Comércio varejista goiano cresce 10,3% em fevereiro
Conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista goiano apresentou em fevereiro de 2014, expansão de 10,3% em volume de vendas em relação ao mesmo mês de 2013; no acumulado em doze meses a taxa foi de 5,5%. Na receita nominal de vendas, a alta foi superior ao indicador de volume, com 14,6%; em doze meses a taxa de crescimento da receita atingiu 11,8%.
O comércio varejista ampliado, que além de contemplar o varejo abrange o segmento de atacado na construção civil e veículos, motocicletas, partes e peças, registrou variação de 3,6% para o volume de vendas e 8,4% para a receita nominal de vendas, ambas em relação ao mesmo mês do ano anterior (Tabela 1 e 2).
O comércio varejista do País teve variação positiva de 8,5%, superior à registrada em janeiro de 2014 (6,4%). Para o indicador de receita nominal, a taxa foi de 13,9%, contra 12,7% ocorrida em janeiro de 2014. Da mesma forma que ocorreu no mês de janeiro/14, observando o recorte regional, todos os estados tiveram variações positivas em fevereiro de 2014. As maiores taxas de crescimento ainda mantiveram-se nos estados da região Norte e Nordeste.
Entre as sete maiores taxas em volume de vendas no mês de fevereiro, duas pertencem à região Norte: Tocantins (16,2%) e Acre (15,6%). Outras cinco expansões ocorreram na região Nordeste, sustentadas pelos estados de Alagoas (18,1%), Maranhão (15,9%), Bahia (15,7%), Ceará (14,4%) e Pernambuco (13,1%). Goiás mantém-se ainda como o representante da região Centro-Oeste que liderou as vendas do comércio varejista, com variação de 10,3% (Gráfico 1).
Tabela 1 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2014 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Segmentos |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
dez/13 |
jan/14 |
fev/14 |
dez/13 |
jan/14 |
fev/14 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
3,9 |
6,4 |
8,5 |
7,4 |
5,0 |
7,0 |
7,4 |
10,3 |
8,7 |
5,5 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
5,9 |
6,9 |
13,5 |
10,0 |
7,3 |
6,8 |
0,5 |
7,2 |
3,7 |
6,2 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
2,3 |
5,6 |
5,1 |
5,4 |
2,7 |
1,4 |
6,0 |
6,0 |
6,0 |
-0,9 |
|
Hipermercados e supermercados |
2,2 |
5,6 |
4,9 |
5,3 |
2,6 |
1,5 |
6,1 |
6,4 |
6,2 |
-0,9 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
3,0 |
3,0 |
7,4 |
5,1 |
3,7 |
13,7 |
12,9 |
20,5 |
16,3 |
13,9 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-0,9 |
5,7 |
10,5 |
7,8 |
5,8 |
4,6 |
6,3 |
11,5 |
8,6 |
9,3 |
|
Móveis |
-8,5 |
4,1 |
14,4 |
8,6 |
0,3 |
10,1 |
4,9 |
14,8 |
9,2 |
3,0 |
|
Eletrodomésticos |
3,9 |
7,3 |
9,7 |
8,4 |
9,1 |
1,7 |
5,5 |
9,4 |
7,2 |
10,6 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
12,4 |
13,9 |
15,2 |
14,6 |
11,1 |
39,1 |
25,2 |
20,3 |
22,8 |
18,5 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
3,8 |
0,3 |
-4,2 |
-1,6 |
0,8 |
13,7 |
-1,5 |
15,1 |
4,4 |
8,0 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
7,0 |
-3,8 |
7,1 |
1,6 |
6,1 |
5,0 |
9,4 |
12,4 |
10,8 |
18,2 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
11,2 |
11,0 |
17,2 |
13,8 |
10,8 |
15,3 |
14,6 |
25,9 |
19,6 |
13,0 |
|
Comércio varejista ampliado geral |
2,9 |
4,7 |
8,4 |
6,4 |
3,9 |
3,0 |
1,6 |
3,6 |
2,5 |
4,4 |
|
Veículos, motocicletas, partes e peças |
0,0 |
1,6 |
6,0 |
3,7 |
1,2 |
-4,8 |
-3,9 |
-6,1 |
-4,9 |
3,2 |
|
Material de construção |
5,6 |
4,4 |
16,6 |
10,1 |
7,3 |
14,2 |
-1,0 |
12,6 |
5,2 |
3,8 |
|
Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio. Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2014. |
Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2014 (Base: Igual mês do ano anterior = 100) |
|||||||||||
Atividades |
Variação (%) |
||||||||||
Brasil |
Goiás |
||||||||||
Variação Mensal |
Acumulado |
Variação Mensal |
Acumulado |
||||||||
No Ano |
12 Meses |
No Ano |
12 Meses |
||||||||
dez/13 |
jan/14 |
fev/14 |
dez/13 |
jan/14 |
fev/14 |
||||||
Comércio Varejista Geral |
10,7 |
12,7 |
13,9 |
13,3 |
12,3 |
13,0 |
13,0 |
14,6 |
13,7 |
11,8 |
|
Combustíveis e lubrificantes |
13,1 |
14,5 |
17,2 |
15,8 |
12,3 |
21,4 |
14,8 |
15,7 |
15,3 |
14,2 |
|
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo |
9,9 |
12,0 |
10,6 |
11,3 |
12,0 |
6,9 |
10,0 |
8,4 |
9,2 |
6,7 |
|
Hipermercados e supermercados |
9,5 |
11,9 |
10,4 |
11,2 |
11,8 |
6,9 |
10,1 |
8,8 |
9,4 |
6,6 |
|
Tecidos, vestuário e calçados |
8,4 |
8,8 |
12,7 |
10,6 |
9,1 |
21,6 |
19,9 |
26,8 |
23,0 |
21,0 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
6,5 |
12,9 |
19,0 |
15,6 |
11,4 |
9,3 |
11,6 |
18,4 |
14,6 |
13,7 |
|
Móveis |
-0,4 |
12,2 |
24,2 |
17,5 |
8,1 |
18,4 |
11,9 |
23,9 |
17,1 |
9,8 |
|
Eletrodomésticos |
10,4 |
13,2 |
16,3 |
14,6 |
13,2 |
6,1 |
11,5 |
16,5 |
13,7 |
15,2 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos |
18,1 |
19,6 |
21,2 |
20,4 |
16,7 |
42,0 |
27,2 |
23,4 |
25,3 |
21,8 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
9,4 |
6,8 |
2,3 |
4,9 |
6,6 |
21,2 |
4,7 |
22,6 |
11,1 |
14,4 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
1,6 |
-6,6 |
6,6 |
-0,1 |
3,5 |
5,2 |
9,9 |
12,5 |
11,1 |
19,9 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |