Comércio goiano acumula crescimento de 10,9% no ano e 9,4% em 12 meses


As
vendas do comércio varejista goiano expandiram-se 9,37% no acumulado dos últimos
doze meses até agosto, e 10,9% no acumulado dos oito primeiros meses de 2008,
segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na
passagem de julho para agosto, as vendas varejistas expandiram-se 0,7%, sendo
que seis das nove atividades pesquisadas apresentaram variações positivas no
volume de vendas, como equipamentos e material para escritório, informática e
comunicação (20,4%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios,
bebidas e fumo (1,7%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de
perfumaria e cosméticos (2,8%) e móveis e eletrodomésticos (0,6%).

Em
sentido inverso, o IBGE verificou decréscimo em tecidos, vestuário e calçados
    (-5,4%), combustíveis
e lubrificantes (-0,4) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,1%).

Considerando
o confronto agosto deste ano com igual mês de 2007, a variação foi de 9,4%
com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico (24,2%) e artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (24%).

Com
relação à receita nominal de vendas, houve elevação de 1,1% em agosto sobre
julho, e de 16,3% em comparação a agosto de 2007. No acumulado do ano e em 12
meses, o crescimento apurado foi de 15,8% e 13,5%, na ordem

O
comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos,
partes e peças e de material de construção, apresentou declínio de 5,4% para
o volume de vendas e um acréscimo de 1% para a receita nominal entre julho e
agosto. Na comparação com o oitavo mês do exercício antecedente, esses
percentuais foram positivos em 9,4% e 16,3%, respectivamente

Atentando-se
para a média móvel de 03 meses, percebe-se um expressivo crescimento
conjuntural em 2008, tanto nas vendas quanto na receita do comércio varejista
(gráficos abaixo). Também, na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em
doze meses, a variável volume de vendas e receita de vendas apresenta
crescimento expressivo como conseqüência do crescimento conjuntural durante o
decorrer do tempo. Assim, percebe-se que o comportamento do crescimento
conjuntural (móvel de 3 meses) mudou com relação aos dois primeiros meses do
ano e segundo semestre de 2007 em que o crescimento situava-se numa média mais
baixa.

 

 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio
varejista agosto de 2008

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

ago*

No
ano

ago*

No
ano

Comércio
varejista geral

11,3

10,7

9,4

10,9

Combustíveis
e Lubrificantes

15,2

9,2

23,4

23,4

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

5,4

5,8

-3,6

-3,6


Hipermercados e Supermercados

5,0

5,7

-3,7

-3,6

Tecidos,
vestuários e calçados

8,4

11,1

4,9

3,9

Móveis
e eletrodomésticos

19,7

18,6

17,4

26,7

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

14,9

13,1

23,9

18,8

Livros,
jornais, revistas e papelaria

10,2

11,3

7,2

-7,6

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

31,1

30,9

-18,9

23,3

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

22,0

21,6

24,2

23,7

Comércio
varejista ampliado geral

16,2

14,6

12,3

20,4

Veículos,
motores, partes e peças

24,8

22,7

16,9

34,0

Material
de construção

19,3

12,5

5,7

10,3

*
Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

Estado
de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista
– agosto de 2008

Segmentos

Variação
(%)

Brasil

Goiás

ago**

No
ano

ago*

No
ano

Comércio
varejista geral

18,6

16,3

16,3

15,8

Combustíveis
e Lubrificantes

16,1

8,0

36,0

20,0

Hipermercados
supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

19,4

17,8

8,7

8,4


Hipermercados e Supermercados

18,8

17,4

8,5

8,4

Tecidos,
vestuários e calçados

14,6

16,3

15,2

13,5

Móveis
e eletrodomésticos

15,8

13,9

15,0

24,3

Artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

19,2

15,2

24,9

19,6

Livros,
jornais, revistas e papelaria

11,5

13,3

9,3

-6,4

Equipamentos
e materiais para escritório, informática e comunicação

14,8

12,7

-28,5

7,0

Outros
artigos de uso pessoal e doméstico

28,6

26,7

29,2

26,6

Comércio
varejista ampliado geral

22,8

19,6

18,0

24,9

Veículos,
motores, partes e peças

28,7

25,8

19,7

36,8

Material
de construção

30,5

20,1

19,0

19,6

*
Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte:
IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

 

 

Equipe
de Conjuntura da Seplan:

Dinamar
Ferreira Marques

Marcos
Fernando Arriel

Maria
de Fátima Mendonça Faleiro Rocha

 

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