Comércio goiano cresce 7,7% no primeiro trimestre do ano


No
primeiro trimestre de 2008 o comércio varejista goiano cresceu 7,7% em comparação
com igual período do ano anterior. No mês de março o crescimento foi de 10%,
também na compração março 2007. Os destaques do mês foram o setor “outros
artigos de uso pessoal e doméstico†que cresceu 48%, seguido por móveis e
eletrodomésticos (17%) e combustíveis e lubrificantes (16%). Considerando
informações do comércio ampliado, tanto veículos, motores, partes e peças
(25%), quanto material de construção (7%) apresentam crescimento expressivo. O
comércio varejista registrou, além dos 10% nas vendas, crescimento de 14% na
receita nominal.

Atentando-se
para a média móvel de 03 meses, percebe-se um salto conjuntural no
crescimento, porém na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em doze
meses (gráficos abaixo), a variável volume de vendas apresenta estabilização
e a variável receita de vendas ainda apresenta tendência de crescimento a
partir do segundo trimestre do ano de 2007. Percebe-se, ainda, que o crescimento
conjuntural (móvel de 3 meses) menor do mês de janeiro, recupera-se em
fevereiro e março, mantendo a média do segundo semestre de 2007. O crescimento
móvel em doze meses e no acumulado em doze meses também retoma a média do
final de 2007.

Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veículos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas foi de 23% e na receita
nominal, de 18%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua refletindo
o alongamento dos prazos com prestações mais acessíveis, facilitando o
endividamento, principalmente para o setor veículos, motos, partes e peças e móveis
e eletrodomésticos. O crescimento da economia está fortemente ligado a oferta
de crédito que se situa ao redor de 35% do PIB

Estado
de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio
varejista março de 2008

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Mar*

No
ano

Mar*

No
ano

Comércio varejista geral

12,82

12,29

10,12

9,38

Combustíveis
e Lubrificantes

7,32

5,14

17,47

7,71

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

8,36

8,36

0,81

-0,61


Hipermercados e Supermercados

8,33

8,41

0,85

-0,56

Tecidos,
vestuários e calçados

12,48

14,04

5,43

5,61

Móveis
e eletrodomésticos

22,26

18,81

20,21

22,72

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

14,02

15,16

9,66

20,78

Livros,
jornais, revistas e papelaria

17,91

12,73

-9,79

-13,71

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

39,63

31,93

-1,52

29,18

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

27,51

28,64

46,26

28,17

Comércio
varejista ampliado geral

18,48

16,36

14,95

19,34

Veículos,
motores, partes e peças

30,57

25,40

23,13

34,54

Material
de construção

18,80

13,81

1,18

6,08

*
Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.


Estado
de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista
março de 2008

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

Mar*

No
ano

Mar*

No
ano

Comércio varejista geral

16,0

16,6

14,03

13,97

Combustíveis
e Lubrificantes

4,3

4,2

16,06

10,60

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

19,8

19,2

10,17

9,11


Hipermercados e Supermercados

18,3

18,6

10,15

9,11

Tecidos,
vestuários e calçados

16,0

17,2

14,31

13,51

Móveis
e eletrodomésticos

9,3

12,6

17,13

20,78

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

10,8

13,9

9,84

21,15

Livros,
jornais, revistas e papelaria

9,9

12,8

-8,60

-12,79

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

6,8

10,0

-14,53

11,76

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

28,5

31,3

47,99

29,40

Comércio
varejista ampliado geral

16,1

19,0

18,26

23,25

Veículos,
motores, partes e peças

17,3

24,1

25,24

36,71

Material
de construção

11,3

16,82

7,38

13,06

*
Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

Equipe
de Conjuntura da Seplan:

Dinamar
Ferreira Marques

Marcos
Fernando Arriel

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo