Varejo goiano recuou -10,3% em agosto.


 

Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em relação ao mesmo mês do ano anterior, o varejo brasileiro em agosto de 2015 apresentou queda de 6,9% no volume e alta de 1,1% na receita nominal. Na mesma comparação o comércio goiano teve queda nas vendas e na receita nominal de 10,3% e 3,4%, respectivamente.

Na análise do comércio sem ajuste sazonal apenas o estado de Roraima apresentou variação positiva no volume de vendas de 5,7%. As três maiores quedas registradas foram nos estados do Amapá (-17,6%), Alagoas (-14,8%) e Paraíba (-12,9%).

 

Gráfico 1 – Taxa de variação do volume de vendas do comércio varejista por UF (agosto 2015/ agosto 2014)- (%)

 Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio

    Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015.

 

 

Na comparação com ajuste sazonal, entre agosto 2015 e julho 2015, o comércio varejista nacional apresentou queda no volume de vendas e na receita nominal, em 0,9% 0,2%, respectivamente. No mesmo período Goiás apresentou queda no volume de venda de 0,5% e aumento da receita nominal de 0,4%, conforme tabela 1.

Na série com ajuste sazonal (ou seja, sem o efeito de eventos sazonais, como de datas comemorativas, feriados, entre outros que influenciam nos resultados das vendas) que permite a comparação entre meses subsequentes, apenas três estados tiveram taxas positivas no volume de vendas, Acre e Mato Grosso do Sul com 0,4% e Ceará, com 0,2%. No extremo oposto, os Estados da Paraíba, Tocantins, Alagoas e Pará, apresentaram queda de 4,9%, 4,4%, 3,3% e 2,8%, respectivamente, ficando o Estado do Amazonas, estável no período.

 

 

 

 

 

Tabela 1 – Brasil e Goiás: Variação do Volume e da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2015 (Com Ajuste Sazonal Base: Mês anterior = 100) (%)

 

Agosto / 2015

Brasil

Goiás

Volume de Vendas

-0,9

-0,5

Receita de Vendas

-0,2

0,4

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio.

Elaboração: Instituto Mauro Borges/Segplan-GO/Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015.

 

 

Varejo Goiano Restrito

O comércio varejista goiano, em volume, no mês de agosto de 2015 apresentou queda de 10,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior (série sem ajuste), nesta comparação dos os oitos segmentos que compõem o comércio varejista, apenas o de combustíveis e lubrificantes registrou variação positiva de 2,5%. Na contramão, as sete atividades restantes apresentaram resultados negativos, cujos comportamentos são descritos a seguir. (Tabelas 2 e 3).

 

Tabela 2 – Brasil e Estado de Goiás: Variação do volume de vendas no comércio varejista – 2015 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

