Comércio goiano acumula crescimento de 10,54% no semestre.
No
acumulado do ano o comércio varejista goiano cresceu 10,54% em comparação com
igual perÃodo do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do
IBGE. No mês de junho o crescimento foi de 9,9%, também em relação ao mesmo
perÃodo do ano anterior. Os destaques do mês foram: “Equipamentos e
materiais escolares, informática e comunicação†(37,5%), seguido por
“CombustÃveis e lubrificantes†(35,4%) e “Móveis e eletrodomésticosâ€
que cresceu 31,2%. Considerando informações do comércio ampliado tanto veÃculos,
motores, partes e peças (47,1%) quanto material de construção (11,8%)
apresentam crescimento expressivo. O comércio varejista registrou, além dos
10,5% nas vendas, crescimento de 15,1% na receita nominal.
Atentando-se
para a média móvel de 03 meses, percebe-se um salto conjuntural no crescimento
em 2008 tanto nas vendas quanto na receita do comércio varejista (gráficos
abaixo). Também, na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em doze meses,
a variável volume de vendas e receita de vendas apresenta retomada de
crescimento. Esse comportamento reverte o crescimento conjuntural (móvel de 3
meses) menor no mês de janeiro, recupera-se nos meses seguintes, retomando a média
do segundo semestre de 2007. Esse crescimento nas vendas juntamente com a
receita do comércio confirma a pressão sobre os preços divulgados pelos Ãndices
de inflação, embora em tendência de desaquecimento.
Para
o comércio varejista ampliado, que considera a venda de veÃculos, motos,
partes e peças, o crescimento no volume de vendas foi de 47% e na receita
nominal, 50%. O desempenho positivo do comércio ampliado continua refletindo o
alongamento dos prazos com prestações mais acessÃveis, facilitando o
endividamento, principalmente para o setor veÃculos, motos, partes e peças e móveis
e eletrodomésticos, destaques quase que contÃnuos. O crescimento da economia
está fortemente ligado a oferta de crédito que se situa ao redor de 35% do PIB
e com previsão de alguns analistas de chegar a 40% no fim do ano.
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
jun*
|
No
|
jun*
|
No
|
|
Comércio varejista geral
|
8,19 |
10,56 |
9,94 |
10,54 |
CombustÃveis
|
12,76
|
8,25
|
35,43
|
20,37
|
Hipermercados
|
1,48
|
5,87
|
-11,4
|
-3,19
|
–
|
1,25
|
5,75
|
-11,33
|
-3,14
|
Tecidos,
|
10,24
|
11,62
|
-0,19
|
3,03
|
Móveis
|
16,06
|
18,46
|
33,18
|
27,47
|
Artigos
|
8,88
|
12,75
|
19,91
|
16,64
|
Livros,
|
12,34
|
11,44
|
-0,94
|
-8,76
|
Equipamentos
|
40,04
|
30,91
|
37,56
|
37,88
|
Outros
|
19,28
|
21,48
|
18,34
|
22,57
|
Comércio
|
14,08
|
14,28
|
25,19
|
20,79
|
VeÃculos,
|
26,49
|
22,3
|
47,09
|
35,84
|
Material
|
9,56
|
11,12
|
11,79
|
8,81
|
* Fonte:
|
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
jun**
|
No
|
jun*
|
No
|
|
Comércio varejista geral
|
15,2 |
15,9 |
15,16 |
14,91 |
CombustÃveis
|
11,7
|
6,7
|
22,47
|
15,62
|
Hipermercados
|
15,6
|
17,5
|
3,3
|
8,24
|
–
|
15,1
|
17,1
|
3,25
|
8,22
|
Tecidos,
|
15,9
|
16,6
|
9,78
|
12,23
|
Móveis
|
11,5
|
13,6
|
30,98
|
24,98
|
Artigos
|
12,3
|
14,5
|
20,83
|
17,26
|
Livros,
|
14,4
|
13,5
|
0,45
|
-7,8
|
Equipamentos
|
20
|
12,3
|
16,67
|
18,17
|
Outros
|
25,2
|
26,4
|
22,2
|
24,87
|
Comércio
|
20,2
|
19,1
|
30,17
|
24,81
|
VeÃculos,
|
30,1
|
25,2
|
50,45
|
38,47
|
Material
|
18,5
|
18
|
21,91
|
16,76
|
* Fonte:
|
Equipe
de Conjuntura da Seplan:
Dinamar
Ferreira Marques
Marcos
Fernando Arriel
Maria
de Fátima Mendonça Faleiro Rocha