Comércio varejista goiano cresce 10,3% em fevereiro


Conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista goiano apresentou em fevereiro de 2014, expansão de 10,3% em volume de vendas em relação ao mesmo mês de 2013; no acumulado em doze meses a taxa foi de 5,5%.  Na receita nominal de vendas, a alta foi superior ao indicador de volume, com 14,6%; em doze meses a taxa de crescimento da receita atingiu 11,8%.

O comércio varejista ampliado, que além de contemplar o varejo abrange o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças, registrou variação de 3,6% para o volume de vendas e 8,4% para a receita nominal de vendas, ambas em relação ao mesmo mês do ano anterior (Tabela 1 e 2).

O comércio varejista do País teve variação positiva de 8,5%, superior à registrada em janeiro de 2014 (6,4%). Para o indicador de receita nominal, a taxa foi de 13,9%, contra 12,7% ocorrida em janeiro de 2014. Da mesma forma que ocorreu no mês de janeiro/14, observando o recorte regional, todos os estados tiveram variações positivas em fevereiro de 2014. As maiores taxas de crescimento ainda mantiveram-se nos estados da região Norte e Nordeste.

Entre as sete maiores taxas em volume de vendas no mês de fevereiro, duas pertencem à região Norte: Tocantins (16,2%) e Acre (15,6%). Outras cinco expansões ocorreram na região Nordeste, sustentadas pelos estados de Alagoas (18,1%), Maranhão (15,9%), Bahia (15,7%), Ceará (14,4%) e Pernambuco (13,1%). Goiás mantém-se ainda como o representante da região Centro-Oeste que liderou as vendas do comércio varejista, com variação de 10,3% (Gráfico 1).

 

 

Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2014

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Segmentos

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No    Ano

12       Meses

No    Ano

12       Meses

 

dez/13

jan/14

fev/14

dez/13

jan/14

fev/14

 

Comércio Varejista Geral

3,9

6,4

8,5

7,4

5,0

7,0

7,4

10,3

8,7

5,5

 

Combustíveis e lubrificantes

5,9

6,9

13,5

10,0

7,3

6,8

0,5

7,2

3,7

6,2

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

2,3

5,6

5,1

5,4

2,7

1,4

6,0

6,0

6,0

-0,9

 

Hipermercados e supermercados

2,2

5,6

4,9

5,3

2,6

1,5

6,1

6,4

6,2

-0,9

 

Tecidos, vestuário e calçados

3,0

3,0

7,4

5,1

3,7

13,7

12,9

20,5

16,3

13,9

 

Móveis e eletrodomésticos

-0,9

5,7

10,5

7,8

5,8

4,6

6,3

11,5

8,6

9,3

 

Móveis

-8,5

4,1

14,4

8,6

0,3

10,1

4,9

14,8

9,2

3,0

 

Eletrodomésticos

3,9

7,3

9,7

8,4

9,1

1,7

5,5

9,4

7,2

10,6

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

12,4

13,9

15,2

14,6

11,1

39,1

25,2

20,3

22,8

18,5

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

3,8

0,3

-4,2

-1,6

0,8

13,7

-1,5

15,1

4,4

8,0

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

7,0

-3,8

7,1

1,6

6,1

5,0

9,4

12,4

10,8

18,2

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

11,2

11,0

17,2

13,8

10,8

15,3

14,6

25,9

19,6

13,0

 

Comércio varejista ampliado geral

2,9

4,7

8,4

6,4

3,9

3,0

1,6

3,6

2,5

4,4

 

Veículos, motocicletas, partes e peças

0,0

1,6

6,0

3,7

1,2

-4,8

-3,9

-6,1

-4,9

3,2

 

Material de construção

5,6

4,4

16,6

10,1

7,3

14,2

-1,0

12,6

5,2

3,8

 

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014.

 

 

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2014

(Base: Igual mês do ano anterior = 100)

 

Atividades

Variação (%)

 

Brasil

Goiás

 

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

 

No Ano

12    Meses

No Ano

12    Meses

 

dez/13

jan/14

fev/14

dez/13

jan/14

fev/14

 

Comércio Varejista Geral

10,7

12,7

13,9

13,3

12,3

13,0

13,0

14,6

13,7

11,8

 

Combustíveis e lubrificantes

13,1

14,5

17,2

15,8

12,3

21,4

14,8

15,7

15,3

14,2

 

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

9,9

12,0

10,6

11,3

12,0

6,9

10,0

8,4

9,2

6,7

 

Hipermercados e supermercados

9,5

11,9

10,4

11,2

11,8

6,9

10,1

8,8

9,4

6,6

 

Tecidos, vestuário e calçados

8,4

8,8

12,7

10,6

9,1

21,6

19,9

26,8

23,0

21,0

 

Móveis e eletrodomésticos

6,5

12,9

19,0

15,6

11,4

9,3

11,6

18,4

14,6

13,7

 

Móveis

-0,4

12,2

24,2

17,5

8,1

18,4

11,9

23,9

17,1

9,8

 

Eletrodomésticos

10,4

13,2

16,3

14,6

13,2

6,1

11,5

16,5

13,7

15,2

 

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

18,1

19,6

21,2

20,4

16,7

42,0

27,2

23,4

25,3

21,8

 

Livros, jornais, revistas e papelaria

9,4

6,8

2,3

4,9

6,6

21,2

4,7

22,6

11,1

14,4

 

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

1,6

-6,6

6,6

-0,1

3,5

5,2

9,9

12,5

11,1

19,9

 

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

Governo na palma da mão

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