Comércio goiano acumula crescimento de 10,4% no ano e 9,4% em 12 meses
vendas do comércio varejista goiano expandiram-se 9,36% no acumulado dos últimos
doze meses e 10,4% no acumulado dos nove meses de 2008, segundo dados do IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica).
Na
passagem de agosto para setembro de 2008, as vendas varejistas retraÃram-se
5,9%, sendo que das nove atividades pesquisadas apenas a atividade de
“equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicaçãoâ€
apresentou variação positiva no volume de vendas (47,8%);
hipermercados, supermercados, produtos alimentÃcios, bebidas e fumo caÃram
6,2%; e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos
caÃram 21% e móveis e eletrodomésticos com
queda de 0,6%. Considerando o confronto agosto de 2008 com igual mês de
2007 a
variação foi positiva de 6,7% com destaque para a atividade equipamentos e
materiais para escritório, informática e comunicação (32,9%); outros artigos
de uso pessoal e doméstico (22,3%), móveis e eletrodomésticos (24,06%) e
combustÃveis e lubrificantes com 16,15%
Com
relação à receita nominal de vendas, houve queda de 5,1% em setembro sobre
agosto de 2008, e crescimento de 14,1%
em comparação com setembro de 2007. No acumulado do ano e em 12 meses, o
crescimento apurado foi de 15,5% e 14%, respectivamente.
O
comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veÃculos, motos,
partes e peças e de material de construção, apresentou declÃnio de 0,2% para
o volume de vendas e crescimento de 0,1% para a receita nominal entre agosto e
setembro de 2008. Na comparação com o oitavo mês do exercÃcio antecedente,
esses percentuais foram positivos em 18,3% e 24,5% para vendas e receita,
respectivamente.
Atentando-se
para a média móvel de 03 meses percebe-se que o crescimento desacelerou nos últimos
3 meses. Para as receitas ainda há tendência de crescimento conjuntural (gráficos
abaixo). Também, na média de 12 (doze) meses e para o acumulado em doze meses,
a variável volume e receita de vendas apresenta crescimento expressivo em 2008
mas com esfriamento na tendência no decorrer
do tempo.
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
set*
|
No
|
set*
|
No
|
|
Comércio
|
9,36
|
10,4
|
6,7
|
10,4
|
CombustÃveis
|
13,47
|
10
|
16,2
|
22,5
|
Hipermercados
|
1,42
|
5,5
|
-8,6
|
-4,2
|
–
|
0,89
|
5,3
|
-8,8
|
-4,2
|
Tecidos,
|
9,48
|
10,1
|
7,1
|
4,2
|
Móveis
|
21,25
|
18,3
|
24,1
|
26,4
|
Artigos
|
15,94
|
12,9
|
3,7
|
17,1
|
Livros,
|
12,89
|
10,8
|
3,2
|
-6,6
|
Equipamentos
|
50,64
|
33,7
|
32,9
|
24,7
|
Outros
|
17,03
|
20,3
|
22,3
|
23,5
|
Comércio
|
15,95
|
13,8
|
18,3
|
20,2
|
VeÃculos,
|
28,83
|
20,7
|
32,4
|
33,9
|
Material
|
14,15
|
11,5
|
17,8
|
11,2
|
*
|
||||
Fonte:
|
Estado
|
||||
Segmentos
|
Variação
|
|||
Brasil
|
Goiás
|
|||
set**
|
No
|
set*
|
No
|
|
Comércio
|
15,7
|
16,3
|
14,1
|
15,6
|
CombustÃveis
|
17,6
|
9,8
|
36,4
|
21,8
|
Hipermercados
|
12,5
|
17,4
|
2,5
|
7,7
|
–
|
11,8
|
17,0
|
2,2
|
7,6
|
Tecidos,
|
16,0
|
15,6
|
17,4
|
13,9
|
Móveis
|
17,1
|
13,7
|
21,6
|
24,0
|
Artigos
|
19,9
|
15,4
|
5,2
|
18,0
|
Livros,
|
14,5
|
12,7
|
6,4
|
-5,2
|
Equipamentos
|
34,3
|
15,8
|
14,9
|
8,0
|
Outros
|
24,4
|
25,9
|
27,7
|
26,8
|
Comércio
|
21,9
|
19,0
|
24,5
|
24,8
|
VeÃculos,
|
31,7
|
23,8
|
34,7
|
36,6
|
Material
|
28,8
|
20,5
|
34,7
|
21,4
|
*
|
||||
Fonte:
|
Equipe
de Conjuntura da Seplan:
Dinamar
Ferreira Marques
Marcos
Fernando Arriel