Comércio varejista goiano recuou 7,4% em fevereiro


 

A pesquisa mensal do comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, aponta que em fevereiro de 2016 o comércio varejista restrito (que exclui os segmentos de veículos e motos, partes e peças e de material de construção) no estado de Goiás apresentou recuperação, porém ainda com queda de 7,4%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No âmbito das unidades da federação Goiás se posicionou com a nona pior taxa, na mesma comparação a taxa nacional foi de -4,2% (Gráfico 1).

Em fevereiro/2016, apenas os estados de Minas Gerais e Roraima apresentaram variação positiva, 3,0% e 1,9%, respectivamente. As demais unidades da federação apresentaramqueda nas vendas do comércio, destacando-se as maiores quedas os estados do Amapá e Sergipe,com -17,1% e -12,8%, respectivamente.

 

 

 

 

 

Na comparação com ajuste sazonal, ou seja, entre fevereiro/2016 e janeiro/2016, dez unidades da federação apresentaram queda em volume. A tabela 1 mostra que Goiás apresentou alta registrada no mês, porém, abaixo da média nacional, tanto em volume quanto em receita nominal.

 

Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2016 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100) (%)

 

Fevereiro/2016

Brasil

Goiás

Volume de Vendas

1,2

0,3

Receita de Vendas

1,3

0,9

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016.

 

 

Varejo Goiano Restrito

 

A tabela 2 mostra que no âmbito restrito o comércio varejista goiano, em volume, no mês de fevereiro de 2016 apresentou queda de 7,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior e que a maioria dos segmentos apresentou queda. Os maiores recuos ocorreram em Livros, jornais, revistas e papelaria (-33,8%), Tecidos, vestuário e calçados (-11,7%) e Móveis e eletrodomésticos (-9,3%).

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

Dez/15

Jan/16

Fev/16

No Ano

12 Meses

Dez/15

Jan/16

Fev/16

No Ano

12 Meses

Comércio Varejista Geral

-7,2

-10,6

-4,2

-7,6

-5,3

-10,9

-13,6

-7,4

-10,8

-10,7

Combustíveis e lubrificantes

-9,8

-13,8

-4,1

-9,2

-6,8

-0,2

-6,3

-3,7

-5,0

-4,4

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

-3,7

-5,8

-1,4

-3,7

-3,0

-7,3

-9,3

-8,1

-8,8

-11,6

Hipermercados e supermercados

-3,9

-5,8

-1,4

-3,7

-3,1

-7,4

-9,5

-8,2

-8,9

-11,8

Tecidos, vestuário e calçados

-9,7

-12,9

-10,8

-12,0

-9,7

-8,0

-9,7

-11,7

-10,5

-9,3

Móveis e eletrodomésticos

-18,9

-24,7

-10,9

-18,7

-16,0

-28,5

-28,9

-9,3

-20,8

-20,1

Móveis

-22,3

-4,8

-5,3

-5,0

-15,7

-24,9

27,0

-2,0

14,8

-15,5

Eletrodomésticos

-17,4

-32,6

-13,7

-24,7

-16,2

-29,6

-45,9

-11,6

-31,7

-21,5

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

3,1

-0,2

6,2

2,8

2,9

-0,2

-3,5

5,7

0,8

0,7

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

-15,0

-13,0

-16,3

-14,4

-12,3

-14,6

-2,0

2,3

-0,5

-9,8

Livros, jornais, revistas e papelaria

-15,9

-24,9

-17,3

-21,2

-7,5

-32,3

-32,9

-33,8

-33,3

-5,3

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

-7,9

-14,8

-11,4

-13,2

-3,9

7,7

-4,6

-8,3

-6,3

3,1

Comércio varejista ampliado geral

-11,0

-14,1

-5,6

-10,1

-9,1

-17,7

-21,8

-11,2

-17,0

-16,0

Veículos, motocicletas, partes e peças

-20,0

-21,3

-6,6

-14,7

-17,0

-30,2

-31,0

-12,7

-23,0

-25,0

Material de construção

-12,5

-18,0

-11,1

-14,8

-9,5

-12,1

-26,4

-22,9

-24,7

-8,7

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio 

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2016

 

A tabela 3 mostra que em termos de receita nominal,o valor das vendas do comércio varejista goiano apresenta alta de 2,6% em fevereiro. Ressalta-se que mesmo sendo uma taxa positiva, ainda em um cenário de inflação considerada elevada – em fevereiro o IPCA em 12 meses registrou elevação de 13,79%.

 

Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2016 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

Dez/15

Jan/16

Fev/16

No Ano

12 Meses

Dez/15

Jan/16

Fev/16

No Ano

12 Meses

Comércio Varejista Geral

2,6

0,8

7,3

3,9

3,0

-2,1

-4,1

2,6

-1,0

-3,2

Combustíveis e lubrificantes

8,7

5,7

10,4

8,0

6,5

12,1

7,6

10,5

9,0

6,5

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

8,1

6,8

12,1

9,4

6,9

3,8

2,7

3,2

3,0

-1,1

Hipermercados e supermercados

7,8

6,6

11,9

9,2

6,6

3,4

2,2

2,9

2,5

-1,5

Tecidos, vestuário e calçados

-5,4

-8,2

-5,0

-6,8

-5,9

-4,7

-6,9

-7,5

-7,1

-6,1

Móveis e eletrodomésticos

-15,9

-19,5

-5,6

-13,4

-13,4

-24,3

-24,3

-2,8

-15,4

-17,8

Móveis

-17,5

0,9

-0,6

0,2

-11,1

-22,3

Governo na palma da mão

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