Comércio varejista goiano cresce 4,7% em outubro
Em outubro, o comércio varejista em Goiás apresentou crescimento de 4,7% para o volume e de 10,4% na receita nominal de vendas, considerando o mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano o incremento foi de 4,1% em volume e 10,6% para a receita de vendas. Estes resultados foram apresentados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para o Brasil, no mês de outubro a pesquisa registrou acréscimo de 5,3% em volume e 12,0% na receita de vendas, no acumulado do ano o aumento foi de 4,0% em volume e 11,8% em receita. Considerando os melhores resultados em termos de volume de vendas nas unidades da federação, foram destaque, pela ordem, Alagoas (12,0%); Rio Grande do Norte (10,1%); Maranhão (10,1%); Paraíba (9,0%) e Paraná (8,9%). O único Estado que apresentou variação negativa para volume de vendas foi Roraima (-1,1%), conforme Gráfico 1.
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
ago/13 |
set/13 |
out/13 |
ago/13 |
set/13 |
out/13 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
6,2 |
4,3 |
5,3 |
4,0 |
4,5 |
5,8 |
4,4 |
4,7 |
4,1 |
4,3 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
5,4 |
4,2 |
6,1 |
6,1 |
6,1 |
-3,3 |
7,0 |
1,5 |
6,4 |
6,1 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
5,6 |
1,0 |
3,3 |
1,5 |
2,5 |
1,2 |
-4,1 |
-3,6 |
-3,0 |
-1,9 |
|
Hipermercados e supermercados |
5,7 |
0,6 |
3,1 |
1,5 |
2,6 |
1,0 |
-4,4 |
-3,8 |
-3,1 |
-1,9 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
3,7 |
0,4 |
3,5 |
3,2 |
3,6 |
11,8 |
7,4 |
7,5 |
12,7 |
11,4 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
7,9 |
7,4 |
5,0 |
5,4 |
6,0 |
14,3 |
13,4 |
14,2 |
9,2 |
9,2 |
|
Móveis |
1,1 |
5,0 |
1,6 |
-1,2 |
0,4 |
10,9 |
9,9 |
17,5 |
-2,0 |
-1,7 |
|
Eletrodomésticos |
12,0 |
9,3 |
7,6 |
8,9 |
8,6 |
14,5 |
13,4 |
11,6 |
13,0 |
13,7 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
9,8 |
11,9 |
11,4 |
9,7 |
9,2 |
15,0 |
12,4 |
19,7 |
14,9 |
14,8 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
-2,1 |
0,1 |
-0,6 |
2,6 |
3,5 |
6,7 |
2,2 |
4,1 |
17,5 |
27,8 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
7,9 |
16,0 |
10,5 |
6,5 |
1,9 |
51,5 |
39,4 |
37,0 |
16,4 |
5,1 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
8,6 |
14,9 |
11,9 |
10,5 |
10,9 |
3,0 |
18,8 |
17,0 |
11,7 |
12,2 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
-0,9 |
7,7 |
2,2 |
3,4 |
3,9 |
-2,9 |
10,2 |
-2,3 |
5,4 |
5,6 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-12,7 |
13,9 |
-4,2 |
1,3 |
2,1 |
-11,5 |
22,4 |
-9,6 |
7,3 |
7,7 |
|
Material de construção |
4,0 |
10,3 |
6,2 |
7,2 |
7,0 |
-3,0 |
-1,8 |
-1,9 |
3,7 |
3,1 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2013. |
O comércio varejista ampliado, que é composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção, no mês de outubro em Goiás, houve queda no volume de vendas de 2,3%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, porém, no acumulado do ano e em 12 meses, ainda apresentou expansão, que foi de 5,4% e 5,6% respectivamente. Em termos de receita nominal de vendas, o resultado foi de 2,5%, superior ao apresentado em outubro de 2012, no acumulado do ano, 9,4% e em 12 meses em 9,1%.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
ago/13 |
set/13 |
out/13 |
ago/13 |
set/13 |
out/13 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
13,6 |
10,7 |
12,0 |
11,8 |
11,9 |
12,4 |
9,7 |
10,4 |
10,6 |
10,5 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
10,2 |
8,6 |
10,1 |
10,5 |
9,8 |
1,5 |
14,9 |
13,0 |
11,0 |
8,8 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
15,0 |
8,8 |
11,2 |
12,2 |
12,9 |
9,5 |
1,7 |
2,3 |
6,3 |
7,1 |
|
Hipermercados e supermercados |
15,2 |
8,4 |
11,0 |
11,9 |
12,8 |
9,3 |
1,6 |
2,2 |
6,0 |
7,0 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
9,1 |
5,5 |
9,0 |
8,5 |
8,1 |
19,3 |
13,7 |
14,0 |
19,4 |
17,4 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
13,3 |
13,8 |
12,1 |
8,9 |
8,6 |
19,7 |
18,1 |
18,6 |
12,7 |
12,6 |
|
Móveis |
9,5 |
13,0 |
10,1 |
5,7 |
6,7 |
18,1 |
16,4 |
22,0 |
4,0 |
4,0 |
|
Eletrodomésticos |
15,4 |
14,3 |
13,3 |
10,7 |
9,1 |
20,3 |
18,8 |
17,3 |
16,2 |
16,0 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
15,1 |
17,2 |
16,5 |
15,2 |
14,2 |
18,7 |
15,4 |
22,1 |
18,5 |
18,1 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
3,3 |
5,7 |
5,4 |
7,9 |
8,2 |
12,8 |
9,2 |
10,5 |
23,3 |
33,5 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
5,1 |
13,5 |
8,6 |
4,1 |
-0,4 |
53,6 |
41,1 |
37,2 |
17,6 |
6,5 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
14,5 |
21,1 |
17,8 |
16,5 |
16,3 |
8,5 |
|