Comércio varejista goiano cresce acima da média brasileira, 8,3%
Os resultados da pesquisa mensal do comércio varejista, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmaram o bom desempenho desse setor para o estado de Goiás no mês de julho, que é o quarto mês seguindo do ano em que o acréscimo no volume comercializado no Estado supera o índice Brasil. O segmento obteve em julho/12 uma variação de 8,3% em volume de vendas, acumulando no ano 9,2% e em 12 meses 7,9%. Em relação à variável receita nominal de vendas, o resultado foi de 10,2% na comparação com o mês de julho do ano anterior, no acumulado do ano 11,5% e em 12 meses 10,7%.
Para o Brasil, o resultado em volume do comércio apresentou acréscimo de 7,1% no mês de junho, no acumulado no ano foi de 8,8%, e nos 12 meses 7,1%, conseqüência dos resultados positivos obtidos pelos Estados de: Roraima 28,8%; Acre 17,6%; Amapá 17,5%; Mato Grosso do Sul 15,0% e São Paulo (8,5%).
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
mai/12 |
jun/12 |
jul/12 |
mai/12 |
jun/12 |
jul/12 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
8,3 |
9,4 |
7,1 |
8,8 |
7,5 |
9,5 |
11,7 |
8,3 |
9,2 |
7,9 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
7,2 |
6,8 |
7,3 |
5,1 |
3,1 |
-4,0 |
2,4 |
6,8 |
-2,6 |
-5,3 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
8,8 |
11,1 |
5,0 |
8,9 |
6,8 |
9,7 |
12,0 |
2,6 |
8,5 |
8,4 |
|
Hipermercados e supermercados |
8,9 |
11,6 |
5,4 |
9,3 |
7,1 |
10,8 |
13,1 |
3,5 |
9,4 |
9,0 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
4,0 |
0,6 |
5,5 |
1,8 |
1,1 |
9,7 |
-4,2 |
3,1 |
0,4 |
1,1 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
9,3 |
15,6 |
12,5 |
13,8 |
14,2 |
15,5 |
17,7 |
17,2 |
16,3 |
12,9 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
12,3 |
11,3 |
11,3 |
11,0 |
10,0 |
16,1 |
14,0 |
13,0 |
13,0 |
12,0 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
2,0 |
9,5 |
6,2 |
4,3 |
3,6 |
69,1 |
86,1 |
83,9 |
54,1 |
37,0 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
17,2 |
-18,5 |
11,4 |
16,2 |
20,0 |
12,1 |
20,7 |
64,4 |
20,6 |
8,4 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
8,2 |
6,6 |
6,3 |
7,3 |
4,8 |
16,1 |
19,2 |
17,6 |
15,1 |
10,1 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
4,9 |
12,5 |
10,2 |
7,5 |
5,9 |
5,5 |
11,1 |
13,7 |
6,7 |
5,1 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-0,7 |
20,7 |
16,4 |
5,1 |
2,9 |
2,4 |
10,2 |
18,3 |
3,4 |
1,6 |
|
Material de construção |
4,3 |
0,5 |
5,5 |
8,7 |
7,6 |
1,2 |
13,6 |
17,0 |
10,3 |
9,7 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio / Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. |
O Comércio varejista ampliado composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção, o incremento do mês de julho de 2012 em relação ao mesmo mês do ano anterior foi de 13,7%, o acumulado no ano foi de 6,7% e em 12 meses 5,1%. Quanto à receita nominal de vendas, apresentou resultado de 12,0%, superior ao apresentado em julho de 2011, no ano acumulou 7,0% e em 12 meses 6,2%.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2012 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
mai/12 |
jun/12 |
jul/12 |
mai/12 |
jun/12 |
jul/12 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
10,9 |
12,6 |
10,3 |
11,8 |
11,3 |
11,0 |
13,6 |
10,2 |
11,5 |
10,7 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
2,7 |
5,9 |
5,0 |
4,9 |
6,3 |
-13,5 |
-2,2 |
0,2 |
-5,7 |
-2,6 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
14,4 |
17,9 |
12,6 |
15,0 |
13,6 |
15,7 |
19,7 |
10,3 |
15,0 |
14,9 |
|
Hipermercados e supermercados |
14,5 |
18,1 |
12,7 |
15,2 |
13,7 |
16,7 |
20,7 |
11,0 |
15,8 |
15,4 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
7,4 |
2,7 |
7,6 |
5,6 |
7,1 |
12,2 |
-3,4 |
5,1 |
4,2 |
6,8 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
5,8 |
10,7 |
7,7 |
9,8 |
10,3 |
13,9 |
16,4 |
14,9 |
13,9 |
9,0 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
14,5 |
13,1 |
13,4 |
13,7 |
13,5 |
17,0 |
14,8 |
14,0 |
14,5 |
13,9 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
3,1 |
10,2 |
6,7 |
6,3 |
7,0 |
72,5 |
89,4 |
87,6 |
57,9 |
40,7 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
8,8 |
-23,1 |
3,9 |
6,8 |
7,5 |
-2,5 |
4,6 |
45,5 |
7,8 |
-2,0 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
11,0 |
9,1 |
8,8 |
10,1 |
9,1 |
19,3 |
22,9 |
20,4 |
18,8 |
15,4 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
6,5 |
12,6 |
10,4 |
8,8 |
7,9 |
5,3 |
10,9 |
12,0 |
7,0 |
6,2 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-1,9 |
14,7 |
11,1 |
2,5 |
0,8 |
-1,2 |
5,3 |
10,9 |
-0,1 |
-0,7 |
|
Material de construção |
6,9 |
2,9 |
7,8 |
11,1 |
10,3 |
5,6 |
19,4 |
22,8 |
16,0 |
15,2 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio / Elaboração: IMB – GO / Segplan / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. |