Jun/15

Jul/15

Ago/15

No Ano

12 Meses

Jun/15

Jul/15

Ago/15

No Ano

12 Meses

Comércio Varejista Geral

-2,7

-3,9

-6,9

-3,0

-1,5

-7,6

-8,8

-10,3

-9,2

-6,2

Combustíveis e lubrificantes

-0,7

-4,3

-7,2

-3,9

-1,9

2,0

-4,0

2,5

-1,0

1,6

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

-2,7

-2,7

-4,8

-2,3

-1,7

-10,9

-8,5

-10,3

-13,8

-11,5

Hipermercados e supermercados

-2,6

-2,7

-5,0

-2,2

-1,6

-11,2

-8,7

-10,5

-14,2

-11,8

Tecidos, vestuário e calçados

-4,6

-8,1

-13,7

-6,6

-4,3

-3,7

-11,7

-14,2

-8,6

-6,2

Móveis e eletrodomésticos

-13,6

-12,8

-18,6

-12,4

-8,2

-16,1

-17,2

-21,7

-14,3

-8,8

Móveis

-10,2

-14,5

-18,1

-13,8

-10,2

-17,7

-17,2

-24,0

-16,4

-12,8

Eletrodomésticos

-15,1

-11,9

-18,8

-11,7

-7,3

-15,5

-17,3

-20,8

-13,6

-7,4

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos

5,8

1,9

1,1

4,2

5,6

3,9

-0,3

-1,6

1,7

3,7

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

-5,8

-9,0

-15,6

-9,2

-9,3

-4,9

-7,4

-14,1

-14,7

-13,9

Livros, jornais, revistas e papelaria

7,4

-5,2

-7,1

5,9

4,7

-3,5

-5,0

-3,6

17,3

15,6

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

1,3

0,3

-2,9

2,6

4,4

3,7

3,4

-1,5

8,4

10,8

Comércio varejista ampliado geral

-3,6

-7,0

-9,6

-6,9

-5,2

-8,5

-13,6

-15,1

-12,2

-8,7

Veículos, motocicletas, partes e peças

-6,8

-13,3

-15,7

-15,4

-12,9

-13,3

-21,2

-24,0

-19,3

-14,1

Material de construção

1,4

-7,1

-9,1

-5,6

-3,8

4,6

-7,6

-6,1

0,5

0,3

Fonte: IBGE – Pesquisa Mensal de Comércio 

 

Elaboração: Instituto Mauro Borges / Segplan-GO / Gerência de Contas Regionais e Indicadores – 2015

 

                       

 

A forte desaceleração registrada neste mês é verificada pela queda nas vendas de móveis e eletrodomésticos (-21,7%), de tecidos, vestuários e calçados (-14,2%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação         (-14,1%). Similarmente na economia brasileira, os mesmos segmentos apresentaram as maiores quedas. Evidencia-se, portanto, que estes setores são muito sensíveis a queda do poder de compra da população, que é uma decorrência do acelerado processo inflacionário, do encarecimento do crédito, e consequentemente, da queda da confiança dos consumidores na economia.

 

Varejo goiano ampliado

 

O varejo goiano ampliado, que contempla além do varejo restrito o segmento de atacado na construção civil e de veículos, motocicletas, partes e peças apresentou queda em agosto de 15,1%, decorrente, em grande parte, do recuo nas vendas de Veículos, motocicletas, partes e peças de 24,0%, o que contribuiu para que houvesse queda da receita nominal em 9,0%.

O segmento de Material de construção também tem sido afetado pela conjuntura macroeconômica desfavorável. Observa-se pela tabela 2 que o mesmo havia apresentado variação positiva de 4,6% em jun/15, todavia nos meses de jul/15 e ago/15, foram registradas quedas consecutivas de, 7,6% e 6,1% respectivamente. Na economia nacional este segmento registra queda acumulada no ano de 5,6% e ao que tudo indica Goiás caminha para a mesma direção, pois paulatinamente o acumulado no ano deste segmento tem diminuído, registrando em ago/15 taxa de 0,5%, valor 1,1 ponto percentual (p.p.) inferior ao verificado na mesma comparação no mês anterior.

 

Tabela 3 – Brasil e Estado de Goiás: Variação da Receita Nominal de Vendas no Comércio Varejista – 2015 (Base: Igual mês do ano anterior = 100)

Atividades

Variação (%)

Brasil

Goiás

Variação Mensal

Acumulado

Variação Mensal

Acumulado

Jun/15

Jul/15

Ago/15

No Ano

12 Meses

Jun/15

Jul/15

Ago/15

No Ano

12 Meses

Comércio Varejista Geral

4,5

3,8

1,1

3,7

4,9

-1,6

-2,5

-3,4

-3,1

-0,6

Combustíveis e lubrificantes

9,9

6,7

3,9

5,4

6,0

7,0

3,2

11,5

6,3

8,1

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo

6,2

7,0

4,9

6,1

6,3

-0,7

2,3

0,5

-4,0

-2,7

Hipermercados e supermercados

6,1

6,7

4,5

6,0

6,3

-1,3

1,7

0,1

-4,5

-3,1

Tecidos, vestuário e calçados

-1,1

-4,9

-10,2

-3,4

Governo na palma da mão

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