Em abril, o varejo goiano volta a crescer com mais intensidade, 8,4%


Conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, as vendas do comércio varejista brasileiro, em abril de 2014, apontaram retração de 0,3% no volume de vendas e alta de 0,6% na receita nominal, em relação ao mês anterior, na série ajustada sazonalmente. Por sua vez, o varejo goiano teve o mesmo comportamento da média do país, houve retração no volume de vendas de 0,5% e crescimento de 0,1% na receita nominal, ambas as comparações na série com ajuste sazonal.

Na relação abril14/abril13 (série sem ajuste), o comércio varejista do Brasil mostrou recuperação, cresceu 6,7%, em relação ao indicador de março/14, quando recuou 1,1%. Para a receita nominal, a taxa foi de 13,5%, contra 4,7% registrado em março de 2014. No recorte regional, das vinte e sete unidades da Federação, apenas duas tiveram comportamento de queda, Roraima e Amazonas. No conjunto das UFs, treze apresentaram variação superior à média do país. As maiores taxas positivas de crescimento ainda mantiveram-se nos Estados da região Norte e Nordeste. Goiás obteve a primeira colocação entre os Estados da região Centro-Oeste e a sexta em relação aos demais Estados (Gráfico 1).

Na série sem ajuste, o comércio varejista goiano, em abril de 2014, apresentou expansão de 8,4% em volume de vendas; no acumulado do ano a taxa foi de 6,7% e em doze meses, 5,8%. Na receita nominal, a alta foi de 14,2% em abril; no ano e em doze meses a taxa de crescimento atingiu 11,7%. O comércio varejista ampliado que contempla além do varejo, o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças, registrou resultado positivo de 0,2% em volume, 5,7% na receita nominal; no ano a taxa acumulada em volume foi de -0,5% e 2,0% em doze meses, ambas em relação ao mesmo mês do ano anterior (Tabelas 1 e 2).

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2014

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12

Meses

 

fev/14

mar/14

abr/14

fev/14

mar/14

abr/14

 

Comércio Varejista Geral

8,7

-1,1

6,7

5,0

4,9

10,3

1,2

8,4

6,7

5,8

 

Combustíveis e lubrificantes

13,9

4,2

1,5

6,4

6,8

7,2

-7,2

-4,3

-1,4

3,4

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

5,5

-2,8

10,1

4,3

3,3

5,9

-1,0

10,7

5,2

0,5

 

Hipermercados e supermercados

5,3

-3,0

10,4

4,3

3,3

6,2

-1,0

10,3

5,2

0,5

 

Tecidos, vestuário e calçados

7,2

-7,4

-5,5

-1,2

1,5

20,7

9,8

5,2

11,6

13,0

 

Móveis e eletrodomésticos

10,6

3,8

2,4

5,5

5,6

11,5

5,2

4,7

6,8

9,3

 

Móveis

14,7

7,3

4,4

7,3

1,7

14,8

7,0

7,6

8,3

6,1

 

Eletrodomésticos

9,6

3,1

2,3

5,6

8,4

9,4

3,1

2,2

5,0

9,1

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

14,9

9,3

5,4

10,7

10,6

20,3

27,2

21,7

23,6

20,4

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

-4,8

-8,7

-10,5

-4,9

-1,8

15,1

2,7

10,6

5,2

5,4

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

7,2

-5,0

-3,9

-1,5

5,1

12,4

-12,7

-9,8

-1,0

19,6

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

17,0

-3,6

15,9

9,5

9,9

25,9

-10,1

39,2

15,1

12,6

 

Comércio varejista ampliado geral

8,2

-5,6

0,0

1,6

2,5

3,6

-6,7

0,2

-0,5

2,0

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

4,8

-15,9

-9,7

-5,3

-2,7

-6,1

-15,8

-6,1

-8,0

-2,2

 

Material de construção

16,8

1,3

-5,8

3,7

5,6

12,6

-4,6

-8,8

-1,0

1,6

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014.

 

 

 

No Estado de Goiás, o comércio varejista ampliado interrompeu a queda de 6,7% em março no volume de vendas, ao apresentar leve expansão de 0,2%. No tocante a receita nominal, a variação foi maior, 5,7% (Tabelas 1 e 2). Entretanto, o varejista ampliado apresentou crescimento menor, decorrente dos setores de veículos, motos, partes e peças e material de construção que obtiveram variação negativa tanto no volume quanto na receita, em abril.

O segmento de veículos, motos, partes e peças apresentou queda no volume de vendas (-6,1%) sobre igual mês do ano passado, com taxa acumulada no ano e nos últimos 12 meses de -0,5% e 2,0%, respectivamente.  O forte recuo desse segmento em relação a abril de 2013 se deu em decorrência da redução do ritmo de crescimento do crédito e também pela desaceleração da demanda doméstica por veículos.

Para o segmento de material de construção houve recuo no volume de vendas, 8,8% na comparação com abril de 2013. As demais variações foram de -1,0% no ano e 1,6% no acumulado dos últimos 12 meses. Apesar da desaceleração da taxa anual, a atividade ainda apresenta resultados positivos nos acumulados dos últimos 12 meses, mas abaixo da média global do varejo.

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2014

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12    Meses

No    Ano

12    Meses

 

fev/14

mar/14

abr/14

fev/14

mar/14

abr/14

 

Comércio Varejista Geral

14,2

4,7

13,5

11,1

11,8

14,6

5,6

14,2

11,7

11,7

 

Combustíveis e lubrificantes

17,6

8,2

6,5

11,5

11,6

15,7

1,6

6,3

9,1

12,4

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

11,1

3,4

17,6

10,7

11,7

8,2

1,8

15,0

8,5

6,8

 

Hipermercados e supermercados

10,8

3,0

17,8

10,6

11,5

8,6

1,8

14,6

8,5

6,7

 

Tecidos, vestuário e calçados

12,5

-2,5

-1,0

3,9

6,8

26,9

15,2

10,9

17,7

19,9

 

Móveis e eletrodomésticos

19,0

11,7

9,7

13,1

12,1

18,4

10,9

9,9

12,5

13,9

 

Móveis

24,5

16,7

12,5

16,1

10,0

23,9

14,0

13,8

15,5

13,0

 

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