Comércio goiano cresce 15,8% em maio
No
acumulado do ano o comércio varejista goiano cresceu 11,7% em comparação com
igual perÃodo do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do
IBGE. No mês de maio o crescimento foi de 15,8%, também em relação ao mesmo
perÃodo do ano anterior. Os destaques do mês foram: “equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicação†(42,9%), seguido por
“outros artigos de uso pessoal e doméstico†(22,9%) e “móveis e
eletrodomésticos†que cresceu 22,8%. Considerando informações do comércio
ampliado tanto veÃculos, motores, partes e peças (25,9%) quanto material de
construção (6,3%) apresentam crescimento expressivo. O comércio varejista
registrou, além dos 15,8% nas vendas, crescimento de 20,6% na receita nominal.
Cabe
observação, ainda, que o desempenho negativo do mês anterior no setor
“hipermercados supermercados produtos alimentÃcios, bebidas e fumo†de 4%
foi recuperado em maio com crescimento de 9,9%. Mesma situação quando se
considera somente “hipermercados e supermercados†com crescimento de 10,3%.
Essa situação conjuntural de descida e subida nos percentuais reflete o
comportamento do consumidor na hora de ir às compras.
Atentando-se
para a média móvel de 03 meses, percebe-se um salto conjuntural no crescimento
(gráficos abaixo). Também, na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em
doze meses, a variável volume de vendas e receita de vendas apresenta retomada
de crescimento e ainda apresenta tendência de crescimento a partir do inÃcio
do ano de 2008. Percebe-se, também, que o crescimento conjuntural (móvel de 3
meses) menor no mês de janeiro, recupera-se nos meses seguintes, retomando a média
do segundo semestre de 2007. Esse crescimento nas vendas juntamente com a
receita do comércio confirma a pressão sobre os preços divulgados pelos Ãndices
de inflação.
Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veÃculos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas foi de 19,3% e na receita
nominal, 28%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua refletindo o
alongamento dos prazos com prestações mais acessÃveis, facilitando o
endividamento, principalmente para o setor veÃculos, motos, partes e peças e móveis
e eletrodomésticos, destaques quase que contÃnuos. O crescimento da economia
está fortemente ligado a oferta de crédito que se situa ao redor de 35% do PIB
e com previsão de alguns analistas de chegar a 40% no fim do ano.
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
mai*
|
No
|
mai*
|
No ano
|
|
Comércio varejista geral |
8,71
|
11,85
|
15,8
|
11,7
|
CombustÃveis
|
8,37
|
5,18
|
35,5
|
17,3
|
Hipermercados
|
0,46
|
8,40
|
9,9
|
0,8
|
–
|
0,10
|
8,45
|
10,3
|
1,0
|
Tecidos,
|
19,70
|
13,30
|
-2,5
|
3,8
|
Móveis
|
27,75
|
17,27
|
22,8
|
26,3
|
Artigos
|
15,23
|
13,19
|
7,0
|
16,0
|
Livros,
|
10,51
|
11,51
|
9,7
|
-9,9
|
Equipamentos
|
26,69
|
29,19
|
42,9
|
37,9
|
Outros
|
10,22
|
28,26
|
22,9
|
23,4
|
Comércio
|
15,84
|
14,76
|
19,3
|
20,5
|
VeÃculos,
|
29,32
|
21,38
|
25,9
|
33,8
|
Material
|
19,49
|
10,93
|
6,3
|
8,2
|
*
|
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
mai**
|
No
|
mai*
|
No ano
|
|
Comércio varejista geral |
13,8
|
15,8
|
20,63
|
15,98
|
CombustÃveis
|
5,9
|
4,6
|
22,15
|
14,17
|
Hipermercados
|
11,2
|
16,7
|
25,60
|
11,98
|
–
|
10,6
|
16,5
|
25,99
|
12,05
|
Tecidos,
|
25,7
|
19,5
|
7,35
|
12,82
|
Móveis
|
22,1
|
14,9
|
20,54
|
23,79
|
Artigos
|
17,4
|
14,9
|
8,43
|
16,51
|
Livros,
|
13,3
|
13,3
|
10,64
|
-8,98
|
Equipamentos
|
9,5
|
9,9
|
20,26
|
18,42
|
Outros
|
14,0
|
27,7
|
25,77
|
25,35
|
Comércio
|
20,5
|
19,3
|
28,4
|
24,53
|
VeÃculos,
|
32,1
|
26,2
|
42,8
|
38,29
|
Material
|
26,7
|
19,3
|
23,1
|
15,51
|
*
|
Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Marcos Fernando Arriel