Comércio varejista goiano se mantém em queda em abril, 8,3%
O comércio varejista restrito goiano (que exclui os segmentos de veículos e motos, partes e peças e de material de construção), pela pesquisa mensal do comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, na análise comparativa do volume de vendas de abril/2016-abril/2015 apresentou retração 0,2p.p. menor do que a apresentada na análise do mês anterior (março) que foi de 8,5%. O Gráfico 1 registra Goiás na 14ª posição entre os recuos mais significativos; o estado de Roraima como o único com variação positiva, 0,1% e as demais unidades da federação em queda, sobressaindo-se os estados do Amapá e Rondônia, com perdas de 15,1% e 14,7%, respectivamente. Em termos de Brasil, a variação foi negativa em 6,7%.
Gráfico 1 – Variação no volume de vendas do comércio varejista por UF (abril 2016/abril 2015) (%)
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio
Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016.
Em volume, na comparação com ajuste sazonal, ou seja, na passagem de março/2016 para abril/2016, Goiás apresenta indicador acima da média nacional, 0,6%, sinalizando recuperação ante ao recuo de 1,2% registrado no mês anterior. Em termos de receita nominal, apresentou taxa positiva.
Varejo Goiano Restrito
Em um cenário em que todos os segmentos apresentam variação negativa, a Tabela 2 destaca Livros, jornais, revistas e papelaria (-29,0%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-19,0%); e Eletrodomésticos (-12,6%), favorecendo, no âmbito restrito do comércio varejista goiano em volume no mês de abril de 2016, o resultado desfavorável (-8,3%), em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
Fev/16 |
Mar/16 |
Abr/16 |
No Ano |
12 Meses |
Fev/16 |
Mar/16 |
Abr/16 |
No Ano |
12 Meses |
||
Comércio Varejista Geral |
-4,2 |
-5,7 |
-6,7 |
-6,9 |
-6,1 |
-7,1 |
-8,5 |
-8,3 |
-9,5 |
-10,5 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
-3,9 |
-10,1 |
-10,8 |
-9,8 |
-8,2 |
-3,7 |
-8,7 |
-4,6 |
-5,9 |
-5,1 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
-1,4 |
-1,2 |
-4,4 |
-3,2 |
-3,1 |
-7,4 |
-4,6 |
-8,5 |
-7,5 |
-9,9 |
|
Hipermercados e supermercados |
-1,3 |
-1,0 |
-4,3 |
-3,1 |
-3,1 |
-7,5 |
-4,7 |
-8,3 |
-7,5 |
-10,0 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
-11,5 |
-15,3 |
-8,8 |
-12,2 |
-10,8 |
-11,7 |
-16,6 |
-3,7 |
-10,4 |
-9,7 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-10,3 |
-13,8 |
-10,1 |
-15,4 |
-16,2 |
-9,2 |
-14,5 |
-11,2 |
-17,1 |
-20,2 |
|
Móveis |
-15,8 |
-16,7 |
-14,6 |
-12,7 |
-17,0 |
-5,0 |
-12,4 |
-6,7 |
2,7 |
-15,0 |
|
Eletrodomésticos |
-7,8 |
-12,6 |
-7,9 |
-16,7 |
-15,9 |
-10,6 |
-15,2 |
-12,6 |
-23,2 |
-21,8 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
5,9 |
2,1 |
-1,3 |
1,5 |
1,7 |
5,7 |
0,9 |
-3,2 |
-0,2 |
-0,4 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-16,3 |
-16,2 |
-18,7 |
-15,5 |
-13,8 |
2,3 |
-11,5 |
-19,0 |
-6,8 |
-9,6 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-17,0 |
-8,6 |
-14,6 |
-16,2 |
-11,1 |
-33,8 |
-46,0 |
-29,0 |
-36,1 |
-17,9 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
-11,6 |
-11,9 |
-10,4 |
-12,2 |
-6,7 |
-8,3 |
-0,9 |
-10,7 |
-6,1 |
-0,5 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-5,6 |
-7,9 |
-9,1 |
-9,3 |
-9,7 |
-10,9 |
-13,6 |
-11,8 |
-14,8 |
-16,4 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-6,7 |
-11,1 |
-13,8 |
-13,6 |
-17,2 |
-12,3 |
-17,9 |
-15,2 |
-19,8 |
-25,0 |
|
Material de construção |
-11,1 |
-14,7 |
-13,0 |
-14,3 |
-11,6 |
-22,9 |
-20,6 |
-17,0 |
-21,7 |
-13,2 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016. |
|
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Em termos de receita nominal, o valor das vendas do comércio varejista goiano apresentou continuou se recuperando, alta de 2,5% em abril, Tabela 3.
Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
|||||||||
Brasil |
Goiás |
|||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
|||||||
Fev/16 |
Mar/16 |
Abr/16 |
No Ano |
12 Meses |
Fev/16 |
Mar/16 |
Abr/16 |
No Ano |
12 Meses |
|
Comércio Varejista Geral |
7,3 |
6,1 |
5,2 |
4,8 |
3,2 |
2,9 |
2,4 |
2,5 |
0,8 |
-2,2 |
Combustíveis e lubrificantes |
10,6 |
3,4 |
3,0 |
5,6 |
5,8 |
10,5 |
6,1 |
12,3 |
9,0 |
7,0 |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
12,1 |
12,7 |
9,1 |
10,2 |
7,9 |
4,1 |
7,8 |
3,0 |
4,4 |
1,2 |
Hipermercados e supermercados |
11,9 |
12,8 |
9,1 |
10,1 |
7,7 |
3,7 |
7,5 |
3,0 |
4,1 |
0,8 |
Tecidos, vestuário e calçados |
-5,8 |
-9,8 |
-3,5 |
-6,9 |
-6,7 |
-7,5 |
-12,2 |
2,4 |
-6,0 |
-6,2 |
Móveis e eletrodomésticos |
-5,7 |
-8,4 |
-4,8 |
-10,3 |
-13,2 |
-2,8 |
-8,0 |
-3,9 |
-11,1 |
-17,0 |
Móveis |
-11,8 |
-13,2 |
-11,7 |
-8,6 |
-12,6 |
-1,8 |
-9,0 |
-2,9 |
6,1 |
-11,7 |
Eletrodomésticos |
-2,3 |
-5,9 |
-1,0 |
-11,1 |
-13,4 |
-3,1 |
-7,6 |