Comércio varejista goiano cresceu 6,1% em janeiro 2013
Conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista goiano iniciou o ano de 2013 com acréscimo de 6,1% em volume de vendas em relação a janeiro de 2012; no acumulado em doze meses a taxa foi de 8,9%. Na receita nominal de vendas, a alta foi superior ao indicador de volume, com 10,5%; em doze meses a taxa de crescimento da receita atingiu 11,9%. O comércio varejista ampliado que, além de contemplar o varejo, abrange o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças, registrou variação de 10,8% para o volume de vendas e 11,8% para a receita nominal de vendas, ambas em relação ao mesmo mês do ano anterior (Tabela 1 e 2).
O comércio varejista do País apresentou variação positiva de 5,9%, ligeiramente superior à registrada em dezembro de 2012 (5,1%). Para o indicador de receita nominal, a taxa foi de 12,4%, contra 10,9% ocorrida em dezembro de 2012. No recorte regional, todos os estados tiveram variações positivas. As maiores taxas de crescimento ocorreram nos estados da região nordeste: Entre as dez maiores taxas em volume de vendas, cinco pertencem à região Nordeste: Rio Grande do Norte (13,8%), Paraíba (13,1%), Maranhão (10,8%), Ceará (9,8%) e Pernambuco (8,6%). A região Centro-Oeste também apresentou taxas elevadas, sustentadas pelos estados de Mato Grosso do Sul, que liderou as vendas do comércio varejista, com variação de 17,5% e Mato Grosso com a quarta maior taxa do País, 12,0%. (gráfico 1).
Resultados por segmento do comércio varejista e varejista ampliado
Na análise do índice do volume de vendas em janeiro/13, comparado com o mesmo mês do ano anterior, todas as atividades do varejo goiano obtiveram variações positivas, exceto hipermercados e supermercados. As maiores taxas em ordem de importância no resultado global foram observadas nas atividades de: Livros, jornais, revistas e papelaria cresceu 55,9%; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com 21,2%; veículos, motocicletas, partes e peças, cresceu 15,4% e material de construção, com ganho de 13,4%, Gráfico 2.
O resultado apurado para a receita nominal e indicador de volume da atividade de livros, jornais, revistas e papelaria, cresceu 62,1% e 55,9%, respectivamente. Vale dizer, que esta atividade do varejo segue uma tendência de taxas positivas há treze meses consecutivas a dois dígitos (Tabelas 1 e 2).
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com a segunda maior taxa em volume do varejo goiano, aumentou 21,2% e 25,4% na receita nominal, na comparação janeiro de 2013 com janeiro de 2012. No indicador acumulado em doze meses, o crescimento em volume de vendas foi de 15,5% e na receita nominal de 17,1%. O crescimento acima da média no comércio se deve também à expansão da massa de salários e à oferta de crédito, bem como ao caráter de uso essencial e permanente dos produtos do setor. Cabe ressaltar, que os preços dos remédios em Goiás ficaram abaixo da média do IPCA/Goiânia (2,7% nos produtos farmacêuticos contra 5,9% no índice geral) (Tabelas 1 e 2).
O segmento de material de construção registrou ganho de 13,4% no volume de vendas e 17,1% na receita nominal, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em doze meses, as vendas no varejo atingiram 10,4% e a receita nominal 16,1%. Contribuíram para a expansão da atividade, a redução do IPI para uma cesta de produtos do setor, bem como as condições favoráveis do crédito habitacional. Segundo o Banco Central, os financiamentos imobiliários cresceram no Brasil 2,4 % no mês e 34,5% em doze meses. Tabela 1 e 2.
Na sequência em ordem de taxas positivas, a atividade de tecidos, vestuário e calçados apresentou a quarta maior taxa em termos de volume de vendas, 11,3%, com relação a igual mês do ano anterior e de 4,7% para os últimos 12 meses. A variação em volume ficou acima da média global (6,1%), enquanto a receita nominal da atividade cresceu 16,7%, evidenciando crescimento nos preços acima do volume de vendas. Segundo o IPCA Goiânia/IBGE, vestuário aumentou 4,9% no período de doze meses. E, por fim, a atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba os segmentos de lojas de departamentos, ótica, joalheira, artigos esportivos, brinquedos, cresceu 11,1%. O crescimento dessa atividade é devido ao crescimento da massa de salários e à maior oferta de crédito para pessoas físicas. Tabela 1 e 2.
