Comércio varejista goiano cresce 7,2% em janeiro


Conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista goiano iniciou o ano de 2014 com acréscimo de 7,2% em volume de vendas em relação a janeiro de 2013; no acumulado em doze meses a taxa foi de 4,7%.  Na receita nominal de vendas, a alta foi superior ao indicador de volume, com 12,7%; em doze meses a taxa de crescimento da receita atingiu 11,2%.

O comércio varejista ampliado que, além de contemplar o varejo, abrange o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças, registrou variação de 2,0% para o volume de vendas e 7,1% para a receita nominal de vendas, ambas em relação ao mesmo mês do ano anterior (Tabela 1 e 2).

O comércio varejista do País apresentou variação positiva de 6,2%, superior à registrada em dezembro de 2013 (3,9%). Para o indicador de receita nominal, a taxa foi de 12,5%, contra 10,7% ocorrida em dezembro de 2013. No recorte regional, todos os estados tiveram variações positivas. As maiores taxas de crescimento ocorreram nos estados da região Norte e Nordeste.

Entre as sete maiores taxas em volume de vendas no mês de janeiro, três pertencem à região Norte: Acre (13,7%), Rondônia (10,9%) e Tocantins (10,7%). Outras três expansões ocorreram na região Nordeste, sustentadas pelos estados de Alagoas (10,0%), Maranhão (8,8%) e Ceará (7,8%). Goiás foi o representante da região Centro-Oeste que liderou as vendas do comércio varejista, com variação de 7,2% (Gráfico 1).

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12       Meses

 

nov/13

dez/13

jan/14

nov/13

dez/13

jan/14

 

Comércio Varejista Geral

7,1

3,9

6,2

6,2

4,3

7,5

7,0

7,2

7,2

4,7

 

Combustíveis e lubrificantes

8,9

5,9

6,9

6,9

6,2

0,9

6,8

-0,4

-0,4

5,5

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

5,8

2,3

5,5

5,5

2,1

1,2

1,4

6,1

6,1

-1,7

 

Hipermercados e supermercados

5,4

2,2

5,6

5,6

2,1

1,4

1,5

6,1

6,1

-1,8

 

Tecidos, vestuário e calçados

6,1

3,0

4,0

4,0

3,3

14,3

13,7

13,1

13,1

13,1

 

Móveis e eletrodomésticos

9,1

-0,9

5,8

5,8

4,9

14,0

4,6

6,3

6,3

8,7

 

Móveis

4,2

-8,5

4,5

4,5

-1,2

15,5

10,1

4,9

4,9

1,3

 

Eletrodomésticos

12,5

3,9

7,3

7,3

8,5

12,1

1,7

5,5

5,5

10,6

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

12,2

12,4

13,6

13,6

10,4

20,6

39,1

21,9

21,9

17,8

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

0,1

3,8

4,2

4,2

2,3

6,2

13,7

14,6

14,6

12,1

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

10,8

7,0

-4,6

-4,6

5,8

41,8

5,0

9,4

9,4

17,5

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

6,6

11,2

7,6

7,6

9,8

19,1

15,3

10,9

10,9

11,9

 

Comércio varejista ampliado geral

6,0

2,9

3,5

3,5

3,3

7,2

3,0

2,0

2,0

4,6

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

4,3

0,0

-1,8

-1,8

0,7

7,2

-4,8

-3,8

-3,8

4,5

 

Material de construção

5,1

5,6

3,9

3,9

6,3

5,7

14,2

4,1

4,1

3,9

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014.

 

 

Em Goiás, o comércio varejista ampliado (que abrange o segmento de construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças) apresentou taxa positiva de 2,0% para o volume de vendas e de 7,1% para a receita nominal, ambas em relação ao mesmo mês do ano anterior (Tabela 1 e 2).

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12    Meses

No    Ano

12    Meses

 

nov/13

dez/13

jan/14

nov/13

dez/13

jan/14

 

Comércio Varejista Geral

13,8

10,7

12,5

12,5

11,9

13,2

13,0

12,7

12,7

11,2

 

Combustíveis e lubrificantes

12,2

13,1

14,6

14,6

11,3

13,1

21,4

13,8

13,8

13,0

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

13,9

9,9

11,9

11,9

11,9

7,1

6,9

10,0

10,0

6,5

 

Hipermercados e supermercados

13,4

9,5

11,9

11,9

11,7

7,1

6,9

10,1

10,1

6,3

 

Tecidos, vestuário e calçados

11,8

8,4

9,8

9,8

8,8

21,0

21,6

20,1

20,1

20,1

 

Móveis e eletrodomésticos

16,7

6,5

13,0

13,0

10,0

17,5

9,3

11,6

11,6

12,7

 

Móveis

12,6

-0,4

12,6

12,6

6,2

20,7

18,4

11,9

11,9

7,7

 

Eletrodomésticos

19,0

10,4

13,2

13,2

12,1

16,2

6,1

11,5

11,5

14,7

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

17,6

18,1

19,3

19,3

15,9

23,4

42,0

23,8

23,8

21,2

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

6,3

9,4

11,0

11,0

8,0

14,3

21,2

21,9

21,9

18,5

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

7,3

1,6

-7,2

-7,2

3,2

45,3

Governo na palma da mão

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