Comércio varejista goiano cresce 7,2% em janeiro
Conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista goiano iniciou o ano de 2014 com acréscimo de 7,2% em volume de vendas em relação a janeiro de 2013; no acumulado em doze meses a taxa foi de 4,7%. Na receita nominal de vendas, a alta foi superior ao indicador de volume, com 12,7%; em doze meses a taxa de crescimento da receita atingiu 11,2%.
O comércio varejista ampliado que, além de contemplar o varejo, abrange o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças, registrou variação de 2,0% para o volume de vendas e 7,1% para a receita nominal de vendas, ambas em relação ao mesmo mês do ano anterior (Tabela 1 e 2).
O comércio varejista do País apresentou variação positiva de 6,2%, superior à registrada em dezembro de 2013 (3,9%). Para o indicador de receita nominal, a taxa foi de 12,5%, contra 10,7% ocorrida em dezembro de 2013. No recorte regional, todos os estados tiveram variações positivas. As maiores taxas de crescimento ocorreram nos estados da região Norte e Nordeste.
Entre as sete maiores taxas em volume de vendas no mês de janeiro, três pertencem à região Norte: Acre (13,7%), Rondônia (10,9%) e Tocantins (10,7%). Outras três expansões ocorreram na região Nordeste, sustentadas pelos estados de Alagoas (10,0%), Maranhão (8,8%) e Ceará (7,8%). Goiás foi o representante da região Centro-Oeste que liderou as vendas do comércio varejista, com variação de 7,2% (Gráfico 1).
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
nov/13 |
dez/13 |
jan/14 |
nov/13 |
dez/13 |
jan/14 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
7,1 |
3,9 |
6,2 |
6,2 |
4,3 |
7,5 |
7,0 |
7,2 |
7,2 |
4,7 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
8,9 |
5,9 |
6,9 |
6,9 |
6,2 |
0,9 |
6,8 |
-0,4 |
-0,4 |
5,5 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
5,8 |
2,3 |
5,5 |
5,5 |
2,1 |
1,2 |
1,4 |
6,1 |
6,1 |
-1,7 |
|
Hipermercados e supermercados |
5,4 |
2,2 |
5,6 |
5,6 |
2,1 |
1,4 |
1,5 |
6,1 |
6,1 |
-1,8 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
6,1 |
3,0 |
4,0 |
4,0 |
3,3 |
14,3 |
13,7 |
13,1 |
13,1 |
13,1 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
9,1 |
-0,9 |
5,8 |
5,8 |
4,9 |
14,0 |
4,6 |
6,3 |
6,3 |
8,7 |
|
Móveis |
4,2 |
-8,5 |
4,5 |
4,5 |
-1,2 |
15,5 |
10,1 |
4,9 |
4,9 |
1,3 |
|
Eletrodomésticos |
12,5 |
3,9 |
7,3 |
7,3 |
8,5 |
12,1 |
1,7 |
5,5 |
5,5 |
10,6 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
12,2 |
12,4 |
13,6 |
13,6 |
10,4 |
20,6 |
39,1 |
21,9 |
21,9 |
17,8 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
0,1 |
3,8 |
4,2 |
4,2 |
2,3 |
6,2 |
13,7 |
14,6 |
14,6 |
12,1 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
10,8 |
7,0 |
-4,6 |
-4,6 |
5,8 |
41,8 |
5,0 |
9,4 |
9,4 |
17,5 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
6,6 |
11,2 |
7,6 |
7,6 |
9,8 |
19,1 |
15,3 |
10,9 |
10,9 |
11,9 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
6,0 |
2,9 |
3,5 |
3,5 |
3,3 |
7,2 |
3,0 |
2,0 |
2,0 |
4,6 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
4,3 |
0,0 |
-1,8 |
-1,8 |
0,7 |
7,2 |
-4,8 |
-3,8 |
-3,8 |
4,5 |
|
Material de construção |
5,1 |
5,6 |
3,9 |
3,9 |
6,3 |
5,7 |
14,2 |
4,1 |
4,1 |
3,9 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014. |
Em Goiás, o comércio varejista ampliado (que abrange o segmento de construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças) apresentou taxa positiva de 2,0% para o volume de vendas e de 7,1% para a receita nominal, ambas em relação ao mesmo mês do ano anterior (Tabela 1 e 2).
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
nov/13 |
dez/13 |
jan/14 |
nov/13 |
dez/13 |
jan/14 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
13,8 |
10,7 |
12,5 |
12,5 |
11,9 |
13,2 |
13,0 |
12,7 |
12,7 |
11,2 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
12,2 |
13,1 |
14,6 |
14,6 |
11,3 |
13,1 |
21,4 |
13,8 |
13,8 |
13,0 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
13,9 |
9,9 |
11,9 |
11,9 |
11,9 |
7,1 |
6,9 |
10,0 |
10,0 |
6,5 |
|
Hipermercados e supermercados |
13,4 |
9,5 |
11,9 |
11,9 |
11,7 |
7,1 |
6,9 |
10,1 |
10,1 |
6,3 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
11,8 |
8,4 |
9,8 |
9,8 |
8,8 |
21,0 |
21,6 |
20,1 |
20,1 |
20,1 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
16,7 |
6,5 |
13,0 |
13,0 |
10,0 |
17,5 |
9,3 |
11,6 |
11,6 |
12,7 |
|
Móveis |
12,6 |
-0,4 |
12,6 |
12,6 |
6,2 |
20,7 |
18,4 |
11,9 |
11,9 |
7,7 |
|
Eletrodomésticos |
19,0 |
10,4 |
13,2 |
13,2 |
12,1 |
16,2 |
6,1 |
11,5 |
11,5 |
14,7 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
17,6 |
18,1 |
19,3 |
19,3 |
15,9 |
23,4 |
42,0 |
23,8 |
23,8 |
21,2 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
6,3 |
9,4 |
11,0 |
11,0 |
8,0 |
14,3 |
21,2 |
21,9 |
21,9 |
18,5 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
7,3 |
1,6 |
-7,2 |
-7,2 |
3,2 |
45,3 |
|