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
nov/12 |
dez/12 |
jan/13 |
nov/12 |
dez/12 |
jan/13 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
8,5 |
5,1 |
5,9 |
5,9 |
8,3 |
9,6 |
1,9 |
6,1 |
6,1 |
8,9 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
7,5 |
5,6 |
8,8 |
8,8 |
7,7 |
6,4 |
2,7 |
4,7 |
4,7 |
2,6 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
8,3 |
6,8 |
3,4 |
3,4 |
8,0 |
5,8 |
0,8 |
0,1 |
0,1 |
6,4 |
|
Hipermercados e supermercados |
8,7 |
7,5 |
3,3 |
3,3 |
8,4 |
6,4 |
1,6 |
-0,1 |
-0,1 |
7,2 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
6,5 |
3,8 |
5,0 |
5,0 |
3,7 |
13,5 |
3,6 |
11,3 |
11,3 |
4,7 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
8,5 |
8,4 |
5,8 |
5,8 |
11,5 |
15,4 |
5,5 |
10,5 |
10,5 |
14,9 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
9,6 |
4,1 |
10,4 |
10,4 |
10,4 |
15,6 |
13,6 |
21,2 |
21,2 |
15,5 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
11,2 |
5,4 |
5,4 |
5,4 |
4,9 |
105,9 |
92,1 |
55,9 |
55,9 |
68,7 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-0,8 |
-23,0 |
8,8 |
8,8 |
5,6 |
15,7 |
-51,8 |
7,0 |
7,0 |
6,0 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
18,5 |
9,0 |
13,9 |
13,9 |
9,4 |
19,2 |
11,3 |
11,1 |
11,1 |
16,6 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
7,2 |
5,0 |
7,1 |
7,1 |
7,9 |
8,7 |
4,8 |
10,8 |
10,8 |
8,6 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
4,6 |
6,8 |
8,1 |
8,1 |
7,3 |
7,9 |
11,9 |
15,4 |
15,4 |
7,6 |
|
Material de construção |
5,6 |
7,1 |
11,6 |
11,6 |
7,8 |
6,2 |
-7,1 |
13,4 |
13,4 |
10,4 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/ Gerência de Contas Regionais e Indicadores 2013. |
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Atividades
|
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
nov/12 |
dez/12 |
jan/13 |
nov/12 |
dez/12 |
jan/13 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
13,8 |
10,9 |
12,4 |
12,4 |
12,3 |
13,9 |
7,3 |
10,5 |
10,5 |
11,9 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
7,3 |
5,3 |
9,8 |
9,8 |
6,5 |
-1,6 |
-2,7 |
1,0 |
1,0 |
-2,9 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
17,3 |
15,8 |
13,9 |
13,9 |
15,8 |
14,0 |
8,9 |
8,7 |
8,7 |
13,8 |
|
Hipermercados e supermercados |
17,5 |
16,4 |
13,6 |
13,6 |
15,9 |
14,5 |
9,5 |
8,3 |
8,3 |
14,4 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
9,5 |
5,6 |
9,4 |
9,4 |
6,6 |
16,9 |
7,0 |
16,7 |
16,7 |
8,3 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
6,0 |
8,0 |
5,2 |
5,2 |
8,3 |
18,7 |
7,9 |
11,0 |
11,0 |
14,4 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
12,4 |
6,5 |
15,6 |
15,6 |
13,3 |
17,0 |
14,8 |
25,4 |
25,4 |
17,1 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
12,5 |
7,1 |
9,9 |
9,9 |
6,8 |
109,7 |
98,0 |
62,1 |
62,1 |
73,3 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-2,5 |
-25,0 |
4,3 |
4,3 |
-0,2 |
16,8 |
-50,8 |
3,3 |
3,3 |
-0,4 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
20,8 |
12,5 |
19,1 |
19,1 |
12,4 |
22,3 |
15,4 |
16,0 |
16,0 |
20,1 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
9,4 |
7,7 |
10,2 |
10,2 |
9,5 |
9,4 |
5,9 |
11,8 |
11,8 |
8,7 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
1,4 |
3,7 |
4,9 |
4,9 |
4,0 |
2,9 |
6,8 |