Comércio varejista goiano cresce acima da média brasileira, 8,3%



Os resultados da pesquisa mensal do comércio varejista, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmaram o bom desempenho desse setor para o estado de Goiás no mês de julho, que é o quarto mês seguindo do ano em que o acréscimo no volume comercializado no Estado supera o índice Brasil. O segmento obteve em julho/12 uma variação de 8,3% em volume de vendas, acumulando no ano 9,2% e em 12 meses 7,9%. Em relação à variável receita nominal de vendas, o resultado foi de 10,2% na comparação com o mês de julho do ano anterior, no acumulado do ano 11,5% e em 12 meses 10,7%.

Para o Brasil, o resultado em volume do comércio apresentou acréscimo de 7,1% no mês de junho, no acumulado no ano foi de 8,8%, e nos 12 meses 7,1%, conseqüência dos resultados positivos obtidos pelos Estados de: Roraima 28,8%; Acre 17,6%; Amapá 17,5%; Mato Grosso do Sul 15,0% e São Paulo (8,5%).

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12       Meses

 

mai/12

jun/12

jul/12

mai/12

jun/12

jul/12

 

Comércio Varejista Geral

8,3

9,4

7,1

8,8

7,5

9,5

11,7

8,3

9,2

7,9

 

Combustíveis e lubrificantes

7,2

6,8

7,3

5,1

3,1

-4,0

2,4

6,8

-2,6

-5,3

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

8,8

11,1

5,0

8,9

6,8

9,7

12,0

2,6

8,5

8,4

 

Hipermercados e supermercados

8,9

11,6

5,4

9,3

7,1

10,8

13,1

3,5

9,4

9,0

 

Tecidos, vestuário e calçados

4,0

0,6

5,5

1,8

1,1

9,7

-4,2

3,1

0,4

1,1

 

Móveis e eletrodomésticos

9,3

15,6

12,5

13,8

14,2

15,5

17,7

17,2

16,3

12,9

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

12,3

11,3

11,3

11,0

10,0

16,1

14,0

13,0

13,0

12,0

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

2,0

9,5

6,2

4,3

3,6

69,1

86,1

83,9

54,1

37,0

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

17,2

-18,5

11,4

16,2

20,0

12,1

20,7

64,4

20,6

8,4

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

8,2

6,6

6,3

7,3

4,8

16,1

19,2

17,6

15,1

10,1

 

Comércio varejista ampliado geral

4,9

12,5

10,2

7,5

5,9

5,5

11,1

13,7

6,7

5,1

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-0,7

20,7

16,4

5,1

2,9

2,4

10,2

18,3

3,4

1,6

 

Material de construção

4,3

0,5

5,5

8,7

7,6

1,2

13,6

17,0

10,3

9,7

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio / Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012.

 

 

 

O Comércio varejista ampliado composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção, o incremento do mês de julho de 2012 em relação ao mesmo mês do ano anterior foi de 13,7%, o acumulado no ano foi de 6,7% e em 12 meses 5,1%. Quanto à receita nominal de vendas, apresentou resultado de 12,0%, superior ao apresentado em julho de 2011, no ano acumulou 7,0% e em 12 meses 6,2%.

 

 

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2012 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12    Meses

No    Ano

12    Meses

 

mai/12

jun/12

jul/12

mai/12

jun/12

jul/12

 

Comércio Varejista Geral

10,9

12,6

10,3

11,8

11,3

11,0

13,6

10,2

11,5

10,7

 

Combustíveis e lubrificantes

2,7

5,9

5,0

4,9

6,3

-13,5

-2,2

0,2

-5,7

-2,6

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

14,4

17,9

12,6

15,0

13,6

15,7

19,7

10,3

15,0

14,9

 

Hipermercados e supermercados

14,5

18,1

12,7

15,2

13,7

16,7

20,7

11,0

15,8

15,4

 

Tecidos, vestuário e calçados

7,4

2,7

7,6

5,6

7,1

12,2

-3,4

5,1

4,2

6,8

 

Móveis e eletrodomésticos

5,8

10,7

7,7

9,8

10,3

13,9

16,4

14,9

13,9

9,0

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

14,5

13,1

13,4

13,7

13,5

17,0

14,8

14,0

14,5

13,9

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

3,1

10,2

6,7

6,3

7,0

72,5

89,4

87,6

57,9

40,7

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

8,8

-23,1

3,9

6,8

7,5

-2,5

4,6

45,5

7,8

-2,0

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

11,0

9,1

8,8

10,1

9,1

19,3

22,9

20,4

18,8

15,4

 

Comércio varejista ampliado geral

6,5

12,6

10,4

8,8

7,9

5,3

10,9

12,0

7,0

6,2

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-1,9

14,7

11,1

2,5

0,8

-1,2

5,3

10,9

-0,1

-0,7

 

Material de construção

6,9

2,9

7,8

11,1

10,3

5,6

19,4

22,8

16,0

15,2

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio / Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012.

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo