Comércio varejista goiano cresce 4,4% em setembro
O comércio varejista goiano conforme Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) expandiu em volume de vendas 4,4%, no acumulado do ano 4,0%, e em 12 meses, 4,7%. Em termos de receita nominal de vendas, na comparação com igual mês do ano anterior (setembro/ 2012), o resultado foi de 9,7%, nos nove meses do ano, 10,6% e em 12 meses 10,8%.
No comércio varejista brasileiro, a expansão em volume de vendas foi de 4,1% em setembro de 2013; na mesma base de comparação, a receita nominal de vendas obteve acréscimo de 10,6%. Nos últimos 12 meses, o aumento do volume de vendas foi de 4,8% e, na receita nominal de vendas, 12,0%. No que tange ao volume de vendas para as unidades da federação, os melhores cinco resultados ocorreram: em Alagoas, com variação de 10,6%; Tocantins 10,3%; Rio Grande do Norte 9,7%; Maranhão 9,5% e Pernambuco, com 9,4%.
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
jul/13 |
ago/13 |
set/13 |
jul/13 |
ago/13 |
set/13 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
6,0 |
6,2 |
4,1 |
3,9 |
4,8 |
6,5 |
5,8 |
4,4 |
4,0 |
4,7 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
7,8 |
5,4 |
4,2 |
6,0 |
6,6 |
6,8 |
-3,3 |
7,0 |
7,0 |
6,8 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
2,7 |
5,6 |
0,7 |
1,2 |
2,8 |
-1,0 |
1,2 |
-4,1 |
-2,9 |
-1,4 |
|
Hipermercados e supermercados |
2,6 |
5,7 |
0,3 |
1,2 |
2,9 |
-1,2 |
1,0 |
-4,4 |
-3,0 |
-1,3 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
6,0 |
3,7 |
0,4 |
3,2 |
3,6 |
13,7 |
11,8 |
7,4 |
13,3 |
11,5 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
11,0 |
7,9 |
7,6 |
5,5 |
6,7 |
14,8 |
14,3 |
13,4 |
8,6 |
9,5 |
|
Móveis |
4,7 |
1,1 |
5,1 |
-1,5 |
1,4 |
4,1 |
10,9 |
9,9 |
-4,0 |
-2,7 |
|
Eletrodomésticos |
14,9 |
12,0 |
9,6 |
9,1 |
9,0 |
17,9 |
14,5 |
13,4 |
13,2 |
14,8 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
11,6 |
9,8 |
11,9 |
9,5 |
9,3 |
19,4 |
15,0 |
12,4 |
14,3 |
14,7 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
1,5 |
-2,1 |
0,3 |
3,0 |
4,4 |
5,5 |
6,7 |
2,2 |
19,1 |
33,7 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
8,3 |
7,9 |
16,5 |
6,1 |
2,2 |
28,6 |
51,5 |
39,4 |
14,2 |
3,3 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
11,7 |
8,6 |
14,8 |
10,3 |
11,1 |
7,1 |
3,0 |
18,8 |
11,0 |
11,8 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
3,7 |
-0,9 |
7,6 |
3,6 |
4,9 |
5,5 |
-2,9 |
10,2 |
6,3 |
7,6 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
-1,8 |
-12,7 |
13,9 |
2,0 |
4,4 |
5,3 |
-11,5 |
22,4 |
9,6 |
11,7 |
|
Material de construção |
10,4 |
4,0 |
10,1 |
7,3 |
7,6 |
2,2 |
-3,0 |
-1,8 |
4,4 |
5,4 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2013. |
No comércio varejista goiano ampliado, que é composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção, o incremento no volume de vendas foi de 10,2%, na comparação setembro de 2013 em relação ao mesmo mês do ano anterior, no acumulado do ano a expansão foi de 6,3% e em 12 meses 7,6%. Em termos de receita nominal de vendas, o resultado foi de 14,4%, superior ao apresentado em setembro de 2012 (3,0%); no acumulado do ano, 10,3% e em 12 meses em 10,7%.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
jul/13 |
ago/13 |
set/13 |
jul/13 |
ago/13 |
set/13 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
13,9 |
13,6 |
10,6 |
11,7 |
12,0 |
13,1 |
12,4 |
9,7 |
10,6 |
10,8 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
12,6 |
10,2 |
8,6 |
10,6 |
9,7 |
12,3 |
1,5 |
14,9 |
10,7 |
8,0 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
13,1 |
15,0 |
8,4 |
12,2 |
13,3 |
7,4 |
9,5 |
1,7 |
6,8 |
8,0 |
|
Hipermercados e supermercados |
12,9 |
15,2 |
8,0 |
12,0 |
13,2 |
7,1 |
9,3 |
1,5 |
6,5 |
7,9 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
11,4 |
9,1 |
5,5 |
8,4 |
7,9 |
21,0 |
19,3 |
13,7 |
20,0 |
17,3 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
16,1 |
13,3 |
14,1 |
8,6 |
8,5 |
19,9 |
19,7 |
18,1 |
12,0 |
12,7 |
|
Móveis |
13,2 |
9,5 |
13,2 |
5,2 |
7,2 |
12,0 |
18,1 |
16,4 |
2,0 |
3,2 |
|
Eletrodomésticos |
17,7 |
15,4 |
14,5 |
10,4 |
8,6 |
23,1 |
20,3 |
18,8 |
16,1 |
16,5 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
18,0 |
15,1 |
17,2 |
15,0 |
14,1 |
23,7 |
18,7 |
15,4 |
18,1 |
17,9 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
7,5 |
3,3 |
5,9 |
8,2 |
8,7 |
11,6 |
12,8 |
9,2 |
24,9 |
39,2 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
5,3 |
5,1 |
14,0 |
3,7 |
-0,2 |
29,5 |
53,6 |
41,1 |
15,5 |
4,5 |