Comércio goiano cresce 15,8% em maio


No
acumulado do ano o comércio varejista goiano cresceu 11,7% em comparação com
igual período do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do
IBGE. No mês de maio o crescimento foi de 15,8%, também em relação ao mesmo
período do ano anterior. Os destaques do mês foram: “equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicação†(42,9%), seguido por
“outros artigos de uso pessoal e doméstico†(22,9%) e “móveis e
eletrodomésticos†que cresceu 22,8%. Considerando informações do comércio
ampliado tanto veículos, motores, partes e peças (25,9%) quanto material de
construção (6,3%) apresentam crescimento expressivo. O comércio varejista
registrou, além dos 15,8% nas vendas, crescimento de 20,6% na receita nominal.

Cabe
observação, ainda, que o desempenho negativo do mês anterior no setor
“hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo†de 4%
foi recuperado em maio com crescimento de 9,9%. Mesma situação quando se
considera somente “hipermercados e supermercados†com crescimento de 10,3%.
Essa situação conjuntural de descida e subida nos percentuais reflete o
comportamento do consumidor na hora de ir às compras.

Atentando-se
para a média móvel de 03 meses, percebe-se um salto conjuntural no crescimento
(gráficos abaixo). Também, na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em
doze meses, a variável volume de vendas e receita de vendas apresenta retomada
de crescimento e ainda apresenta tendência de crescimento a partir do início
do ano de 2008. Percebe-se, também, que o crescimento conjuntural (móvel de 3
meses) menor no mês de janeiro, recupera-se nos meses seguintes, retomando a média
do segundo semestre de 2007. Esse crescimento nas vendas juntamente com a
receita do comércio confirma a pressão sobre os preços divulgados pelos índices
de inflação.

Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veículos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas foi de 19,3% e na receita
nominal, 28%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua refletindo o
alongamento dos prazos com prestações mais acessíveis, facilitando o
endividamento, principalmente para o setor veículos, motos, partes e peças e móveis
e eletrodomésticos, destaques quase que contínuos. O crescimento da economia
está fortemente ligado a oferta de crédito que se situa ao redor de 35% do PIB
e com previsão de alguns analistas de chegar a 40% no fim do ano.

 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio
varejista maio de 2008

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

mai*

No
ano

mai*

No ano


Comércio varejista geral

8,71

11,85

15,8

11,7

Combustíveis
e Lubrificantes

8,37

5,18

35,5

17,3

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

0,46

8,40

9,9

0,8


Hipermercados e Supermercados

0,10

8,45

10,3

1,0

Tecidos,
vestuários e calçados

19,70

13,30

-2,5

3,8

Móveis
e eletrodomésticos

27,75

17,27

22,8

26,3

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

15,23

13,19

7,0

16,0

Livros,
jornais, revistas e papelaria

10,51

11,51

9,7

-9,9

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

26,69

29,19

42,9

37,9

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

10,22

28,26

22,9

23,4

Comércio
varejista ampliado geral

15,84

14,76

19,3

20,5

Veículos,
motores, partes e peças

29,32

21,38

25,9

33,8

Material
de construção

19,49

10,93

6,3

8,2

*
Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista
– maio de 2008

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

mai**

No
ano

mai*

No ano

Comércio varejista geral

13,8

15,8

20,63

15,98

Combustíveis
e Lubrificantes

5,9

4,6

22,15

14,17

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

11,2

16,7

25,60

11,98


Hipermercados e Supermercados

10,6

16,5

25,99

12,05

Tecidos,
vestuários e calçados

25,7

19,5

7,35

12,82

Móveis
e eletrodomésticos

22,1

14,9

20,54

23,79

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

17,4

14,9

8,43

16,51

Livros,
jornais, revistas e papelaria

13,3

13,3

10,64

-8,98

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

9,5

9,9

20,26

18,42

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

14,0

27,7

25,77

25,35

Comércio
varejista ampliado geral

20,5

19,3

28,4

24,53

Veículos,
motores, partes e peças

32,1

26,2

42,8

38,29

Material
de construção

26,7

19,3

23,1

15,51

*
Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Marcos Fernando Arriel

Governo na palma da mão

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