Comércio goiano cresce 3,1% em abril.


As vendas do comércio varejista goiano expandiram-se 3,1% em abril de 2009 em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Em abril as únicas atividades que contribuíram negativamente foram “tecidos, vestuários e calçados” (-2,2%) e “móveis e eletrodomésticos” (-8,8%). As demais atividades apresentaram crescimento.

Atentando-se para a média móvel de 03 meses das vendas, percebe-se que o crescimento desacelerou a partir do segundo semestre de 2008, porém a tendência de queda conjuntural parece ter estabilizado. Essa situação se percebe na melhora do indicador no mês de abril em comparação com março de 2009. Ainda, na média de 12 (doze) meses as vendas também apontam para um esfriamento do comércio puxado pela situação conjuntural. No acumulado em doze meses ela também acompanha essa tendência de queda.

Com relação à receita nominal de vendas, houve crescimento de 10% em abril, sendo que todas as atividades apresentaram crescimento exceto “móveis e eletrodomésticos” (-6,7%). O destaque positivo ficou por conta de “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (43,6%) e “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédico e de perfumaria (18,6%). Na média móvel de 3 meses a receita de vendas apresenta recuperação na série apontando para uma situação que começa a se reverter. De outro modo, mesmo que suave, a tendência de queda aparece na média de doze meses bem como no acumulado em doze meses ainda influenciada pelo período pós-crise..

O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou decrescimento de 6,6% para o volume de vendas e queda de 5,1 para receita. Para veículos, motocicletas, partes e peças o decréscimo foi de 14,3%. Já o setor de materiais de construção apresentou queda de 19,9%. Esses indicadores contrastam com o acumulado do ano que é de 0,2% para vendas e de 1,5% para receitas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estado de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio varejista – abril de 2009

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

abr*

No ano

abr*

No ano

Comércio varejista geral

6,9

4,5

3,1

1,8

Combustíveis e Lubrificantes

3,7

3,2

2,7

4,4

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

14,1

6,5

9,2

3,1

Hipermercados e Supermercados

14

6,2

8,9

3

Tecidos, vestuários e calçados

-9,8

-7,5

-2,2

-2,1

Móveis e eletrodomésticos

-9,9

-1,6

-8,8

-5,3

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

11,3

12

10,3

10,9

Livros, jornais, revistas e papelaria

-1,4

9,4

0,1

-1,4

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

27

18,1

16,3

-10

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

13,8

8,3

37,1

27,2

Comércio varejista ampliado geral

-0,8

2,5

-6,6

0,3

Veículos, motores, partes e peças

-11,3

1,3

-14,3

0,6

Material de construção

-15,8

-11,4

-19,9

-14,3

* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

 

 

 

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estado de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista – abril de 2009

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

abr*

No ano

abr*

No ano

Comércio varejista geral

13

10,6

10

7,8

Combustíveis e Lubrificantes

4,7

4,9

13,2

8,9

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

22

15,1

16,7

11,9

Hipermercados e Supermercados

22

14,8

16,4

11,8

Tecidos, vestuários e calçados

-3,2

-0,6

3,8

4,6

Móveis e eletrodomésticos

-9,6

-1,6

-6,7

-4,2

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

18,5

17,6

18,6

16,5

Livros, jornais, revistas e papelaria

2,3

12,7

4,3

2,2

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

17,6

9,9

9

-15,9

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

25,1

17,7

43,6

33,4

Comércio varejista ampliado geral

1,6

5,2

-5,1

1,5

Veículos, motores, partes e peças

-15,9

-3,4

-19

-4,3

Material de construção

-4,5

0,9

-9,1

-2,6

* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipe de Conjuntura da Seplan:

Dinamar Ferreira Marques

Marcos Fernando Arriel

 

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