7 |
-10,5 |
-4,9 |
-1,8 |
15,1 |
2,7 |
10,6 |
5,2 |
5,4 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
7,2 |
-5,0 |
-3,9 |
-1,5 |
5,1 |
12,4 |
-12,7 |
-9,8 |
-1,0 |
19,6 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
17,0 |
-3,6 |
15,9 |
9,5 |
9,9 |
25,9 |
-10,1 |
39,2 |
15,1 |
12,6 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
8,2 |
-5,6 |
0,0 |
1,6 |
2,5 |
3,6 |
-6,7 |
0,2 |
-0,5 |
2,0 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
4,8 |
-15,9 |
-9,7 |
-5,3 |
-2,7 |
-6,1 |
-15,8 |
-6,1 |
-8,0 |
-2,2 |
|
Material de construção |
16,8 |
1,3 |
-5,8 |
3,7 |
5,6 |
12,6 |
-4,6 |
-8,8 |
-1,0 |
1,6 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014. |
No Estado de Goiás, o comércio varejista ampliado interrompeu a queda de 6,7% em março no volume de vendas, ao apresentar leve expansão de 0,2%. No tocante a receita nominal, a variação foi maior, 5,7% (Tabelas 1 e 2). Entretanto, o varejista ampliado apresentou crescimento menor, decorrente dos setores de veículos, motos, partes e peças e material de construção que obtiveram variação negativa tanto no volume quanto na receita, em abril.
O segmento de veículos, motos, partes e peças apresentou queda no volume de vendas (-6,1%) sobre igual mês do ano passado, com taxa acumulada no ano e nos últimos 12 meses de -0,5% e 2,0%, respectivamente. O forte recuo desse segmento em relação a abril de 2013 se deu em decorrência da redução do ritmo de crescimento do crédito e também pela desaceleração da demanda doméstica por veículos.
Para o segmento de material de construção houve recuo no volume de vendas, 8,8% na comparação com abril de 2013. As demais variações foram de -1,0% no ano e 1,6% no acumulado dos últimos 12 meses. Apesar da desaceleração da taxa anual, a atividade ainda apresenta resultados positivos nos acumulados dos últimos 12 meses, mas abaixo da média global do varejo.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2014 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
fev/14 |
mar/14 |
abr/14 |
fev/14 |
mar/14 |
abr/14 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
14,2 |
4,7 |
13,5 |
11,1 |
11,8 |
14,6 |
5,6 |
14,2 |
11,7 |
11,7 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
17,6 |
8,2 |
6,5 |
11,5 |
11,6 |
15,7 |
1,6 |
6,3 |
9,1 |
12,4 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
11,1 |
3,4 |
17,6 |
10,7 |
11,7 |
8,2 |
1,8 |
15,0 |
8,5 |
6,8 |
|
Hipermercados e supermercados |
10,8 |
3,0 |
17,8 |
10,6 |
11,5 |
8,6 |
1,8 |
14,6 |
8,5 |
6,7 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
12,5 |
-2,5 |
-1,0 |
3,9 |
6,8 |
26,9 |
15,2 |
10,9 |
17,7 |
19,9 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
19,0 |
11,7 |
9,7 |
13,1 |
12,1 |
18,4 |
10,9 |
9,9 |
12,5 |
13,9 |
|
Móveis |
24,5 |
16,7 |
12,5 |
16,1 |
10,0 |
23,9 |
14,0 |
13,8 |
15,5 |
13,0 |
|