Comércio varejista goiano cresce 4,4% em setembro


O comércio varejista goiano conforme Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) expandiu em volume de vendas 4,4%, no acumulado do ano 4,0%, e em 12 meses, 4,7%. Em termos de receita nominal de vendas, na comparação com igual mês do ano anterior (setembro/ 2012), o resultado foi de 9,7%, nos nove meses do ano, 10,6% e em 12 meses 10,8%.

No comércio varejista brasileiro, a expansão em volume de vendas foi de 4,1% em setembro de 2013; na mesma base de comparação, a receita nominal de vendas obteve acréscimo de 10,6%. Nos últimos 12 meses, o aumento do volume de vendas foi de 4,8% e, na receita nominal de vendas, 12,0%. No que tange ao volume de vendas para as unidades da federação, os melhores cinco resultados ocorreram: em Alagoas, com variação de 10,6%; Tocantins 10,3%; Rio Grande do Norte 9,7%; Maranhão 9,5% e Pernambuco, com 9,4%.

 

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2013

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No Ano

12

Meses

No Ano

12       Meses

 

jul/13

ago/13

set/13

jul/13

ago/13

set/13

 

Comércio Varejista Geral

6,0

6,2

4,1

3,9

4,8

6,5

5,8

4,4

4,0

4,7

 

Combustíveis e lubrificantes

7,8

5,4

4,2

6,0

6,6

6,8

-3,3

7,0

7,0

6,8

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

2,7

5,6

0,7

1,2

2,8

-1,0

1,2

-4,1

-2,9

-1,4

 

Hipermercados e supermercados

2,6

5,7

0,3

1,2

2,9

-1,2

1,0

-4,4

-3,0

-1,3

 

Tecidos, vestuário e calçados

6,0

3,7

0,4

3,2

3,6

13,7

11,8

7,4

13,3

11,5

 

Móveis e eletrodomésticos

11,0

7,9

7,6

5,5

6,7

14,8

14,3

13,4

8,6

9,5

 

Móveis

4,7

1,1

5,1

-1,5

1,4

4,1

10,9

9,9

-4,0

-2,7

 

Eletrodomésticos

14,9

12,0

9,6

9,1

9,0

17,9

14,5

13,4

13,2

14,8

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

11,6

9,8

11,9

9,5

9,3

19,4

15,0

12,4

14,3

14,7

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

1,5

-2,1

0,3

3,0

4,4

5,5

6,7

2,2

19,1

33,7

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

8,3

7,9

16,5

6,1

2,2

28,6

51,5

39,4

14,2

3,3

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

11,7

8,6

14,8

10,3

11,1

7,1

3,0

18,8

11,0

11,8

 

Comércio varejista ampliado geral

3,7

-0,9

7,6

3,6

4,9

5,5

-2,9

10,2

6,3

7,6

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

-1,8

-12,7

13,9

2,0

4,4

5,3

-11,5

22,4

9,6

11,7

 

Material de construção

10,4

4,0

10,1

7,3

7,6

2,2

-3,0

-1,8

4,4

5,4

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2013.

 

 

 

No comércio varejista goiano ampliado, que é composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção, o incremento no volume de vendas foi de 10,2%, na comparação setembro de 2013 em relação ao mesmo mês do ano anterior, no acumulado do ano a expansão foi de 6,3% e em 12 meses 7,6%. Em termos de receita nominal de vendas, o resultado foi de 14,4%, superior ao apresentado em setembro de 2012 (3,0%); no  acumulado do ano, 10,3% e em 12 meses em 10,7%.

 

 

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2013

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No

Ano

12

Meses

No Ano

12

Meses

 

jul/13

ago/13

set/13

jul/13

ago/13

set/13

 

Comércio Varejista Geral

13,9

13,6

10,6

11,7

12,0

13,1

12,4

9,7

10,6

10,8

 

Combustíveis e lubrificantes

12,6

10,2

8,6

10,6

9,7

12,3

1,5

14,9

10,7

8,0

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

13,1

15,0

8,4

12,2

13,3

7,4

9,5

1,7

6,8

8,0

 

Hipermercados e supermercados

12,9

15,2

8,0

12,0

13,2

7,1

9,3

1,5

6,5

7,9

 

Tecidos, vestuário e calçados

11,4

9,1

5,5

8,4

7,9

21,0

19,3

13,7

20,0

17,3

 

Móveis e eletrodomésticos

16,1

13,3

14,1

8,6

8,5

19,9

19,7

18,1

12,0

12,7

 

Móveis

13,2

9,5

13,2

5,2

7,2

12,0

18,1

16,4

2,0

3,2

 

Eletrodomésticos

17,7

15,4

14,5

10,4

8,6

23,1

20,3

18,8

16,1

16,5

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

18,0

15,1

17,2

15,0

14,1

23,7

18,7

15,4

18,1

17,9

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

7,5

3,3

5,9

8,2

8,7

11,6

12,8

9,2

24,9

39,2

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

5,3

5,1

14,0

3,7

-0,2

29,5

53,6

41,1

15,5

4,5

Governo na palma da mão

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