Comércio goiano fecha 2008 com crescimento de 8,8%
As vendas do comércio varejista goiano expandiram-se 8,8% em 2008 e no mês de dezembro a expansão foi de 3,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No ano, quase todas as atividades apresentaram crescimento com exceção de “Livros, jornais, revistas e papelaria” (-5%), “Hipermercados e supermercados” (-3,4%) e “Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo “(-3,3%). Um aparente paradoxo é a atividade relacionada a hipermercados e supermercados dado que a conjuntura econômica, principalmente a variável emprego e massa salarial, indicaria crescimento no ano ou, pelo menos, estabilidade.
Com relação à receita nominal de vendas, houve crescimento de 14,3% em 2008, sendo que todas as atividades apresentaram taxas positivas. O destaque ficou por conta de artigos de uso pessoal e doméstico (26,6%) e combustíveis e lubrificantes (22%).
O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou crescimento de 14% para o volume de vendas, com destaque para veículos, motocicletas, partes e peças (21,6%), e de 18,6% para a receita nominal em 2008.
Atentando-se para a média móvel de 03 meses percebe-se que o crescimento desacelerou nos últimos 4 meses de 2008. Essa variável já captura a influência na confiança do consumidor depois de anunciada a crise mundial. A receita também apresentou retração conjuntural (gráficos abaixo). Ainda, na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em doze meses, a variável volume já apresenta tendência de queda puxada pela situação conjuntural. Na contramão a receita de vendas ainda apresenta estabilidade na série, ou seja, as vendas caíram, mas a receita não, pelo menos na mesma proporção.
Estado de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio varejista – dezembro de 2008 |
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Segmentos |
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
dez* |
No ano |
dez* |
No ano |
|
Comércio varejista geral |
3,9 |
9,1 |
3,7 |
8,8 |
Combustíveis e Lubrificantes |
6,4 |
9,3 |
18,8 |
21,7 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
3,5 |
5,5 |
1,5 |
-3,3 |
Hipermercados e Supermercados |
3,3 |
5,3 |
1,3 |
-3,4 |
Tecidos, vestuários e calçados |
-6,3 |
4,9 |
-2,7 |
1,7 |
Móveis e eletrodomésticos |
4,5 |
15,1 |
1,1 |
19,2 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
13,6 |
13,3 |
3,2 |
17,5 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
14,6 |
11,1 |
-2,4 |
-5 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
35,6 |
33,5 |
-16,5 |
20,7 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
3,3 |
15,6 |
24,8 |
22,9 |
Comércio varejista ampliado geral |
1,3 |
9,9 |
-1 |
14 |
Veículos, motores, partes e peças |
-4,5 |
11,9 |
-7,9 |
21,6 |
Material de construção |
-3,6 |
7,8 |
-1,4 |
7,8 |
* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior |
|
|
|
|
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. |
Estado de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista – dezembro de 2008 |
||||
Segmentos |
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
dez* |
No ano |
dez* |
No ano |
|
Comércio varejista geral |
9,6 |
15,1 |
9,3 |
14,3 |
Combustíveis e Lubrificantes |
6,7 |
9,6 |
20,1 |
22 |
Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo |
13,6 |
17,2 |
11,3 |
8,5 |
Hipermercados e Supermercados |
13,3 |
16,8 |
10,9 |
8,4 |
Tecidos, vestuários e calçados |
0,8 |
10,7 |
4 |
10,6 |
Móveis e eletrodomésticos |
3,3 |
11,3 |
2,5 |
18 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
18,1 |
16,1 |
6,3 |
18,9 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
16,7 |
13 |
1,3 |
-3,1 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
19,1 |
16,1 |
-22 |
6,1 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
10,1 |
21,7 |
29,3 |
26,6 |
Comércio varejista ampliado geral |
5,6 |
15 |
2,7 |
18,7 |
Veículos, motores, partes e peças |
-5,1 |
14,3 |
-8,3 |
23,9 |
Material de construção |
10,2 |
18,1 |
11,8 |
18,9 |
* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior |
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Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. |
Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Marcos Fernando Arriel