Comércio varejista goiano se mantém em queda em abril, 8,3%


 

O comércio varejista restrito goiano (que exclui os segmentos de veículos e motos, partes e peças e de material de construção), pela pesquisa mensal do comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, na análise comparativa do volume de vendas de abril/2016-abril/2015 apresentou retração 0,2p.p. menor do que a apresentada na análise do mês anterior (março) que foi de 8,5%. O Gráfico 1 registra Goiás na 14ª posição entre os recuos mais significativos; o estado de Roraima como  o único com variação positiva, 0,1%  e as  demais unidades da federação em queda, sobressaindo-se os estados do Amapá e Rondônia, com  perdas de 15,1% e 14,7%, respectivamente. Em termos de Brasil, a variação foi negativa em 6,7%.

 

Gráfico 1 – Variação no volume de vendas do comércio varejista por UF (abril 2016/abril 2015) (%)

Gráfico 01

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio

Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016.

 

Em volume, na comparação com ajuste sazonal, ou seja, na passagem de março/2016 para abril/2016, Goiás apresenta indicador acima da média nacional, 0,6%, sinalizando recuperação ante ao recuo de 1,2% registrado no mês anterior. Em termos de receita nominal, apresentou taxa positiva.

 

 Tabela 01


Varejo Goiano Restrito

 

Em um cenário em que todos os segmentos apresentam variação negativa, a Tabela 2 destaca Livros, jornais, revistas e papelaria (-29,0%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-19,0%); e Eletrodomésticos (-12,6%), favorecendo, no âmbito restrito  do comércio varejista goiano em volume no mês de abril de 2016, o resultado desfavorável         (-8,3%), em relação  ao mesmo mês do ano anterior.

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

Fev/16

Mar/16

Abr/16

No

Ano

12

Meses

Fev/16

Mar/16

Abr/16

No

Ano

12

Meses

Comércio Varejista Geral

-4,2

-5,7

-6,7

-6,9

-6,1

-7,1

-8,5

-8,3

-9,5

-10,5

Combustíveis e lubrificantes

-3,9

-10,1

-10,8

-9,8

-8,2

-3,7

-8,7

-4,6

-5,9

-5,1

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

-1,4

-1,2

-4,4

-3,2

-3,1

-7,4

-4,6

-8,5

-7,5

-9,9

Hipermercados e supermercados

-1,3

-1,0

-4,3

-3,1

-3,1

-7,5

-4,7

-8,3

-7,5

-10,0

Tecidos, vestuário e calçados

-11,5

-15,3

-8,8

-12,2

-10,8

-11,7

-16,6

-3,7

-10,4

-9,7

Móveis e eletrodomésticos

-10,3

-13,8

-10,1

-15,4

-16,2

-9,2

-14,5

-11,2

-17,1

-20,2

Móveis

-15,8

-16,7

-14,6

-12,7

-17,0

-5,0

-12,4

-6,7

2,7

-15,0

Eletrodomésticos

-7,8

-12,6

-7,9

-16,7

-15,9

-10,6

-15,2

-12,6

-23,2

-21,8

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

5,9

2,1

-1,3

1,5

1,7

5,7

0,9

-3,2

-0,2

-0,4

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

-16,3

-16,2

-18,7

-15,5

-13,8

2,3

-11,5

-19,0

-6,8

-9,6

Livros, jornais, revistas e papelaria

-17,0

-8,6

-14,6

-16,2

-11,1

-33,8

-46,0

-29,0

-36,1

-17,9

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

-11,6

-11,9

-10,4

-12,2

-6,7

-8,3

-0,9

-10,7

-6,1

-0,5

Comércio varejista ampliado geral

-5,6

-7,9

-9,1

-9,3

-9,7

-10,9

-13,6

-11,8

-14,8

-16,4

Veículos, motocicletas, partes e peças

-6,7

-11,1

-13,8

-13,6

-17,2

-12,3

-17,9

-15,2

-19,8

-25,0

Material de construção

-11,1

-14,7

-13,0

-14,3

-11,6

-22,9

-20,6

-17,0

-21,7

-13,2

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016.

 

                       

 

Em termos de receita nominal, o valor das vendas do comércio varejista goiano apresentou continuou se recuperando, alta de 2,5% em abril, Tabela 3.

 

Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

Fev/16

Mar/16

Abr/16

No

Ano

12

Meses

Fev/16

Mar/16

Abr/16

No

Ano

12

Meses

Comércio Varejista Geral

7,3

6,1

5,2

4,8

3,2

2,9

2,4

2,5

0,8

-2,2

Combustíveis e lubrificantes

10,6

3,4

3,0

5,6

5,8

10,5

6,1

12,3

9,0

7,0

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

12,1

12,7

9,1

10,2

7,9

4,1

7,8

3,0

4,4

1,2

Hipermercados e supermercados

11,9

12,8

9,1

10,1

7,7

3,7

7,5

3,0

4,1

0,8

Tecidos, vestuário e calçados

-5,8

-9,8

-3,5

-6,9

-6,7

-7,5

-12,2

2,4

-6,0

-6,2

Móveis e eletrodomésticos

-5,7

-8,4

-4,8

-10,3

-13,2

-2,8

-8,0

-3,9

-11,1

-17,0

Móveis

-11,8

-13,2

-11,7

-8,6

-12,6

-1,8

-9,0

-2,9

6,1

-11,7

Eletrodomésticos

-2,3

-5,9

-1,0

-11,1

-13,4

-3,1

-7,6

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo