Comércio goiano fecha 2008 com crescimento de 8,8%


As vendas do comércio varejista goiano expandiram-se 8,8% em 2008 e no mês de dezembro a expansão foi de 3,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano, quase todas as atividades apresentaram crescimento com exceção de “Livros, jornais, revistas e papelaria” (-5%), “Hipermercados e supermercados” (-3,4%) e “Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo “(-3,3%). Um aparente paradoxo é a atividade relacionada a hipermercados e supermercados dado que a conjuntura econômica, principalmente a variável emprego e massa salarial, indicaria crescimento no ano ou, pelo menos, estabilidade.

Com relação à receita nominal de vendas, houve crescimento de 14,3% em 2008, sendo que todas as atividades apresentaram taxas positivas. O destaque ficou por conta de artigos de uso pessoal e doméstico (26,6%) e combustíveis e lubrificantes (22%).

O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou crescimento de 14% para o volume de vendas, com destaque para veículos, motocicletas, partes e peças (21,6%), e de 18,6% para a receita nominal em 2008.

Atentando-se para a média móvel de 03 meses percebe-se que o crescimento desacelerou nos últimos 4 meses de 2008. Essa variável já captura a influência na confiança do consumidor depois de anunciada a crise mundial. A receita também apresentou retração conjuntural (gráficos abaixo). Ainda, na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em doze meses, a variável volume já apresenta tendência de queda puxada pela situação conjuntural. Na contramão a receita de vendas ainda apresenta estabilidade na série, ou seja, as vendas caíram, mas a receita não, pelo menos na mesma proporção.

 

Estado de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio varejista – dezembro de 2008

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

dez*

No ano

dez*

No ano

Comércio varejista geral

3,9

9,1

3,7

8,8

Combustíveis e Lubrificantes

6,4

9,3

18,8

21,7

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

3,5

5,5

1,5

-3,3

Hipermercados e Supermercados

3,3

5,3

1,3

-3,4

Tecidos, vestuários e calçados

-6,3

4,9

-2,7

1,7

Móveis e eletrodomésticos

4,5

15,1

1,1

19,2

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

13,6

13,3

3,2

17,5

Livros, jornais, revistas e papelaria

14,6

11,1

-2,4

-5

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

35,6

33,5

-16,5

20,7

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

3,3

15,6

24,8

22,9

Comércio varejista ampliado geral

1,3

9,9

-1

14

Veículos, motores, partes e peças

-4,5

11,9

-7,9

21,6

Material de construção

-3,6

7,8

-1,4

7,8

* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

 

 

 

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

Estado de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista – dezembro de 2008

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

dez*

No ano

dez*

No ano

Comércio varejista geral

9,6

15,1

9,3

14,3

Combustíveis e Lubrificantes

6,7

9,6

20,1

22

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

13,6

17,2

11,3

8,5

Hipermercados e Supermercados

13,3

16,8

10,9

8,4

Tecidos, vestuários e calçados

0,8

10,7

4

10,6

Móveis e eletrodomésticos

3,3

11,3

2,5

18

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

18,1

16,1

6,3

18,9

Livros, jornais, revistas e papelaria

16,7

13

1,3

-3,1

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

19,1

16,1

-22

6,1

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

10,1

21,7

29,3

26,6

Comércio varejista ampliado geral

5,6

15

2,7

18,7

Veículos, motores, partes e peças

-5,1

14,3

-8,3

23,9

Material de construção

10,2

18,1

11,8

18,9

* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

 

 

 

Equipe de Conjuntura da Seplan:

Dinamar Ferreira Marques

Marcos Fernando Arriel

 

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