Comércio goiano acumula crescimento de 10,9% no ano e 9,4% em 12 meses
As
vendas do comércio varejista goiano expandiram-se 9,37% no acumulado dos últimos
doze meses até agosto, e 10,9% no acumulado dos oito primeiros meses de 2008,
segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica).
Na
passagem de julho para agosto, as vendas varejistas expandiram-se 0,7%, sendo
que seis das nove atividades pesquisadas apresentaram variações positivas no
volume de vendas, como equipamentos e material para escritório, informática e
comunicação (20,4%), hipermercados, supermercados, produtos alimentÃcios,
bebidas e fumo (1,7%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de
perfumaria e cosméticos (2,8%) e móveis e eletrodomésticos (0,6%).
Em
sentido inverso, o IBGE verificou decréscimo em tecidos, vestuário e calçados
(-5,4%), combustÃveis
e lubrificantes (-0,4) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,1%).
Considerando
o confronto agosto deste ano com igual mês de 2007, a variação foi de 9,4%
com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico (24,2%) e artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (24%).
Com
relação à receita nominal de vendas, houve elevação de 1,1% em agosto sobre
julho, e de 16,3% em comparação a agosto de 2007. No acumulado do ano e em 12
meses, o crescimento apurado foi de 15,8% e 13,5%, na ordem
O
comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veÃculos, motos,
partes e peças e de material de construção, apresentou declÃnio de 5,4% para
o volume de vendas e um acréscimo de 1% para a receita nominal entre julho e
agosto. Na comparação com o oitavo mês do exercÃcio antecedente, esses
percentuais foram positivos em 9,4% e 16,3%, respectivamente
Atentando-se
para a média móvel de 03 meses, percebe-se um expressivo crescimento
conjuntural em 2008, tanto nas vendas quanto na receita do comércio varejista
(gráficos abaixo). Também, na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em
doze meses, a variável volume de vendas e receita de vendas apresenta
crescimento expressivo como conseqüência do crescimento conjuntural durante o
decorrer do tempo. Assim, percebe-se que o comportamento do crescimento
conjuntural (móvel de 3 meses) mudou com relação aos dois primeiros meses do
ano e segundo semestre de 2007 em que o crescimento situava-se numa média mais
baixa.
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
ago*
|
No
|
ago*
|
No
|
|
Comércio
|
11,3
|
10,7
|
9,4
|
10,9
|
CombustÃveis
|
15,2
|
9,2
|
23,4
|
23,4
|
Hipermercados
|
5,4
|
5,8
|
-3,6
|
-3,6
|
–
|
5,0
|
5,7
|
-3,7
|
-3,6
|
Tecidos,
|
8,4
|
11,1
|
4,9
|
3,9
|
Móveis
|
19,7
|
18,6
|
17,4
|
26,7
|
Artigos
|
14,9
|
13,1
|
23,9
|
18,8
|
Livros,
|
10,2
|
11,3
|
7,2
|
-7,6
|
Equipamentos
|
31,1
|
30,9
|
-18,9
|
23,3
|
Outros
|
22,0
|
21,6
|
24,2
|
23,7
|
Comércio
|
16,2
|
14,6
|
12,3
|
20,4
|
VeÃculos,
|
24,8
|
22,7
|
16,9
|
34,0
|
Material
|
19,3
|
12,5
|
5,7
|
10,3
|
*
Fonte:
|
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
ago**
|
No
|
ago*
|
No
|
|
Comércio
|
18,6
|
16,3
|
16,3
|
15,8
|
CombustÃveis
|
16,1
|
8,0
|
36,0
|
20,0
|
Hipermercados
|
19,4
|
17,8
|
8,7
|
8,4
|
–
|
18,8
|
17,4
|
8,5
|
8,4
|
Tecidos,
|
14,6
|
16,3
|
15,2
|
13,5
|
Móveis
|
15,8
|
13,9
|
15,0
|
24,3
|
Artigos
|
19,2
|
15,2
|
24,9
|
19,6
|
Livros,
|
11,5
|
13,3
|
9,3
|
-6,4
|
Equipamentos
|
14,8
|
12,7
|
-28,5
|
7,0
|
Outros
|
28,6
|
26,7
|
29,2
|
26,6
|
Comércio
|
22,8
|
19,6
|
18,0
|
24,9
|
VeÃculos,
|
28,7
|
25,8
|
19,7
|
36,8
|
Material
|
30,5
|
20,1
|
19,0
|
19,6
|
*
Fonte:
|
Equipe
de Conjuntura da Seplan:
Dinamar
Ferreira Marques
Marcos
Fernando Arriel
Maria
de Fátima Mendonça Faleiro Rocha