Cresce o número de empresas comerciais em Goiás em 2009, 15,5%



A Pesquisa Anual do Comércio (PAC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao de 2009, representa uma importante fonte de dados sobre o comportamento do comércio brasileiro, bem como seus recortes regionais. As informações disponibilizadas permitem a compreensão do segmento formal do comércio pelo lado da oferta. Uma vez que a atividade de comércio tem importância significativa na formação do Produto Interno Bruto (PIB), no tocante à geração de valor, emprego e renda.
 
A partir de 2008 a PAC incorporou a nova Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), versão 2.0, o que significou a incorporação de algumas atividades novas e maior detalhamento de outras já investigadas.
 
Com raras exceções, quando comparado com a média do Brasil e Centro Oeste, Goiás possui taxas de crescimento maiores nos quesitos: Números de unidades locais e pessoal ocupado na atividade de comércio. Isso está na direção de outros indicadores como número de empregos formais, segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a atividade de comércio é a terceira com maior número de postos de trabalho em Goiás, com 18,6% dos postos de trabalho.
  Dados da Pesquisa Anual de Comércio (PAC), para o ano de 2009, revelaram que 61.315 estabelecimentos comerciais exerceram a atividade de revenda de mercadorias no Estado de Goiás, em 2009. Estes estabelecimentos comerciais geraram 57,081 bilhões de receita bruta, pagaram R$ 2,603 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações e empregaram aproximadamente 301 mil pessoas no Estado.
 
O número de empresas que efetuaram revenda, em 2009, foi 15,5% maior frente a 2008. Nessa comparação, o pessoal ocupado foi 12,2%. Os mesmos indicadores para o Brasil foram 5,0% e 8,0%, respectivamente.
 
Tabela 1 – Variação da atividade de comércio, segundo variáveis selecionadas das – 2008 e 2009.

Localidade
Número de unidades locais com receita de revenda (Un) (%)
Pessoal ocupado em 31/12 em empresas comerciais (Pessoas) (%)
Ano
2008
2009
2008
2009
Brasil
8,5
5,0
8,6
8,0
Região Centro-Oeste
5,8
12,1
11,6
7,7
Goiás
6,9
15,5
15,0
12,2

         Fonte: IBGE
         Elaboração: SEPLAN-GO / SEPIN / Gerência Contas Regionais e Indicadores – 2011.
  
A participação de Goiás quanto ao número de estabelecimento no Centro Oeste foi de 46,6%. A receita bruta de 57,081 bilhões, participou com 36,8% da receita bruta do Centro Oeste. Também, Goiás possuía, no período, 40,4% do pessoal ocupado no comércio e pagou 35,2% dos gastos com salários, retiradas e outras remunerações. Com referência a margem de comercialização[i], Goiás representou 36,7% da margem da região Centro Oeste e 3,1% do Brasil.
 
Na análise por segmentos, destaca-se o desempenho do comércio varejista, que registrou crescimento no número de estabelecimentos, 13,0%, no pessoal ocupado, 11,8%.  Em termos de participação, este segmento, representou 72,0% do pessoal ocupado, 72,4% dos gastos com salários, 76,8% das empresas comerciais.
 
 O varejo goiano apresentou a maior taxa de margem de comercialização8, 53,0%. Isto é, dentre os três segmentos do comércio investigados pela PAC 2009, o varejo apresentou o maior retorno relativo por unidade monetária de produto vendido. As taxas de margem de comercialização do atacado e do comércio de veículos automotores, peças e motocicletas foram, respectivamente, 33,0% e 13,9%.
 
Tabelas 2 – Empresas da atividade de comércio, segundo variáveis selecionadas –2008 e 2009

Localidade
Divisão de comércio/atividade
Número de unidades locais com receita de revenda (Unidades)
Margem de comercialização em empresas comerciais (Mil Reais)
Ano
2008
%
2009
%
2008
%
2009
%
Brasil
Total
1.495.075
1.570.350
287113207
330654839
 
Região Centro- Oeste
Total
117.415
3,6
131.668
3,9
24.094.242
2,9
27.806.137
3,1
Goiás
Total
53.104
45,2
61.315
46,6
8.282.919
34,38
10.207.342
36,7
Comércio de veículos, peças e motocicletas
6.807
12,8
7.320
11,9
1.535.712
18,5
1.421.706
13,9
Comércio por atacado
4.181
7,9
6.889
11,2
2.689.177
32,5
3.371.121
33,0
Comércio varejista
42.116
79,3
47.106
76,8
4.058.030
49,0
5.414.515
53,0

Fonte: IBGE
Elaboração: SEPLAN-GO / SEPIN / Gerência Contas Regionais e Indicadores – 2011.
 
… continuação
Localidade
Divisão de comércio/atividade
Pessoal ocupado em 31/12 em empresas comerciais (Pessoas)
Gastos com salários, retiradas e outras remunerações em empresas comerciais (Mil Reais)
Ano
2008
%
2009
%
2008
%
2009
%
Brasil
Total
8.147.404
8.800.834
69.951.489
83.080.217
 
Região Centro- Oeste
Total
690.499
3,3
743.569
3,4
5.151.397
2,5
6.308.493
2,7
Goiás
Total
267.944
38,8
300.567
40,4
1.770.144
34,4
2.221.324
35,2
Comércio de veículos, peças e motocicletas
35907
13,4
40.138
13,4
375.665
21,2
413.089
18,6
Comércio por atacado
40.637
15,2
44.118
14,7
510.899
28,9
581.242
26,2
Comércio varejista
191.400
71,4
216.311
72,0
1.326.430
74,9
1.608.952
72,4
 Fonte: IBGE

 Elaboração: SEPLAN-GO / SEPIN / Gerência de Estatística Socioeconômica – 2010.
 
                 … continuação

Localidade
Divisão de comércio/atividade
Número de unidades locais com receita de revenda (Unidades)
Ano
 
2008
%
2009
%
Brasil
Total
1.580.764.580
 
1.721.756.372
 
Região Centro-Oeste
Total
139.530.912
3,2
155.237.817
3,3
Goiás
Total
51.241.260
36,7
57.080.621
36,8
Comércio de veículos, peças e motocicletas
9.112.243
17,8
10.038.224
17,6
Comércio por atacado
21.567.844
42,1
23.993.769
42,0
Comércio varejista
20.561.173
40,1
23.048.628
40,4

                 Fonte: IBGE
                 Elaboração: SEPLAN-GO / SEPIN / Gerência Contas Regionais e Indicadores – 2011.
 
 
Equipe de Conjuntura da Seplan:
Dinamar Ferreira Marques
Eduiges Romanatto
Fernanda Cristina Gomide Pereira


Luciano Ferreira da Silva
Marcos Fernando Arriel
Maria de Fátima Mendonça Faleiro Rocha

 

 


[i] A margem de comercialização corresponde à diferença entre a receita líquida de revenda e o custo das mercadorias revendidas. Refere-se ao resultado obtido pelo esforço de venda de mercadorias, deduzidos os custos de aquisição das mercadorias pelas empresas.
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo