Comércio goiano cresce 7,7% no primeiro trimestre do ano
No
primeiro trimestre de 2008 o comércio varejista goiano cresceu 7,7% em comparação
com igual perÃodo do ano anterior. No mês de março o crescimento foi de 10%,
também na compração março 2007. Os destaques do mês foram o setor “outros
artigos de uso pessoal e doméstico†que cresceu 48%, seguido por móveis e
eletrodomésticos (17%) e combustÃveis e lubrificantes (16%). Considerando
informações do comércio ampliado, tanto veÃculos, motores, partes e peças
(25%), quanto material de construção (7%) apresentam crescimento expressivo. O
comércio varejista registrou, além dos 10% nas vendas, crescimento de 14% na
receita nominal.
Atentando-se
para a média móvel de 03 meses, percebe-se um salto conjuntural no
crescimento, porém na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em doze
meses (gráficos abaixo), a variável volume de vendas apresenta estabilização
e a variável receita de vendas ainda apresenta tendência de crescimento a
partir do segundo trimestre do ano de 2007. Percebe-se, ainda, que o crescimento
conjuntural (móvel de 3 meses) menor do mês de janeiro, recupera-se em
fevereiro e março, mantendo a média do segundo semestre de 2007. O crescimento
móvel em doze meses e no acumulado em doze meses também retoma a média do
final de 2007.
Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veÃculos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas foi de 23% e na receita
nominal, de 18%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua refletindo
o alongamento dos prazos com prestações mais acessÃveis, facilitando o
endividamento, principalmente para o setor veÃculos, motos, partes e peças e móveis
e eletrodomésticos. O crescimento da economia está fortemente ligado a oferta
de crédito que se situa ao redor de 35% do PIB
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Mar*
|
No
|
Mar*
|
No
|
|
Comércio varejista geral |
12,82
|
12,29
|
10,12
|
9,38
|
CombustÃveis
|
7,32
|
5,14
|
17,47
|
7,71
|
Hipermercados
|
8,36
|
8,36
|
0,81
|
-0,61
|
–
|
8,33
|
8,41
|
0,85
|
-0,56
|
Tecidos,
|
12,48
|
14,04
|
5,43
|
5,61
|
Móveis
|
22,26
|
18,81
|
20,21
|
22,72
|
Artigos
|
14,02
|
15,16
|
9,66
|
20,78
|
Livros,
|
17,91
|
12,73
|
-9,79
|
-13,71
|
Equipamentos
|
39,63
|
31,93
|
-1,52
|
29,18
|
Outros
|
27,51
|
28,64
|
46,26
|
28,17
|
Comércio
|
18,48
|
16,36
|
14,95
|
19,34
|
VeÃculos,
|
30,57
|
25,40
|
23,13
|
34,54
|
Material
|
18,80
|
13,81
|
1,18
|
6,08
|
*
Fonte:
|
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
Mar*
|
No
|
Mar*
|
No
|
|
Comércio varejista geral |
16,0
|
16,6
|
14,03
|
13,97
|
CombustÃveis
|
4,3
|
4,2
|
16,06
|
10,60
|
Hipermercados
|
19,8
|
19,2
|
10,17
|
9,11
|
–
|
18,3
|
18,6
|
10,15
|
9,11
|
Tecidos,
|
16,0
|
17,2
|
14,31
|
13,51
|
Móveis
|
9,3
|
12,6
|
17,13
|
20,78
|
Artigos
|
10,8
|
13,9
|
9,84
|
21,15
|
Livros,
|
9,9
|
12,8
|
-8,60
|
-12,79
|
Equipamentos
|
6,8
|
10,0
|
-14,53
|
11,76
|
Outros
|
28,5
|
31,3
|
47,99
|
29,40
|
Comércio
|
16,1
|
19,0
|
18,26
|
23,25
|
VeÃculos,
|
17,3
|
24,1
|
25,24
|
36,71
|
Material
|
11,3
|
16,82
|
7,38
|
13,06
|
*
Fonte:
|
Equipe
de Conjuntura da Seplan:
Dinamar
Ferreira Marques
Marcos
Fernando Arriel