Comércio varejista goiano cresce 11,4% em agosto de 2012
Os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram para o estado de Goiás, no mês de agosto, crescimento tanto em termos de volume quanto em receita. O ganho em volume de vendas foi de 11,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de 9,6% no acumulado do ano e de 8,2%, no acumulado dos últimos doze meses. Para a receita nominal de vendas, na comparação na mesma ordem, apresentaram taxas de variação de 13,4%, 11,9% e 10,7%, respectivamente.
Para o Brasil, a expansão no volume de vendas foi de 10,1% e de 13,7% na receita. Nos últimos 12 meses, o volume de vendas foi de 7,8%, totalizando 12,1% para a receita de vendas. No que tange ao volume de vendas para as unidades da federação, todas apresentaram taxas positivas (comparativo agosto 2012/agosto 2011), com destaque para Roraima (28,8%), Amapá (24,6%) e Grosso do Sul (22,6%).
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2012 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
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Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
jun/12 |
jul/12 |
ago/12 |
jun/12 |
jul/12 |
ago/12 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
9,4 |
7,2 |
10,1 |
9,0 |
7,8 |
11,7 |
9,4 |
11,4 |
9,6 |
8,2 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
6,8 |
7,7 |
10,1 |
5,8 |
3,8 |
2,4 |
6,8 |
10,5 |
-1,0 |
-3,9 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
11,1 |
5,0 |
8,5 |
8,8 |
7,2 |
12,0 |
5,0 |
6,0 |
8,5 |
8,3 |
|
Hipermercados e supermercados |
11,6 |
5,3 |
8,9 |
9,2 |
7,5 |
13,1 |
5,5 |
6,9 |
9,4 |
8,9 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
0,6 |
5,7 |
8,3 |
2,6 |
1,6 |
-4,2 |
3,1 |
6,2 |
1,1 |
1,1 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
15,6 |
12,6 |
16,6 |
14,2 |
14,2 |
17,7 |
17,2 |
20,2 |
16,8 |
13,6 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
11,3 |
11,4 |
12,8 |
11,2 |
10,3 |
14,0 |
13,0 |
16,5 |
13,5 |
12,1 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
9,5 |
6,3 |
4,0 |
4,3 |
3,5 |
86,1 |
83,9 |
55,2 |
54,3 |
40,3 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-18,5 |
11,3 |
11,9 |
15,6 |
18,8 |
20,7 |
64,4 |
13,4 |
19,8 |
10,9 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
6,6 |
6,4 |
10,4 |
7,7 |
5,5 |
19,2 |
17,7 |
34,0 |
17,5 |
12,4 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
12,5 |
10,2 |
15,7 |
8,6 |
6,8 |
11,1 |
14,2 |
17,4 |
8,2 |
5,8 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
20,7 |
16,4 |
26,3 |
7,9 |
4,8 |
10,2 |
18,2 |
23,9 |
6,1 |
2,9 |
|
Material de construção |
0,5 |
5,5 |
8,5 |
8,7 |
7,8 |
13,6 |
17,0 |
15,6 |
11,1 |
9,8 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Segplan-GO / IMB / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. |
O Comércio varejista ampliado, composto pelos segmentos de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção cresceu 17,4% em volume no mês de agosto de 2012, ante o mesmo mês do ano anterior, acumulando no ano taxa positiva de 8,2% e em 12 meses, de 5,8%. Com referência à receita nominal de vendas, em agosto/12 apresentou resultado positivo de 16,1%, superior ao apresentado em agosto de 2011 (12,2%), sendo que no ano acumulou 8,3% e em 12 meses 6,7%.
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2012 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
jun/12 |
jul/12 |
ago/12 |
jun/12 |
jul/12 |
ago/12 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
12,6 |
10,4 |
13,7 |
12,1 |
11,4 |
13,6 |
11,5 |
13,4 |
11,9 |
10,7 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
5,9 |
5,4 |
7,7 |
5,3 |
6,1 |
-2,2 |
0,2 |
3,7 |
-4,5 |
-3,1 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
17,9 |
12,6 |
16,5 |
15,2 |
13,9 |
19,7 |
12,9 |
13,2 |
15,1 |
14,7 |
|
Hipermercados e supermercados |
18,1 |
12,6 |
16,6 |
15,4 |
14,0 |
20,7 |
13,2 |
14,0 |
15,8 |
15,2 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
2,7 |
7,7 |
9,9 |
6,1 |
7,1 |
-3,4 |
5,1 |
8,7 |
4,8 |
6,4 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
10,7 |
7,7 |
10,9 |
10,0 |
10,0 |
16,4 |
14,9 |
17,6 |
14,4 |
9,9 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
13,1 |
13,4 |
15,4 |
13,9 |
13,7 |
14,8 |
14,0 |
17,3 |
14,9 |
13,9 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
10,2 |
6,8 |
5,4 |
6,2 |
6,6 |
89,4 |
87,6 |
59,4 |
58,1 |
44,1 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
-23,1 |
3,8 |
4,6 |
6,5 |
7,1 |
4,6 |
45,5 |
4,6 |
7,5 |
0,2 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
9,1 |
8,8 |
12,9 |
10,5 |
9,4 |
22,9 |
20,5 |
36,2 |
21,1 |
17,2 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
12,6 |
10,5 |
16,1 |
9,8 |
8,5 |
10,9 |
12,6 |
16,1 |
8,3 |
6,7 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
14,7 |
11,1 |
21,1 |
5,0 |
2,4 |
5,3 |
10,8 |
16,6 |
2,1 |
0,1 |
|
Material de construção |
2,9 |
7,8 |
10,3 |
11,0 |
10,3 |
19,4 |
22,8 |
22,8 |
17,0 |
15,5 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Segplan-GO / IMB / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2012. |
Resultados por segmento do comércio varejista e varejista ampliado
No mês de agosto, todas as dez atividades consideradas apresentaram variações positivas para o volume de vendas. Merecem destaque as atividades de: livros, jornais, revistas e papelaria 55,2%; outros artigos de uso pessoal e doméstico 34,0%; veículos, motocicletas, partes e peças 23,9%; móveis e eletrodomésticos 20,2% e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, 16,5%.
O segmento de livros, jornais, revistas e papelaria apresentou pelo sexto mês consecutivo o melhor resultado entre as atividades observadas, com 55,2% em volume e 59,4% em receita nominal. As elevadas taxas foram obtidas após a instalação de grandes empresas do ramo no Estado e também pela diversificação da linha de produtos, especialmente de suprimentos de informática.
No segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico, o ganho foi de 34,0% para receita de vendas na comparação com agosto/2011. Em termos de volume de vendas, acumulou no ano taxa de 17,5%. O bom desempenho deste segmento é explicado pelo dia dos pais que afetou de forma positiva a demanda, além da melhoria na renda do trabalho em termos reais, que provocou aumento na demanda por produtos de lojas de departamentos, ótica, joalheira, artigos esportivos, brinquedos, etc.
A atividade de veículos, motocicletas, partes e peças cresceu 23,9%, em volume de vendas, acumulou no ano 6,1% e em 12 meses 2,9%. Para receita nominal de vendas, variou 16,6% em agosto, no acumulado do ano 2,1% e 0,1% em 12 meses. Este segmento cresceu acima da média, devido à antecipação de consumo justificado pela expectativa de finalização da isenção do Imposto sobre P