Comércio goiano varejista cresce 1,3% no 1º trimestre de 2009.
Os resultados do comércio varejista foram positivos no mês de março e no primeiro trimestre. No mês, no Estado de Goiás, houve um crescimento de 1,9% no volume de vendas e de 7,7% na receita nominal, em relação a março do ano anterior. No 1º trimestre do ano, essas taxas foram de 1,3% e 6,9%. Também no trimestre, os setores com melhor desempenho foram “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos” (10,9%) “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (24,2%) e “Combustíveis e Lubrificantes” (5%). Os outros setores ou apresentaram crescimento muito próximo de zero ou crescimento negativo.
No geral, o comércio vem apresentando tendência de queda desde o início do segundo semestre de 2008, conforme se pode visualizar no gráfico de média móvel de 3 meses (gráficos abaixo) que captura o comportamento conjuntural. Contudo, esse efeito conjuntural também já impacta na tendência de médio prazo como se percebe na média móvel de 12 meses. Esse comportamento é paralelo para o comportamento das receitas do comércio embora com elasticidade menor. Ou seja, tanto vendas quanto receita de vendas vêm apresentando tendência de queda.
Um segmento que apresentou um resultado fraco foi o de tecidos, vestuários e calçados, com queda no volume de vendas de -2%, e incremento de receita de 4,9% no trimestre. Isso reflete o desaquecimento do consumo das famílias por esses bens. Cabe observar que a queda nas vendas do trimestre tem influência muito forte da queda que ocorreu em março (-8,4%), mês em que os preços apresentam elevações por ser um período de lançamento da coleção outono-inverno, além de ser uma época em que já não ocorrem tantas liquidações de queima de estoque.
Outro segmento que cabe observações é o de “perfumaria e cosméticos” junto com “outros artigos de uso pessoal e doméstico” que apresentaram crescimento de 10,9% e 24,2%, respectivamente. Juntando-se a esses o setor de hipermercados e supermercados (0,8%), percebe-se que, no trimestre, o consumo das famílias ainda é determinante para o comportamento positivo do comércio goiano já que tais setores possuem participações importantes.
Tabela 1
Estado de Goiás e Brasil: Variação de volume de vendas no comércio varejista e
ampliado – março e 1º trimestre de 2009
Segmentos |
Variação (%) |
||||
Brasil |
Goiás |
||||
Março |
1º Trim. |
Março |
1ºTrim. |
||
Comércio varejista geral |
1,8 |
3,8 |
1,9 |
1,3 |
|
Combustíveis e Lubrificantes |
4,2 |
3,0 |
-1,7 |
5,0 |
|
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
0,7 |
4,3 |
2,7 |
0,9 |
|
Hipermercados e Supermercados |
0,3 |
4,0 |
2,7 |
0,8 |
|
Tecidos, vestuários e calçados |
-8,2 |
-6,6 |
-8,4 |
-2,0 |
|
Móveis e eletrodomésticos |
-0,9 |
1,3 |
0,2 |
-4,1 |
|
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
15,2 |
12,1 |
13,4 |
10,9 |
|
Livros, jornais, revistas e papelaria |
10,5 |
12,3 |
-5,1 |
-1,7 |
|
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
18,0 |
15,0 |
-1,8 |
-16,9 |
|
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
5,0 |
6,6 |
9,8 |
24,2 |
|
Veículos, motores, partes e peças* |
17,0 |
5,9 |
17,1 |
6,1 |
|
Material de construção* |
-4,1 |
-9,8 |
-10,0 |
-12,4 |
|
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. * Comércio varejista ampliado |
|||||
Tabela 2
Estado de Goiás e Brasil:Variação da receita nominal de vendas no comércio
varejista ampliado – março e 1º trimestre de 2009
Segmentos
|
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
Março |
1º Trim |
Março |
1ºTrim. |
|
Comércio varejista geral |
7,8 |
9,9 |
7,7 |
6,9 |
Combustíveis e Lubrificantes |
5,9 |
4,9 |
0,9 |
7,4 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
8,8 |
13,1 |
12,0 |
10,1 |
Hipermercados e Supermercados |
8,3 |
12,7 |
11,9 |
10,0 |
Tecidos, vestuários e calçados |
-1,0 |
0,4 |
-1,2 |
4,9 |
Móveis e eletrodomésticos |
0,3 |
1,2 |
2,0 |
-3,3 |
Artigos farmacêut., médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
20,6 |
17,1 |
19,4 |
15,6 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
14,2 |
15,6 |
-2,3 |
1,8 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
11,8 |
7,2 |
-10,0 |
-22,3 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
14,0 |
15,5 |
15,4 |
30,3 |
Veículos, motores, partes e peça*s |
11,0 |
1,2 |
9,6 |
1,1 |
Material de construção* |
9,3 |
2,9 |
2,6 |
-0,3 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. * Comércio varejista ampliado |
Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Marcos Fernando Arriel