Comércio varejista goiano cresce 4,7% em outubro


Em outubro, o comércio varejista em Goiás apresentou crescimento de 4,7% para o volume e de 10,4% na receita nominal de vendas, considerando o mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano o incremento foi de 4,1% em volume e 10,6% para a receita de vendas. Estes resultados foram apresentados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o Brasil, no mês de outubro a pesquisa registrou acréscimo de 5,3% em volume e 12,0% na receita de vendas, no acumulado do ano o aumento foi de 4,0% em volume e 11,8% em receita. Considerando os melhores resultados em termos de volume de vendas nas unidades da federação, foram destaque, pela ordem, Alagoas (12,0%); Rio Grande do Norte (10,1%); Maranhão (10,1%); Paraíba (9,0%) e Paraná (8,9%). O único Estado que apresentou variação negativa para volume de vendas foi Roraima (-1,1%), conforme Gráfico 1.

 

 

 

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12       Meses

 

ago/13

set/13

out/13

ago/13

set/13

out/13

 

Comércio Varejista Geral

6,2

4,3

5,3

4,0

4,5

5,8

4,4

4,7

4,1

4,3

 

Combustíveis e lubrificantes

5,4

4,2

6,1

6,1

6,1

-3,3

7,0

1,5

6,4

6,1

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

5,6

1,0

3,3

1,5

2,5

1,2

-4,1

-3,6

-3,0

-1,9

 

Hipermercados e supermercados

5,7

0,6

3,1

1,5

2,6

1,0

-4,4

-3,8

-3,1

-1,9

 

Tecidos, vestuário e calçados

3,7

0,4

3,5

3,2

3,6

11,8

7,4

7,5

12,7

11,4

 

Móveis e eletrodomésticos

7,9

7,4

5,0

5,4

6,0

14,3

13,4

14,2

9,2

9,2

 

Móveis

1,1

5,0

1,6

-1,2

0,4

10,9

9,9

17,5

-2,0

-1,7

 

Eletrodomésticos

12,0

9,3

7,6

8,9

8,6

14,5

13,4

11,6

13,0

13,7

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

9,8

11,9

11,4

9,7

9,2

15,0

12,4

19,7

14,9

14,8

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

-2,1

0,1

-0,6

2,6

3,5

6,7

2,2

4,1

17,5

27,8

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

7,9

16,0

10,5

6,5

1,9

51,5

39,4

37,0

16,4

5,1

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

8,6

14,9

11,9

10,5

10,9

3,0

18,8

17,0

11,7

12,2

 

Comércio varejista ampliado geral

-0,9

7,7

2,2

3,4

3,9

-2,9

10,2

-2,3

5,4

5,6

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-12,7

13,9

-4,2

1,3

2,1

-11,5

22,4

-9,6

7,3

7,7

 

Material de construção

4,0

10,3

6,2

7,2

7,0

-3,0

-1,8

-1,9

3,7

3,1

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2013.

 

 

 

O comércio varejista ampliado, que é composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção, no mês de outubro em Goiás, houve queda no volume de vendas de 2,3%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, porém, no acumulado do ano e em 12 meses, ainda apresentou expansão, que foi de 5,4% e 5,6% respectivamente. Em termos de receita nominal de vendas, o resultado foi de 2,5%, superior ao apresentado em outubro de 2012, no acumulado do ano, 9,4% e em 12 meses em 9,1%.

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12    Meses

No    Ano

12    Meses

 

ago/13

set/13

out/13

ago/13

set/13

out/13

 

Comércio Varejista Geral

13,6

10,7

12,0

11,8

11,9

12,4

9,7

10,4

10,6

10,5

 

Combustíveis e lubrificantes

10,2

8,6

10,1

10,5

9,8

1,5

14,9

13,0

11,0

8,8

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

15,0

8,8

11,2

12,2

12,9

9,5

1,7

2,3

6,3

7,1

 

Hipermercados e supermercados

15,2

8,4

11,0

11,9

12,8

9,3

1,6

2,2

6,0

7,0

 

Tecidos, vestuário e calçados

9,1

5,5

9,0

8,5

8,1

19,3

13,7

14,0

19,4

17,4

 

Móveis e eletrodomésticos

13,3

13,8

12,1

8,9

8,6

19,7

18,1

18,6

12,7

12,6

 

Móveis

9,5

13,0

10,1

5,7

6,7

18,1

16,4

22,0

4,0

4,0

 

Eletrodomésticos

15,4

14,3

13,3

10,7

9,1

20,3

18,8

17,3

16,2

16,0

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

15,1

17,2

16,5

15,2

14,2

18,7

15,4

22,1

18,5

18,1

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

3,3

5,7

5,4

7,9

8,2

12,8

9,2

10,5

23,3

33,5

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

5,1

13,5

8,6

4,1

-0,4

53,6

41,1

37,2

17,6

6,5

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

14,5

21,1

17,8

16,5

16,3

8,5

Governo na palma da mão

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